Na TV, no rádio, na internet e até dentro da família. As famosas Fake News se espalham rapidamente podendo trazer sérios problemas. Mas como evitar que isso aconteça?
Certamente, não é novidade para ninguém que as fake news estão em todos os lugares. Seja nos aplicativos de mensagens ou nas redes sociais, fato é que recebemos a todo momento tanto notícias reais quanto falsas. No entanto, o maior problema está em diferenciá-las.
Claro que, pessoalmente – como consumidora das notícias através dos meios digitais, me sinto em constante estado de alerta. Ou seja, sempre busco em outros portais e meios de comunicação, referências na área da notícia para ter certeza de que o que está sendo compartilhado é mesmo real.
Contudo, como profissional – jornalista, sinto que preciso compartilhar com vocês algumas dicas de como diferenciar as notícias falsas das verdadeiras.
E antes de seguir com as dicas, aqui vai uma ressalva: nesse momento vivemos um tempo de polarização, todo mundo está em 8 ou 80. Portanto, essas dicas nada têm a ver com ideologias, apenas são dicas para evitar a disseminação de notícias falsas que prejudicam o nosso dia a dia. Veja a seguir.
Evite as Fake News
Os melhores estão no topo
Ao pesquisar pela informação no Google opte por ler as que aparecem no topo (sem ser os anúncios). O site do Google costuma rankear melhor os sites confiáveis e de organizações oficiais.
Além disso, as novas atualizações do Google permitem que você veja uma prévia com orientações sobre determinado assunto. Logo, antes de escolher um link para clicar, use essa prévia como auxílio.
O segredo está nos dados
Se alguma vez durante a pandemia você digitou “coronavírus”, no Google, com certeza teve acesso ao gráfico fornecido pela própria ferramenta, certo? Ele mostra a quantidade de infectados em tempo real. Sendo assim, o gráfico também vinha acompanhado de outras informações importantes e relevantes para o tema.
Ou seja, este pode ser um ótimo exercício para continuar buscando em outras fontes oficiais: mais informações de dados sobre outros temas. A página do ministério da saúde e portais de notícias, são ótimos exemplos.
Notícias falsas já desmentidas
Como a onda de disseminação de fake news tomou conta do mundo, o próprio Google e também outras ferramentas se adiantaram para buscar desmentir essas notícias falsas.
O Google oferece um “selo de verificação” para as notícias e matérias que já foram desmentidas. Você consegue observar este “selo” logo na pesquisa sobre o tema.
Já a Agência Lupa, é um aplicativo criado para identificar notícias falsas. Então, ao sentir que um conteúdo é mentira pesquise na Agência Lupa e veja se tem algo sobre o conteúdo.
Bem, essas foram as dicas mais práticas. Por fim e não menos importante, devo lembrá-los de: nunca compartilharem uma notícia ou informação sem antes verificar a autenticidade do mesmo.
Se você quiser saber mais sobre as Fake News clique aqui e veja um conteúdo preparado exclusivamente pelos estudantes de jornalismo do nosso campus.
Até já! 🙂