É possível exercitar a criatividade em diversos ambientes profissionais. Saiba como ser um profissional mais criativo na sua área de atuação!
A criatividade e a inovação são características muito valorizadas pelo mercado de trabalho. Dar soluções com criatividade a um problema cotidiano ou mesmo permanente é um diferencial. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, na pesquisa global Future Of Jobs, até 2022 esta será uma das habilidades mais valorizadas pelas grandes empresas em todo o mundo. Mas como ser um profissional mais criativo?
Criatividade significa inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, seja no campo científico, esportivo ou em qualquer outra área.
Ou seja, não se trata de uma habilidade artística, mas da capacidade de pensar em novas ideias, desenvolver novos produtos e projetos. Inovar é a palavra de ordem. Isso independe da área de atuação. Além disso, o importante também é pensar fora da caixa e achar soluções simples e inovadoras.
A seguir, listamos algumas atitudes que vão ajudar você a desenvolver seu lado criativo de maneira saudável e enriquecedora. Vamos ver?
Como ser um profissional mais criativo?
Aumente seu repertório
Conheça as principais tendências da sua área de atuação! A criatividade se alimenta de conhecimento e referências. Logo, ao ler sobre outros assuntos, você pode ver formas de mudar um jeito de se fazer algo inspirado em campos totalmente diferentes. Deste modo, assista filmes diferentes do que você está acostumado, converse com pessoas novas e ouça novas músicas. Tudo isso irá expandir a sua visão de mundo e vai criar o ambiente cognitivo perfeito para pensar de forma inovadora.
Busque novas experiências
Novas experiências são importantes para refrescar suas ideias. Então, busque conhecer lugares diferentes ou fazer um novo caminho ao trabalho, por exemplo. Outra ideia bacana é cursar algo diferente dos seus interesses comuns, como um idioma. Ou seja, o importante mesmo é sair da sua zona de conforto.
Não tenha medo de errar
Além de não ser saudável para a nossa saúde mental, o medo de errar trava a capacidade de inovar. Por isso, arrisque-se! A tentativa e erro são essenciais para atingir resultados inovadores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicologia, nós cometemos 5 erros para cada acerto com as decisões que tomamos ao longo da vida. Portanto, aprender com seus erros é a melhor maneira de se tornar mais assertivo no futuro. Lembre-se que projetos de sucesso muitas vezes foram alicerçados em equívocos.
Pratique paciência
De fato, nenhuma ideia brota do nada. É um exercício contínuo. Por isso, é preciso ter paciência consigo mesmo e não se forçar a ter ideias incríveis sempre. Além disso, nossas melhores ideias vêm quando menos esperamos. Seja durante o banho ou enquanto dirigimos, justamente porque não estamos nos forçando a pensar em uma coisa só. Entende?
Compreenda o problema como um todo
Para criar uma solução incrível é preciso entender exatamente qual é o problema. Então, olhe para a situação de forma ampla e certifique-se do seu contexto. De qualquer forma, procure juntar o maior número de informações possíveis como quem participa do processo. Ou seja, como tal problema surgiu, se alguma solução foi tentada e outros. Logo, quanto mais informações, maiores as chances de uma solução criativa.
Dicas extras!
Conviva com pessoas de diferentes estilos e personalidades
Diversidade é a bola da vez! Pessoas diferentes possuem perspectivas diferentes e quanto mais você ouvir e respeitar todas, maior as chances no seu índice de inovação. Dessa forma, empresas com grandes índices de diversidade e inclusão são mais inovadores e contam com colaboradores 6 vezes mais criativos do que os concorrentes. Isso quer dizer que equipes formadas por pessoas de diferentes etnias, gêneros, sexualidade, religião, histórias de vida e formas de pensar, é altamente benéfico para a criação de uma cultura de inovação. Uau! E a consequência disso é o sucesso dos profissionais envolvido e também da empresa.
Capacite-se para ser um inovador
Um inovador está sempre em busca de coisas novas. Portanto, qualifique-se! Essa é uma boa maneira de começar a identificar as mudanças necessárias e realizar melhorias em você e no seu desempenho.
Você também vai gostar de saber disso:
Bloqueio criativo? Veja 6 dicas para estimular a sua criatividade
Por fim, o UNASP quer ajudar você, através dos cursos de graduação e pós-graduação, a desenvolver sua criatividade ao alcance do seu talento. Então, visite nosso site e encontre a melhor solução que te ajudará a ser mais criativo e inovador!
Até breve! 🙂