O mercado de trabalho está repleto de oportunidades para os profissionais de Arquitetura. Quer entender melhor como funciona as áreas de atuação e suas opções? Leia o post abaixo e confira.
Nem só de The Sims vive o homem, não é mesmo? Quando se trata de organização de espaço, ambiente e harmonia, o arquiteto e urbanista entra em cena para mostrar que o conforto e a funcionalidade é mais que um jogo. A arquitetura é arte, é desenvolvimento e está intimamente ligada à humanidade e como nos organizamos em sociedade. Portanto, é uma profissão muito importante e necessária. Ainda mais nos dias de hoje, onde vivemos e nos organizamos cada vez mais em centros urbanos.
Então, se você está pensando em fazer Arquitetura, já saiba que essa é uma profissão promissora e cheia de oportunidades!
E, para conhecer um pouco mais sobre as opções de trabalho e especializações, nós listamos aqui algumas das principais áreas de atuação do profissional de arquitetura e urbanismo. Além disso, nas linhas abaixo, você poderá entender como funciona a profissão e curso. Confira só!
Devo fazer Arquitetura e Urbanismo?
A Arquitetura e Urbanismo é uma graduação com um pé em exatas e outro em humanas. Na verdade, pasmem! Esse curso é identificado pela CAPES como Ciências Sociais Aplicadas. Ou seja, também é um curso de humanas.
Dessa forma, quando pensamos em arquitetura estamos falando sobre como nos relacionamos com os elementos em seus ambientes e espaços.
Arquitetura e Urbanismo é um curso voltado para quem gosta de pensar nos detalhes observando o todo. Um bom profissional precisa ser focado, criativo, sensível, cuidadoso, meticuloso e também paciente.
São muitas as áreas de atuação desse profissional que passa desde do planejamento e projeto, e chega até a comunicação.
Como funciona o curso?
A graduação em Arquitetura e Urbanismo tem duração de cinco anos. Ao final dos estudos você conquista o diploma de Bacharel. E apesar de não necessitar de um exame de suficiência após o curso, você precisa fazer seu registro junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
As matérias envolvem disciplinas das Ciências Humanas e Exatas e o começo do curso é bem teórico. Com o passar dos períodos as matérias vão tornando-se mais específicas. Como desenho arquitetônico, por exemplo, projeto, elétrica e hidráulica; paisagismo; sistemas estruturais e por aí vai.
Além disso, você ainda vai aprender a manipular os softwares voltados para a área, como: o SketchUp, para apresentações mais realistas; AutoCAD, para projetos técnicos em 2D e modelagem em 3D, entre outros programas.
Arquiteto, urbanista ou paisagista, e agora, com o que vou trabalhar?
Apesar das três áreas estarem ligadas, existem variáveis que diferem cada uma delas. Mas, não se preocupe, porque tem lugar para todos no mercado. Portanto, cada profissional soma ao trabalho e ao final temos um maravilhoso projeto.
Como urbanista você vai trabalhar com políticas urbanas, na orientação do crescimento de cidades e em projetos de saneamento, por exemplo.
Por outro lado, se escolher o caminho do paisagismo, você vai trabalhar com a implantação e cuidado de áreas verde. Cuidando da parte estética dos ambientes, sejam internos ou externos.
Já como Arquiteto, as áreas de atuação variam. Veja abaixo.
Áreas de atuação
1. Arquitetura de interiores: nesse ramo você vai trabalhar projetando, planejando e acompanhando as reformas de ambientes internos.
2. Arquitetura industrial: área de atuação que desenvolve projetos residenciais e comerciais.
3. Luminotécnica: projetos de iluminação para grandes e pequenos espaços, como também iluminação de eventos.
4. Restauração: se escolher essa área você vai trabalhar com a restauração de casas, prédios e edificações antigas e deterioradas.
5. Comunicação visual: atuando na criação da identidade visual de empresas e também de produtos. Além disso, irá lidar com desenho industrial, cinema e cenografia. Você pode trabalhar ainda com espaços urbanos, cuidando da parte visual de cidades.
6. Acompanhamento e administração de obra: acompanhar o andamento da obra para que tudo saia conforme o projeto e ainda garantir a segurança durante o processo de execução.
7. Desenho mobiliário: se você gosta de design, vai fundo! Você pode trabalhar com a criação de objetos e mobília, além de atender a compradores e inovar em tendências para a arquitetura de interiores.
8. Pesquisa científica: como arquiteto você pode trabalhar também pesquisando novos meios de se aplicar a arquitetura à vida dos usuários. Além de descobrir novos caminhos para a profissão.
E aí, gostou? Então, que tal dar uma olhada no curso de Arquitetura e Urbanismo aqui no Unasp? Clique aqui e confira.