Novembro é um mês reservado para o diálogo, para chamar a atenção da pessoas e mobilizar a sociedade em torno de um problema que na maioria das vezes é ignorado: a saúde do homem.
Está na hora de deixar o preconceito de lado! Quanto vale a sua saúde? Você sabe o preço? Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, pessoas na faixa etária dos 59 anos gastam em média R$1291 ao ano com convênios médicos. Outras pesquisas apontam que este número pode ser um pouco maior, caso o paciente não tenha plano médico e precise pagar por cada consulta.
Mas, volto a fazer a pergunta: quanto vale a sua saúde?
Será mesmo que o preço do convênio médico, ou das consultas particulares determinam o valor da sua saúde?
A resposta é bem simples: não. Embora os convênios médicos usem a sua idade como um fator determinante para a alta dos preços, nenhuma quantia em dinheiro mostra o real valor da sua saúde.
Mas, ainda preciso voltar a fazer a pergunta: quanto vale a sua saúde?
Continue a leitura a seguir!
Deixando o preconceito de lado
O real valor da sua saúde
A verdade é que o valor da saúde é intangível, ter uma vida saudável é sinônimo de boas memórias e dias felizes. E por isso é imprescindível estar em dia com a sua saúde!
Usamos o mês de novembro inteiro para falar sobre uma doença que até hoje é a que mais mata homens em nosso país. Cartazes da campanha Novembro Azul foram espalhadas por todos os cantos, mas ainda sim, você decidiu que este ano ainda não era hora.
É possível que tenha pensado em deixar para depois… e pode estar pensando que “tudo bem”. Tá aí. Esse é o quanto custa a sua saúde. Ou o quanto pode custar a sua boa saúde. Não deixe que o medo ou até mesmo o preconceito o inibam de cuidar como deveria da sua saúde.
A doença
Especialistas afirmam que na maioria das vezes, segundo os especialistas, a doença começa a se desenvolver após os 30 ou 40 anos de idade, quando começam a ocorrer modificações nas células, sem nenhum tipo de sintoma.
Quando buscar ajuda?
O rastreamento do câncer de próstata é oferecido gratuitamente pelo SUS e pode ser feito a partir dos 45 anos. Mas caso tenha histórico familiar, procure fazer consultas rotineiramente, assim você sempre estará com os exames em dia, e caso precise, poderá começar o tratamento o quanto antes.
Vale lembrar: buscar uma consulta não significa um diagnóstico ruim. Parece besteira, mas às vezes o medo do diagnóstico o impeça ir até o médico e isso sim, pode custar a sua saúde.
Cuide bem da sua saúde. Ela vale muito, vale mais do que qualquer preconceito! 🙂