Blog do UNASP

Como estudar faltando um mês para o vestibular

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O vestibular/ENEM estão chegando e só te resta um mês de estudo? Não se preocupa, a gente te ajuda a conseguir.

Passou o tempo e você por algum motivo da vida não conseguiu estudar, certo? Afinal se não fosse por isso não estaria aqui hahaha. Fica tranquilo(a) que o meu papel não é te condenar, mas pelo contrário, te ajudar a passar por essa barra. A verdade é que não importa muito a razão pela qual precisa correr nos estudos, mas sim que existe uma maravilhosa esperança e que isso é possível.

Hoje eu separei algumas das melhores dicas para te ajudar nessa jornada insana que com toda certeza vai dar certo. Pronto? Pega o bloquinho de anotações, que isso aqui vai passar tão rápido quanto o tempo.

 

Planejar, planejar e planejar

Enxuga essas lágrimas e respira! Porque a gente precisa de mente limpa e muita paz de espírito para dar o nosso primeiro passo. Comece listando aquilo que precisa ser estudado, TUDO MESMO! E em seguida olhe bem para sua rotina e identifique estes pontos:

  • Qual o tempo disponível que você possui para estudar?;
  • Em qual situação e ambiente você se concentra melhor?;
  • Quanto tempo no total (de forma muito realista) você possui para estudar até o dia do exame?;
  • Por fim, quais são os seus outros compromissos igualmente importantes?

Com essas informações em mãos comece a montar um calendário com tudo que precisa ser feito nesse tempo determinado. Tem trabalhos para entregar? Outras provas e simulados? E o próprio trampo com suas demandas? Coloque no calendário! Mas este precisa estar sempre visível e acessível. Após isso, junto as outras informações monte a sua rotina de estudos. Está em dúvida de como fazer isso? Acesse esse post aqui que a gente te ajuda.

Dica: Faça as coisas mais difíceis em seu pico de energia.  

 

Lei do máximo esforço

Agora que estamos com nossa rotina, calendário e tarefas listadas, é hora de começar a pôr a mão na massa com a ajuda de algumas preciosas dicas. E primeiramente nós vamos falar da “lei do máximo esforço” que é extremamente simples e possível. Basicamente ela consiste em você dar tudo de si no tempo que tem, independente de qual ele seja.

Se, por exemplo, tudo que você tem são 20 minutos no dia X, nesse tempo é aconselhado que alcance seu ápice de produtividade. Estude com uma super concentração e faça muito! Lembrando que é necessário ligar o timer para estabelecer e fazer dentro do tempo limite. Quando ele estourar, você deve parar imediatamente e seguir para a sua próxima tarefa do dia.

 

Anule completamente as distrações

Como estudar com aquele barulho que incomoda a gente? E o pior, como conseguir obter o real foco se paramos o tempo todo para dar espaço ao devaneio? Se você realmente quer estudar o máximo possível para o vestibular com apenas um mês restando, você DEVE anular toda e qualquer distração. No momento dedicado aos estudos mantenha o celular e qualquer acesso às redes sociais bem longe de você. É recomendável que faça isso colocando ele em outro cômodo, para que o seu cérebro não se distraia nem com as vibrações e notificações.

Se o espaço que você estuda te tirar a concentração, veja como é possível anular. Peça aos seus familiares para fazerem silêncio enquanto estuda, por exemplo. Fique isolado em algum canto silencioso, se necessário também mude de espaço. Estudar em meio a natureza pode te ajudar bastante se esse for um bom método para você. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Use a tecnologia

Exato, mas ao seu favor e não contra você! Sabe aqueles momentos que estamos com brechas de tempo? Tipo as filas de banco, espera de atendimento no hospital, o trânsito interminável, ou até mesmo aqueles 5 minutinhos depois do almoço? Todos esses momentos e muitos outros podem ser usados para estudar. A dica aqui é ter o seu material em mãos sempre como: fotos dos assuntos escritos nos cadernos, áudios seus lendo alguns assuntos, videoaulas, podcasts e até mesmo aplicativos de estudo.    

 

Outra boa dica é estudar de formas mais interativas e diferentes do convencional ler, fazer exercícios e revisar. Use filmes, visitas a museus e locais históricos, observatórios e casas de exposições científicas. Acessar igualmente a plataforma do ENEM Action. As possibilidades são infinitas, basta um pouco de criatividade e foco.

*OBS: No fim do post teremos algumas listas de filme para estudos.

 

Grupo de estudos

Okay, eu sei que isso sempre aparenta dar errado, mas é certeza que feito da maneira correta funciona e pode ser MUITO benéfico para todos. As pessoas envolvidas precisam ter claro em mente o foco nos estudo e em não deixar nada atrapalhar aquele momento. Sendo assim, basta separar a matéria que cada um vai estudar para ensinar ao outro. Com cada um se aprofundando em um assunto, é necessário que prepare uma boa aula de explicação e leve um exercício para ser feito.

O grupo de estudos te beneficia pois:

  1. Otimizam o tempo dedicado aos estudos, já que pode ser dividida a tarefa entre várias pessoas;
  2. Te deixa craque em diversas temáticas, principalmente nas que você ensinar para o outro, pois isso ajuda a fixar na mente;
  3. Facilita na hora de tirar dúvidas, pois terão outras pessoas também estudando alí.

 

Metas e recompensas

Estabelecer as metas e recompensas atreladas a elas é uma das melhores formas de conseguir incentivo para produzir. A dica aqui é ser extremamente realista com as suas metas e colocar recompensas que te agradam. Como por exemplo, se você estudar X matéria até assunto tal, no fim vai poder ver um episódio de sua série favorita. Ou, quando terminar os estudos do dia vai poder sair com seus amigos.

 

Quebre a matéria

Tudo bem, isso pode soar estranho. Mas quebrar, ou seja, separar a matéria em pedaços vai te ajudar a absorver de forma mais rápida todo o conteúdo. Para fazer isso identifique as matérias que você tem ou não facilidade, pois assim vai ser mais fácil decidir a quantidade de folhas/capítulos que você irá separar por blocos. Se a matéria for, por exemplo, uma que você não se identifica muito, separe por pedaços baseado no seu limite de estudo para a mesma.

Vou exemplificar usando o meu caso: não sou muito boa em química e sei que minha mente se cansa rápido nesta, por isso separo por blocos de 10 em 10 folhas de teoria e após estudar esse bloco e parto para outra matéria que eu goste mais, como literatura, e separo para ela um bloco maior, como umas 20 páginas. Dessa forma você vai conseguir estudar mais de uma matéria por dia tendo total foco.

Dica: use marcadores como post-it para delimitar os blocos de estudos de cada matéria.

 

Estudar com resumos e exercícios

Quando você tiver pouco tempo, uma ótima dica é estudar por resumos e exercício aos invés de ler o assunto inteiro. Sei que para as matérias de humanas isso pode parecer um pouco mais complicado, mas vale a pena tentar. Já nas exatas, por exemplo, e até mesmo as de linguagem, ler resumos sobre o assunto e partir para a execução de exercícios pode ser muito mais eficaz nesta situação. Os resumos e exercícios também são uma boa pedida para te introduzir no assunto e depois testar seus conhecimentos.

E mais uma vez eu vou citar o ENEM Action, uma vez que ele disponibiliza simulados por áreas. E através dele você consegue ter a informação de quais áreas serão necessárias estudar mais a teoria e as quais precisam de mais prática.

 

Cuide de si mesmo

Por fim, não tem como falar de qualquer área humana sem relembrar que o corpo está extremamente conectado. Não adianta negligenciar seu sono e alimentação achando que isto não vai interferir no seu desempenho, porque vai. Por isso, troque as noites sem dormir por pausas e boas noites de sono para a recarga de suas energias. E os alimentos fáceis e gordurosos por comidas mais leves e integrais, que vão te dar energia e proporcionar um melhor equilíbrio emocional. Sei que é difícil manter saúde em meio a tanta correria. Por essa razão, te ajudamos a cuidar da saúde na rotina de estudos nesse post aqui.

 

Conhece mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários. Bons estudos e até a próxima!  [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também