Itinerários Formativos, carga horária diferenciada e Projeto de Vida. Saiba quais são os diferenciais do Novo Ensino Médio, o que é obrigatório para o estudante e o que muda a partir de 2022.
Com o objetivo de ajudar os alunos em sua trajetória acadêmica, o Novo Ensino Médio conta com uma maior carga horária e possibilidades de aperfeiçoamento em áreas específicas do conhecimento.
Dessa forma, é possível se aprofundar naquilo que mais lhe interessa e ainda receber orientações a respeito da sua futura profissão. Confira agora o que muda!
O que muda no Novo Ensino Médio em 2022
Formação básica dividida por Áreas do Conhecimento
Os conteúdos serão divididos por Áreas do Conhecimento, como acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, ainda farão parte obrigatória da formação básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sendo assim, a grade do aluno será composta 60% pelas Áreas de Conhecimento. São elas:
— Linguagens e suas tecnologias;
— Matemática e suas tecnologias;
— Ciências da natureza e suas tecnologias;
— Ciências humanas e sociais aplicadas.
Os novos “Itinerários Formativos”
Os Itinerários Formativos são as matérias optativas. Ou seja, as que o aluno poderá escolher para aprofundar seu conhecimento.
O objetivo dessa nova organização é dar autonomia ao estudante, para que ele mesmo possa definir o que quer aprender. Então, é por essa razão que os Itinerários Formativos compõem 40% da grade total.
Além disso, segundo o MEC, cada instituição poderá ofertar seus Itinerários de acordo com a demanda que desejar. Deste modo, podendo abranger qualquer uma das quatro áreas de conhecimento ou ainda a formação técnica e profissional (FTP).
Continue a leitura a seguir.
O que é a formação técnica e profissional (FTP)?
Outra alternativa para os estudantes são os cursos técnicos. Nesse caso, é possível que o estudante conclua sua formação técnica juntamente com a carga horária do Ensino Médio regular. Ou seja, ao final dos três anos, ele pode se formar com dois diplomas.
Conheça os Cursos Técnicos oferecidos pelo Colégio UNASP.
Projeto de Vida e o aluno como protagonista
Preparar o aluno para sua vida profissional é fundamental. Sendo assim, o Projeto de Vida como nova disciplina prioriza orientações com professores e especialistas, rodas de conversas e abertura de dúvidas sobre carreira e mercado de trabalho.
Expectativas para o novo ano
Por fim, com essa nova cara, o Ensino Médio agora toma um novo rumo: o de formar cidadãos capacitados e dispostos a fazer a diferença profissional. No entanto, fique atento às mudanças e procure uma escola que ofereça o que tem mais a ver com você!
Bons estudos desde já! 😄