Você está de olho no curso de Ciências Biológicas? Descubra quais são as principais disciplinas, áreas de atuação e competências do curso em Bacharelado e Licenciatura.
Ingressar na faculdade de Ciências Biológicas requer não apenas uma boa avaliação no vestibular, mas também vocação, desejo por seguir a carreira e compreender melhor como o curso funciona. Sendo assim, antes de escolher de maneira definitiva, é extremamente importante ter o máximo de informações possíveis sobre a graduação e a faculdade.
Assim, você pode fazer a sua escolha consciente do que irá enfrentar durante os anos de estudos. Além disso, compreenderá se é essa profissão mesmo que você deseja seguir.
Então, vamos conversar mais sobre Ciências Biológicas?
Você sabia que dá para escolher dois tipos de habilitação no curso de Ciências Biológicas? Uma delas é a Licenciatura, que é a área focada para o ensino da Biologia: ou seja, a área acadêmica. A outra é o Bacharelado, onde você poderá atuar como pesquisador ou biólogo em indústrias e zoológicos, por exemplo.
Bacharelado
O curso de bacharelado em Ciências Biológicas visa formar profissionais com capacidade de análise crítica em relação aos problemas ambientais e socioculturais.
O vasto campo de estudos na graduação permite que, uma vez formado, o profissional siga diversos caminhos, conforme o seu interesse. Portanto você pode ir desde a pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental.
A carreira do biólogo é abrangente e promissora; principalmente por causa da crescente preocupação por temas que envolvem o meio ambiente, vírus e doenças. A atuação do profissional também é fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina.
Dessa forma, o principal foco da bacharelado é:
1. Formar profissionais que analisem criticamente os problemas ambientais, sócio-culturais e educacionais.
2. Formar biólogos para atuar em favor da preservação da biodiversidade e da melhoria das condições de vida das populações humanas.
3. Proporcionar formação para que os estudantes possam atuar na pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas.
4. Entender o processo histórico de produção do conhecimento das Ciências Biológicas referente a conceitos/princípios/teorias, de forma a estabelecer a importância da ciência e da tecnologia enquanto fatores de evolução da sociedade.
Competências e habilidades
O curso de Ciências Biológicas bacharelado, é voltado para os alunos que possuem o desejo de atuar ativamente no mercado de trabalho. Portanto, é para aqueles que querem tirar o nariz dos livros e colocar a mão na massa.
E essas são algumas das competências e habilidades que o curso propõe desenvolver no aluno:
1. Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar.
2. Desenvolver formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação.
3. Elaborar e executar projetos de pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas.
4. Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental.
5. Planejar as suas atividades profissionais, inclusive a pesquisa. Consciente das necessidades da comunidade local, tendo também em vista transformações sócio-político-ambientais.
6. Desenvolver as habilidades necessárias para a academia. Atuando, assim, como professores do ensino básico.
Para obter o programa do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Unasp, clique aqui.
Conteúdos específicos
Logo abaixo algumas disciplinas específicas do Bacharelado em Ciências Biológicas:
1. Anatomia e Fisiologia Humana;
2. Biologia Celular e Molecular;
3. Biologia Marinha;
4. Biossegurança;
5. Interações Metabólicas;
6. Morfologia Vegetal;
7. Paleontologia;
8. Parasitologia.
Áreas de atuação
Depois de formado o bacharel em Ciências Biológicas poderá atuar em áreas como: indústrias de alimentos, indústria farmacêutica; indústria petroquímica; além disso, em zoológicos, reservas naturais e institutos de pesquisa.
Agora, que você já conheceu mais sobre o Bacharelado, chegou a hora de aprender sobre a modalidade de Licenciatura.
Licenciatura
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo preparar o aluno para atuar em escolas de ensino fundamental e médio. Sendo assim, a graduação aqui do Unasp, em parceria com as escolas públicas e Centros Educacionais Unificados, desenvolve projetos para que o aluno vivencie atividades práticas desde o início do curso.
Além disso, também é objetivo formar professores no exercício de uma docência crítica, emancipadora e reflexiva. De modo a garantir um constante aperfeiçoamento profissional para assegurar uma educação de formação cidadã.
Competências e habilidades
Veja abaixo algumas das competências e habilidades que o curso propõe desenvolver no aluno:
1. Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental.
2. Elaborar e executar projetos de pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas.
3. Planejar as suas atividades profissionais, inclusive a pesquisa, consciente das necessidades da comunidade local. Tendo, então, em vista transformações sócio-político-ambientais.
4. Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional. Preparando-se, dessa forma, para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação.
5. Entender o processo histórico de produção do conhecimento das Ciências Biológicas referente a conceitos/princípios/teorias. E dessa forma, buscando estabelecer a importância da ciência e da tecnologia enquanto fatores de evolução da sociedade.
Conteúdos específicos
Logo abaixo algumas disciplinas específicas da Licenciatura em Ciências Biológicas:
1. Ambiente e saúde;
2. Educação ambiental;
3. Educação, cultura e sociedade;
4. Fundamentas filosóficos da educação;
5. Geologia;
6. Metodologia de ensino de ciências e biologia;
7. Química geral.
Áreas de atuação
Com foco no ensino, após formado o licenciado pode atuar em áreas como: aulas para ensino fundamental como também médio, em instituição pública ou privada; além disso, em revisão de material pedagógico e docência universitária
E se você ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.
Leia também:
Ciências Biológicas: descubra as principais áreas de atuação do biólogo.
Arquitetura e Urbanismo: o que se aprende no curso de graduação?
Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que se estuda no curso?