De fato, aprender algo novo se torna mais interativo e dinâmico com o uso de aplicativos. Por isso, listamos alguns deles com o objetivo de te ajudar a empreender.
A cada dia, mais e mais, a tecnologia vêm sendo incorporada na vida das pessoas. Tanto é verdade que pesquisas atuais apontam que 97% dos usuários brasileiros acessam a internet através de um smartphone. Sendo assim, para muitos o aparelho pode ser um ótimo parceiro de negócios, com os aplicativos funcionais para quem quer empreender, por exemplo.
Ou seja, através de um smartphone você pode criar sua rotina, manter organização, planejamento e agenda num clique. Além disso, sabemos que a presença da tecnologia e das redes sociais dentro dos empreendimentos, hoje em dia, é parte fundamental do seu sucesso.
Por isso, vamos aqui dar algumas dicas dos aplicativos mais usados pelo mercado. Dessa forma, eles podem te ajudar e tornar sua rotina ainda mais produtiva e te auxiliar em temas e decisões que você vai enfrentar ao empreender.
Aplicativos para quem quer empreender
1 – Notion
O aplicativo para organizar tarefas com download grátis iPhone (iOS) e Android é a nova febre entre os empreendedores. Pode ser usado tanto na organização pessoal, para criar anotações e listas de coisas para fazer, como também para empresas. Ele permite criar documentos colaborativos em equipe, adicionar comentários e mencionar usuários, entre outras funções.
O aplicativo de tarefas é gratuito para uso individual, o que pode servir se você é um profissional liberal ou se utiliza de uma MEI. Porém, para trabalhos em equipe oferece um período de teste antes de cobrar por um plano de assinatura.
2 – TED
TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Esses foram os assuntos centrais da primeira conferência que aconteceu nos Estados Unidos em 1984. Deste modo, carrega o nome até hoje e é uma organização sem fins lucrativos. Além disso, possui objetivo de compartilhar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. As talks são um modelo de palestras mais curtas e eficazes para chamar a atenção para um único tópico.
Logo, a grande sacada do TED é sua capacidade de reunir experiências, ideias e inspirar pessoas.
As conferências podem ser organizadas a nível regional para reunir profissionais, empresários, entusiastas e idealizadores. Em apenas 18 minutos, o palestrante compartilha suas ideias e expõe algo completamente novo para engajar seu público. É um ambiente difundido pela web por meio do YouTube que pode ser uma excelente ferramenta ao empreender para trocas de ideias e contatos.
3 – GuiaBolso
Se você precisa acompanhar melhor suas finanças ou de sua empresa, o GuiaBolso é um aplicativo para o empreendedor se conectar.
Nele você pode acompanhar suas contas em um único lugar. Por exemplo, já que organiza dinheiro que entra e sai da conta pessoal ou do caixa da empresa, te indica as melhores opções para empréstimos. E de acordo com o seu perfil, controla gastos e verifica se existem pendências em seu CPF. Além disso, oferece segurança em nível bancário, sendo os dados criptografados.
4 – Warren
O Warren é um gestor e administrador de recursos, com as devidas regulações do mercado financeiro. Sendo assim, ele é ideal se você busca começar a investir. Ou seja, você pode criar e compartilhar objetivos, estabelecer metas de investimento e acompanhar seus rendimentos.
O aplicativo cria um perfil de investimentos para você a partir de uma inteligência artificial, com algoritmos e metodologias de cálculo. Logo, ajuda a estabelecer metas e aplicar seu dinheiro dentro do seu orçamento.
5 – Evernote
Um aplicativo prático onde é possível escrever e armazenar notas, textos, áudios e fotos. Além do mais, possui diferentes pacotes, do gratuito até o Business. Bem funcional para o dia a dia.
6 – Google Meu Negócio
O Google, com todo o seu expertise, não poderia ficar de fora do mercado de aplicativos que contribuem ao empreendedorismo. Por isso oferece o Google Meu Negócio com recursos gratuitos e simples para empresas gerenciarem sua presença e relações em total conexão com os serviços do Google.
Deste modo, promete destacar o perfil da sua empresa ao transformar as pesquisas relativas a sua marca em leads e potenciais clientes.
7 – Hi App
Você já pensou em quão prático pode ser ter um cartão de visita 100% digital. Logo, através do Hi app você pode criar, editar e compartilhar seu cartão, criar pastas e separar por eventos. Não bastasse isso você ainda pode gerar QRCode, digitalizar cartões físicos de contatos. Bem como, adicionar notas sobre contatos, enviar seu cartão por whatsapp, email e outros. Ou seja, um aplicativo essencial para prospecção e ação que todo empreendedor deve ter em seu smartphone.
8 – Primer
Um didático aplicativo para quem quer empreender que ensina de maneira fácil e gratuita novas habilidades de negócios e marketing digital. Ah! O material também fica disponível offline, com conteúdos de 5 minutos de duração para aprender nos tempos disponíveis. O Primer pertence ao escopo de Learns do Google.
9 – Qipu
Lançado em parceria pelo Sebrae e Buscapé, o aplicativo é ideal para a contabilidade e fluxo de caixa. Ou seja, é uma ferramenta útil no controle completo das obrigações das microempresas, tais como de despesas e vendas, entradas e saídas, clientes e fornecedores. Além disso, relatórios gráficos para visualizar o fluxo de caixa por conta bancária. Bem como, emite alerta sobre contribuições fiscais, arrecadação do microempreendedor e benefícios que tem direito.
10 – Trello
O Trello também é um ótimo aplicativo para empreendedores que utiliza o método “kaban” conhecido por usar cartões para fluxos de produção. Também pode ser dividido por áreas de um projeto e acompanhar o progresso. Sendo assim, através dele você pode se livrar dos post-its, planilhas e softwares. Uma metodologia bem prática pra quem gosta deste tipo de fluxo produtivo.
11 – Workplace
Uma plataforma do Facebook para empresas onde é possível criar grupos para suas empresas e projetos, trabalhar em qualquer lugar, enviar mensagens e fazer ligações. Deste modo, o ambiente promove o trabalho como um “escritório virtual”. Em tempos de redes sociais pode ser um grande aliado, pois conta com milhares de usuários pelo mundo e oferece recursos para empresas serem mais conectadas e produtivas.
12 – Buffer
Prático, o Buffer é o aplicativo que integra todas as redes sociais em uma só. Dessa forma, torna a divulgação online mais prática, pois através do aplicativo você pode agendar posts das suas redes, sem perder sua programação. Além disso, você pode ter uma visão das suas redes sem distrações, analisar seu cronograma e desempenho. Ao que parece, uma ferramenta bastante eficiente! Versões atualizadas estão sempre disponíveis.
Até breve! 🙂