Na era da inovação, o universo das startups tem crescido pelo Brasil e pelo mundo afora. Mas você sabe o que são? Quando uma startup se torna unicórnio? Descubra agora!
Quantas vezes você já ouviu falar sobre a ascensão das startups em um âmbito nacional e mundial? É possível, no entanto, que você ainda não esteja tão familiarizado/a com o termo. Por isso, antes de qualquer coisa, vamos falar sobre o conceito de startup. Acompanhe…
O que define uma startup?
De acordo com o dicionário financeiro, “startup” é uma empresa inovadora, de rápido crescimento e com um modelo de negócio repetível e escalável. Em outras palavras, um modelo que pode ser replicado.
Há quem pense que startups são apenas empresas existentes no meio virtual, o que não é verdade. Embora a sua maior concentração esteja na internet, por ser mais barato e facilmente propagável criar uma empresa online, também existem espaços para esse tipo de negócio fora desse ambiente.
Agora que você já sabe o significado de “startup”, deve estar curioso/a para entender o que são startups unicórnio. Saiba agora:
Quando uma startup se torna unicórnio?
Startups unicórnio são as empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering).
A expressão, que foi criada por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Venture, significa que a empresa teve um grande destaque no seu meio e pode ser considerada uma potência.
Atualmente, o número de unicórnios no mundo já ultrapassa a marca de mil empresas. Sendo assim, 22 duas dessas no Brasil. Confira 5 delas:
Quinto Andar
O Quinto Andar foi criado em 2012 e virou uma startup unicórnio em 2018. Com um volume de investimento divulgado em US $755,4M, é a maior plataforma de moradia da América Latina, e seus serviços vão desde locação de imóveis até mesmo vendas.
Gympass
A Gympass é a idealizadora de uma plataforma em que funcionários das empresas vinculadas podem ter acesso a diversos serviços voltados para a área fitness. Portanto, hoje é um dos benefícios dados aos colaboradores CLT mais populares do país.
Em razão do seu grande sucesso, a startup que foi criada em 2012, se tornou unicórnio em 2019 e conta com um investimento no valor de US$520M.
Creditas
Com um volume de investimento de US$854M, a Creditas, startup de crédito pessoal com juros reduzidos, tem por objetivo auxiliar o progresso financeiro, sendo assim ela ajuda as pessoas a realizar sonhos de vida. Atualmente a empresa já recebeu 9,8 milhões de solicitações de empréstimos pessoais.
Nubank
A Nubank, startup mais valiosa do país, é uma fintech de banco digital que tem por diferencial não cobrar nenhuma taxa ou anuidade de seus clientes.
Foi criada em 2013, virou unicórnio em 2018 e o volume de investimento divulgado foi no valor de US $2.38 bi. Posteriormente, a empresa se desenvolveu ainda mais e hoje em dia a empresa atende 50 milhões de pessoas.
Ifood
O Ifood é uma empresa brasileira que atua no ramo de entrega de comida pela internet e lidera o setor na América Latina. Essa startup surgiu em 2011, se tornou unicórnio em 2018 e conta com um volume de investimento no valor de US $491,8M.
E aí, gostou? Então confira mais aqui (blog do UNASP)