Seja na escola ou faculdade, ser um aluno de destaque pode abrir muitas portas no meio acadêmico e também no mercado de trabalho.
Você já deve ter percebido que, de um tempo para cá, muito se fala em competências e habilidades desejadas para o mercado de trabalho. Porém, vale ressaltar que ninguém nasce com elas. Ou seja, é uma questão de desenvolvê-las. Ser um aluno de destaque implica diretamente em ações e comportamentos que estimulam a criação e desenvolvimento de tais capacidades.
Além disso, seja na escola ou faculdade, ser um aluno de destaque pode abrir muitas portas no meio acadêmico e também no mercado de trabalho. Ser protagonista é estar por dentro das aulas, das dinâmicas, tirar notas excelentes, ser um aluno exemplar, pró ativo e engajado. Ganhando, assim, respeito e confiança dos colegas e professores.
Outro ponto importante a destacar é como a tecnologia virou uma aliada de um aluno de destaque que busca cada vez mais autonomia e oportunidades, por exemplo. Dessa forma, é possível afirmar que a personalização do ensino e as novas práticas envolvendo a tecnologia podem te auxiliar no processo rumo ao protagonismo.
O que é ser um aluno de destaque?
Ser um aluno de destaque não se refere a ter mais dinheiro, influência ou conquistas. Mas sim, estar alinhado a um processo participativo e protagonista de aprendizagem. Sendo assim, um dos objetivos é alcançar um desenvolvimento amplo de conhecimento, competências e habilidades.
Logo, o aluno de destaque entende que o seu sucesso, tanto no meio acadêmico quanto no profissional, depende apenas dele mesmo. Isso significa que todos os seus passos levarão até onde ele quer chegar.
Disciplina, planejamento, proatividade, organização, responsabilidade, participação e envolvimento são algumas das características do perfil de um protagonista. Então, para que o estudante desenvolva e aplique esse perfil em sua trajetória é importante que ele foque em seus objetivos, esteja motivado pelos seus propósitos e se inspire em grandes estudantes e profissionais.
Como ser um protagonista?
A seguir, listamos algumas atitudes que podem te levar ao sucesso acadêmico! Vamos ver?
Tenha um planejamento
Planejar. Nada funciona direito se não houver planejamento. Ou seja, o aluno protagonista deve, primeiramente, planejar. Deste modo, ele deve focar seus esforços nos estudos e no desenvolvimento de competências e habilidades. Porém, sabemos que pode ser um pouco difícil no início, mas é fundamental ter um bom planejamento pessoal.
Ou seja, entenda seus horários, rotina, tarefas, afazeres e como você pode aprender coisas novas, dedicar-se à pesquisa, realização de ótimos trabalhos, apresentações e mais. Saiba que o comprometimento e a disciplina são essenciais nesse processo. Afinal de contas, para dar certo só depende de você!
Apoie o professor
Nada melhor para ser destaque na sala de aula que apoiar seu professor. Pode não parecer, mas todo professor leva em consideração a postura dos alunos. Ou seja, ele espera que os alunos se engajem nas aulas, nos temas, trabalhos e assim absorvam e aprendam melhor os conteúdos.
Então, quando você apoia o professor, é mais fácil criar uma relação saudável com ele, receber estímulo, suporte, dicas, parcerias e um mundo de possibilidades. A postura do aluno em relação à vontade de aprender e estar presente favorece sua reputação.
Por isso, esteja sempre com a máxima atenção nas aulas, tire todas suas dúvidas, pergunte o que não entender e estude bastante para as provas. Além do mais, seu interesse também mostra disposição em cooperar para que a aula seja o mais produtiva possível.
Entenda: apoiar o professor, mostrar interesse nas aulas e disciplinas não é o mesmo que bajular. Até porque, bajular é uma atitude não recomendada e mentirosa – feita por alunos um tanto quanto irresponsáveis e interesseiros – e o meio acadêmico e o mercado de trabalho não compactuam com posturas desse tipo.
Quer ser um bom exemplo? Então, estude, faça perguntas diretamente relacionadas aos conteúdos, dedique-se aos trabalhos e provas. Seja um líder!
Busque autonomia
Um aluno de destaque não é só aquele que trabalha em equipe, mas é também aquele que sabe trabalhar sozinho quando precisa e usa sua autonomia para aprender e extrair o melhor resultado. De qualquer maneira, também é possível ter autonomia quando se trabalha de forma colaborativa.
Ou seja, quando um estudante compartilha suas experiências e conhecimentos com os colegas, a aprendizagem se torna mais fluida e simples. Essa postura agrega e muito nos estudos. De fato, é possível estudar sozinho, mas quando o estudo é feito em grupo a aprendizagem é potencializada. Explicar conteúdos e ensinar aos colegas é uma bela maneira de demonstrar conhecimento e ser referência. Isso é autonomia: saber e ensinar.
Além disso, a autonomia também acontece quando o aluno vai em busca de outras formas de aprender e crescer, como visitas técnicas, cursos livres, monitorias, aulas práticas, estágios e mais.
Foque nos estudos
De fato, a educação transforma. Embora os métodos de ensino mudem com o tempo e evoluam também, aprender é sempre uma forma de transformar você e o ambiente que o cerca. Por isso, as aulas são tão importantes. Ou seja, é o seu momento de aprender e se transformar. Nesse sentido, o importante está em não se limitar a aprender.
Para ser protagonista em sua classe, valorize os estudos, os conteúdos, as aulas, os professores, os trabalhos. Dessa forma, a dica aqui é aproveitar todo o momento. Focar nos estudos vai te elevar a um outro patamar. Logo, vai contribuir para que você seja um aluno de destaque, um ótimo profissional e cidadão exemplar.
Até a próxima!