Está estudando arquitetura e quer atuar na área de paisagismo? Descubra mais sobre o setor, suas características e áreas de atuação.
A arquitetura é uma área ampla e repleta de possibilidades de atuação para os profissionais. E cada dia tem sido mais requisitada, principalmente por conta da crescente preocupação da sociedade com questões ambientais e qualidade de vida nos centros urbanos. Portanto, os arquitetos ganham cada vez mais relevância e novas oportunidades de atuação, pois a busca por soluções também aumentou.
Entre as áreas de atuação o segmento de paisagismo também tem ganhado força. De forma colaborativa, com os demais profissionais envolvidos em um projeto de construção, o paisagista pode trabalhar em projetos para espaços públicos, privados, comerciais, sociais e muito mais.
Você tem interesse na área? Então, veja logo abaixo um pouco mais sobre as possibilidades de atuação.
Arquitetura: áreas do paisagismo, paisagem e ambiente
O paisagista tem como objetivo a valorização do ambiente e o equilíbrio ambiental nos projetos. Dessa forma, o profissional trabalha com foco na harmonia entre os elementos urbanos e naturais, utilizando métodos e técnicas para fazer o melhor aproveitamento possível dos espaços livres.
Com o rápido crescimento dos centros urbanos, é nítida a necessidade de profissionais que pensam e planejam as cidades no intuito de melhorar as condições climáticas e preservar os ecossistemas locais.
Espaços públicos e privados
De modo geral, o paisagista que atua nesse ramo planeja e realiza projetos tanto para as áreas privadas quanto para as públicas, visando o bem-estar das pessoas em seus ambientes.
Sendo assim, essa área envolve projetos para empresas, indústrias, fábricas, edifícios, conjuntos habitacionais, residenciais como casas, apartamentos e flats.
No entanto, apesar de serem espaços diversos, como casa e trabalho, o profissional de arquitetura com foco em paisagismo irá valorizar principalmente o bem-estar das pessoas que vivem e convivem em qualquer um desses espaços.
Arquitetura de interiores e paisagismo
Essa é uma das áreas mais procuradas, tanto pelos clientes, quanto pelos próprios profissionais da arquitetura que querem focar no paisagismo.
Essa área aplica os conhecimentos e as técnicas do paisagismo em projetos de arquitetura de interiores, ou seja, no interior das casas e espaços. No entanto, apesar de se tratarem de projetos menores, esse profissional costuma contar com a ajuda de uma equipe multidisciplinar para elaboração e execução do projeto.
Em suma, o objetivo é trabalhar os elementos estéticos do ambiente. Ou seja, utilizar plantas e objetos personalizados para criar uma atmosfera de conforto nos espaços internos, são sempre usados.
Além disso, a área de arquitetura de interiores leva em consideração as necessidades humanas, criando ambientes lúdicos e funcionais. Conforto e interação com o espaço também são levados em conta.
O que achou das áreas?
Se você gostou das áreas de atuação do paisagismo um bom começo é ingressar na graduação em Arquitetura.
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp proporciona o desenvolvimento dessas técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para elaborar grandes projetos arquitetônicos. Saiba mais sobre a graduação.
Leia também
Arquitetura e Urbanismo: quais são as principais áreas de atuação?
Profissões para quem gosta de sustentabilidade.
Arquitetura: Assista “As Casas Mais Extraordinárias do Mundo”, na Netflix