Não importa se você acabou de sair da faculdade ou se já faz tempo que está no mercado de trabalho. O estudo deve ser seu aliado e dar base para você se desenvolver. Então, ter um diploma de Pós-graduação é sim muito bom para o seu currículo.
Para muitos, estudar é um ato árduo e requer dedicação para que uma capacitação seja bem aproveitada. Porém, os dias atuais tem nos transportado para um mercado cada vez mais competitivo. Isso faz que se tornem essenciais algumas melhorias. Ter um currículo de destaque melhora nossa carreira e faz com que sejamos bem vistos pelos headhunters e recrutadores de plantão. Ou seja, ter um diploma de Pós-graduação muda tudo!
Por isso, a escolha do curso deve ser feita de maneira criteriosa. De nada adianta escolher uma pós-graduação, lato ou stricto sensu, somente para escrever no currículo ou acreditar que você vai arrumar um emprego automaticamente. Sendo assim, é necessária uma análise das habilidades disponíveis e do objetivo pretendido quando se retoma, ou dar continuidade aos estudos para não haver desperdício de tempo e dinheiro.
No entanto, antes de mais nada, é sempre bom pesquisar quais são as opções disponíveis de acordo com o que deseja para sua carreira. Saiba que é muito comum um recrutador querer saber o porquê de você estar cursando um determinado tipo de pós-graduação e quais são os seus objetivos com a realização de tal estudo.
Continue a leitura a seguir.
Garanta seu diploma de Pós-graduação
Como o acesso a graduação se tornou mais fácil, recrutadores costumam observar e tratar a pós-graduação como diferencial do candidato no mercado atual.
Na opinião de psicólogos e gerentes de Recursos Humanos, isso acontece, pois, o curso de especialização, MBA, mestrado ou doutorado passam ser vistos como um período de dedicação do profissional e interesse em ter um maior desenvolvimento da profissão.
Os recrutadores dão mais importância ao candidato que está em busca de novos conhecimentos, aprimoramento, continuidade nos estudos e tem interesse no seu desenvolvimento profissional e intelectual. Afinal quem é comprometido consigo, é também comprometido com o lugar que irá trabalhar.
Dessa forma, é muito importante entender como o conhecimento adquirido no curso deve agregar-se à função que se deseja cumprir.
Hora de se atualizar
A pós-graduação pode ser vista como uma forma de atualização do currículo. Isso é muito vantajoso para que o recrutador veja que você está atualizado quanto às tendências da profissão. Deste modo, ficando longe do que se reconhece como uma “defasagem”.
É sempre bom que os cursos sejam mencionados mesmo que eles ainda não tenham sido totalmente concluídos (mas que, em breve, serão). Esse é um detalhe que pode vir a ser decisivo para a contratação, pois indica que o profissional já de olho em seu conhecimento e logo estará certificado.
Estar focado em aprender mais e expandir seus conhecimentos é legal também para mostrar o que você aprendeu com ela – sendo algo mais objetivo no corpo do texto e podendo ser aprofundado durante a entrevista com o selecionador.
Mas não se esqueça, de qualquer forma, manter seu currículo sempre atualizado. Revise-o e organize-o de forma clara, com destaques em negrito para as experiências mais relevantes às vagas de seu interesse.
E se você está pensando em dar um próximo passo na sua carreira e precisa de ajuda, que tal clicar aqui e ver as diversas opções de curso para você e sua área. Além disso, caso não tenha muito para aulas presenciais, não se preocupe, os cursos a distância também são ótimos!
Até breve!