Algumas atitudes podem melhorar a sua vida e transformar a vida de alguém, promovendo mudanças. Saiba como!
O isolamento social talvez esteja sendo o maior desafio de nossa sociedade. Trouxe-nos novas configurações de vida como trabalhar em home office, ter filhos na escola online, fazer a maioria de nossas compras por web. Ou seja, encaixados nesse contexto, como melhorar o nossa rotina ou transformar o dia de alguém?
Nós, seres sociáveis e coletivos, estamos sentindo o impacto do isolamento há quase 16 meses como uma espécie de exaustão, devido à privação de liberdade pela restrição do contato.
Contudo, podemos mudar o cotidiano de alguém, e, sobretudo o nosso, com pequenas atitudes e atividades que nos retirem dessa bolha e nos coloquem em situação de boa vivência sem, no entanto, interferir nos protocolos de proteção.
Veja abaixo 10 atitudes que podem melhorar a vida do seu próximo e a sua promovendo mudanças internas assim como, um bom dia na vida de alguém!
Bora transformar o dia de alguém?
1 – Seja grato
É muito natural que quando somos gratos pela família, saúde, pelo que temos, observamos que a vida acontece de forma a “devolver” toda essa gratidão. Entretanto, não é uma questão apenas de dizer obrigado a quem nos serve ou servimos, é olhar com gratidão para a vida e o que a vida nos dá – da beleza de um pôr do sol às mirabolantes invenções humanas. Logo, quem é grato é sempre muito positivo e motiva quem o cerca a serem positivos também.
2 – Gentileza gera gentileza
O famoso dito popular é recheado de verdades. Com a velocidade com que as notícias e informações sobre o mundo nos chegam, ficamos muito distantes de conceber uma imagem de igualdade e empatia entre nós. Dessa forma, ficamos horas na internet e perdemos tempo útil de pensar no outro, na melhoria da sociedade.
Ser gentil comprovadamente provoca impactos coletivos e gera bem-estar social. Além disso, é uma prática bem simples que pode ser feita sem muito esforço, pois um sorriso, um ombro amigo, cordialidade com o vizinho, ser prestativo com um idoso, elogiar alguém é uma ação prática muito fácil e carregada de amor e espiritualidade.
Portanto, ser gentil muda o clima de um ambiente e provoca boas sensações a quem divide espaços conosco.
3 – Seja presente
Viver isolado não tem sido fácil para nenhum de nós, mas existem formas simples de se “minimizar” este isolamento. Quando você foca em suas tarefas e seu cotidiano sua mente, corpo e espírito de forma integral sentem-se mais equilibrados.
Não é uma tarefa fácil já que as circunstâncias prejudicam essa prática focal. Porém, buscar concentrar-se com calma nas tarefas, escutar com cuidado, dar atenção à companhia que nos cerca é um convite para contribuirmos com nossa melhoria e a do nosso próximo.
4 – Doe
Você já pensou quanta coisa tem em seu armário, em sua casa, largada lá num cantinho e que você não usa? Pois é… Então abra espaço: desapegue e doe! Aprenda a limpar seu guarda-roupa, separe calçados, agasalhos, cobertores e encaminhe para quem precisa de tempos em tempos.
Existem várias ONGs e redes espalhadas pelo país e facilmente localizadas pela internet recebendo doações, muitas retiram no local; o que não falta é opção. Mas, se você não estiver com condições de doar, procure fazer algum trabalho voluntário. Ou seja, algumas horinhas da sua semana podem ser de grande valor para o outro.
5 – Consuma de forma consciente
Presenciamos todos os dias as mídias falando sobre danos ambientais e o quão é importante sermos colaborativos. Separar o lixo de maneira correta para a coleta seletiva, respeitando assim o trabalho do coletor; economizar energia; papel; água; plásticos em geral e até mesmo o consumo de carnes, são alguns exemplos. O mundo é nosso e não existe “jogar fora” afinal o “fora” é outro lugar que partilhamos direta ou indiretamente.
6 – Jardinagem é uma boa terapia
Criar conexões com a terra é muito indicado por terapeutas e altamente relaxante. É uma ação muito positiva em tempos de isolamento, por exemplo. Além disso, é fácil cultivar jardins e vasos com pequenos custos, além de ser a possibilidade de convidar alguém de seu convívio para ajudá-lo melhorando os laços e diminuindo significativamente o estresse. Deste modo, dar vasinhos de presente é um bom começo para criar novos laços com alguém.
7 – Respire corretamente
Apesar de ser a respiração uma prática inerente a sobrevivência humana, observamos pouco se estamos fazendo isto de forma correta. Uma boa respiração melhora a ansiedade, os distúrbios do sono e promove a redução da pressão arterial.
Por tantos motivos, a prática de inspirar pelas narinas “como se fosse cheirar uma flor”, encher os pulmões e liberar oxigênio “como se fosse apagar uma vela”; repetindo tal atividade por alguns minutos em momentos do dia tanto quanto achar necessário, pode trazer grandes benefícios ao plano físico e mental. E mais, passar essa prática adiante pode ser uma ótima ação!
8 – Seja inspirador
As redes sociais são nossa mais ampla forma de conexões na modernidade. Por ela conseguimos ter liberdade e ampliamos as possibilidades de nos expressar. Por esse motivo devemos ser responsáveis com o que propagamos. Uma atitude positiva é influenciar a rede de contatos que temos inspirando, motivando e ajudando outros a refletirem. Logo, pessoas inspiradas são também são capazes de inspirar.
9 – Seja otimista
A vida é cheia de oportunidades e o melhor de tudo é celebrá-las. Corte de sua vida o hábito de maldizer, a fofoca, o ato de praguejar, amaldiçoar e reclamar; esse é um tipo de exercício para ser feito diariamente.
Então, ser otimista e confiante ajudará a alcançar os nossos desejos no momento certo.
10 – Quem planta colhe… o que planta!
É notório que as ações que temos geram reações. Por isso, pratique sempre o bem independente das circunstâncias, tenha empatia, cultive sentimentos nobres como o amor, a amizade e a alegria. Um bom caminho traz bons frutos. Ou seja, a gente só colhe o que planta.
Faça o bem e até logo! 🙂