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A auditoria está presente nas empresas com o propósito de fiscalizar as atividades desenvolvidas, trazendo mais qualidade e transparência. Entenda mais sobre a importância do auditor.
Toda empresa que pretende atuar de forma competitiva e sustentável, precisa dar uma atenção especial aos seus processos internos. Ou seja, é fundamental acompanhar de perto a execução das tarefas. Como também certificar-se de que o planejamento estratégico está sendo seguido corretamente. Então, para que isso aconteça de forma eficaz é que a auditoria entra em ação. Quer compreender melhor sobre a importância do auditor? Vamos conversar melhor sobre o tema logo abaixo.
O que é auditoria?
Primeiramente é imprescindível compreender que a auditoria é um processo sistemático em que todas as atividades desenvolvidas por uma empresa são analisadas cuidadosamente. Dessa forma, podemos dizer que é uma forma de controle de qualidade, fiscalização e transparência.
Sendo assim, o objetivo é verificar se as tarefas estão sendo realizadas conforme os procedimentos estabelecidos, de forma justa e de maneira legal. Por isso, os responsáveis pela auditoria sempre acompanham cada passo da rotina produtiva da empresa. Acompanham também todos os departamentos e funções. Entendendo como cada colaborador trabalha e o que ele precisa para o desempenho das atividades.
Com isso, o papel dos auditores é avaliar os métodos utilizados pelas empresas e se são eficazes para corrigir erros e evitar fraudes. A partir daí todas as “não conformidades” identificadas são reportadas rapidamente aos gestores. Dessa forma, é possível desenvolver planos de ação para minimizar as falhas, mantendo a qualidade.
Auditoria na prática
O trabalho da auditoria é similar ao trabalho dos investigadores. Por isso, é uma atividade vista com um certo receio e até medo por parte de algumas empresas. Isso acontece, porque a maior parte das auditorias são feitas por empresas especializadas na área para evitar fraudes e acordos.
Entretanto, a auditoria é um trabalho mais sutil, bastante eficaz e profissional. Dessa forma, a auditoria não se dá apenas quando os auditores fiscalizam os colaboradores, ela começa muito antes. Às vezes no topo da pirâmide hierárquica.
Por isso, podemos dizer que a primeira etapa do processo é justamente a sua estruturação. É no momento de buscar profissionais ou formar colaboradores para o processo. Como também definir os critérios e também formas de avaliação. É importante que o papel de cada um esteja claro, para que a auditoria ocorra de maneira coerente e assim, os critérios sejam avaliados de maneira imparcial e justa.
Mas, qual é a importância do auditor. Continue lendo esse post e descubra![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
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A importância do auditor
De certo, uma boa auditoria é um processo de alta complexidade. No entanto, os benefícios são claros e impactam positivamente o desempenho geral de qualquer empresa. Portanto, ao contrário do que se imagina, este processo não existe só para apontar defeitos: ele também serve para encontrar os pontos fortes da empresa e potencializá-los.
Logo, ao localizar os pontos de melhoria, a empresa tem a chance de aperfeiçoar seu ambiente de trabalho e melhorar a performance. E, quando as falhas são ajustadas, o clima organizacional tende a ficar mais agradável.
Durante toda a auditoria a disseminação de boas práticas é valorizada. Sendo assim, todos os funcionários são convidados a participar ativamente das análises e processos. Essa é uma excelente oportunidade para fazer com que cada membro da equipe sinta-se importante e veja com transparência cada passo do auditor.
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