Blog do UNASP

Projetando seu futuro como engenheiro civil em 2023

Atenção engenheiro civil de plantão, sei que as construções de prédios te fascinam, mas, não se esqueça de construir o principal que é o seu futuro. Pensando nisso, separei algumas dicas e tendências do mercado de trabalho em 2023, para que você saiba o que esperar como engenheiro civil.

Então coloque o capacete e se prepare para entrar nessa loucura que são as obras da vida adulta! 

Mercado de trabalho para o Engenheiro Civil

De acordo com a Prospecta Analytica, tecnologia que mapeia e quantifica informações, o seguimento das construções civis terão um crescimento de 4,5% no ano de 2023. Além disso, há uma estabilidade no preço dos materiais usados nos campos de atuação. 

A pesquisa, também enfatizou que as reformas e construções residenciais vão se desenvolver também neste ano, trazendo otimismo para os colaboradores da profissão. Por ser um vasto campo, as possibilidades são totalmente variadas, portanto, é necessário se ligar às tendências para se destacar independentemente da sua área. 

Smart Cities 

As famosas cidades inteligentes podem parecer utópicas, mas vem ganhando força e recurso nos últimos anos. Esse crossover entre engenharia civil e arquitetura promete continuar também em 2023. Lembrando que, sempre visando soluções viáveis à tecnológicas para as cidades que já caíram na mesmice e ineficiência.

O principal objetivo é utilizar recursos da tecnologia e comunicação para melhorar toda a infraestrutura da cidade, desde transporte público a rede de saúde e repartição das moradias. 

Construções provisórias

Na era na qual a praticidade ganha de qualquer coisa, vale a pena dar uma olhada nas construções em que a agilidade é a sua melhor amiga. Essas construções provisórias são mais sustentáveis, produzem menos poluição, resíduos tóxicos e o principal reduz o tempo da construção. Isso deixa o patrão, construtores e toda a equipe mais satisfeita. 

Digital Twins 

Traduzindo para o português os ‘’gêmeos digitais’’, é uma tecnologia que usa um sistema virtual que permite a construção com objetos reais, se assemelhando muito ao mundo físico com uma ótima simulação. Dessa forma, aumenta a eficiência dos projetos ao trazê-los à vida real. 

Building Information Modeling 

Conhecido como BIM, essa tecnologia facilita a avaliação de projetos mesmo que durante o seu andamento, dando uma visão aos contratantes que, mesmo não estando presencialmente, podem visualizar as etapas da construção de maneira prática. Isso tudo, poupando trabalho e muita dor de cabeça.

Drone

Conhecidos principalmente pelos youtubers em seus vídeos, os drones ganharam uma popularização em várias áreas, inclusive a de engenharia. Dentre várias funcionalidades, esse equipamento traz uma visualização das construções civis, de forma mais panorâmica, avaliando os canteiros de obra, identificando sinais de possíveis desgastes nas obras e permitindo diminuir os riscos da equipe de modo geral.  

Sustentabilidade 

No mundo atual, as ideias sustentáveis deixaram de ser uma alternativa para algo imprescindível. Claro que é uma mudança de uma sociedade como um todo, mas como engenheiros também há um papel depositado nos profissionais. Afinal, eles estão dentro do mundo das obras e projetos que afetam diretamente a natureza. 

Sim, dá um trabalho a mais por conta da delicadeza dos detalhes dessa forma, contudo, ao escolher trilhar esse caminho já acrescenta um diferencial a mais, a você como profissional.

Agora que vimos muito bem como 2023 será para o engenheiro civil, lembre de compartilhar esse post com alguém que você conhece e ama essa área.

Os comentários estão desativados.

Veja também