[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Aprenda como economizar água com atitudes simples diariamente. Confira as dicas do ECOUNASP, um programa que ajuda a preservar o meio ambiente!
Quanto você gasta no banho? Quanto alimento sobre no seu prato? Você apaga a luz de um ambiente quando necessário? Separa o lixo? Cuida com carinho do seu animal de estimação? O ECOUNASP ajuda a lembrar todos os dias a importância de melhorar o relacionamento com o meio ambiente.
Por isso, o UNASP quer estimular você a mudar de postura, eliminar o desperdício e minimizar o impacto no planeta. Afinal, os recursos naturais à nossa disposição são limitados e deles dependemos para viver. No entanto, o objetivo é conscientizar o maior número de pessoas o possível quanto aos benefícios de se manter uma boa relação com o meio ambiente. Por meio de pequenas ações praticadas no dia a dia, o ECOUNASP dará dicas para economizar água.
Dicas
No banho: O banho sempre deverá ser rápido. Oito minutos são o suficiente, basta saber administrar corretamente o tempo. Fazer intervalos desligando o chuveiro para ensaboar o corpo e a cabeça, podem até reduzir esse tempo. Desse modo, essa simples atitude pode evitar o desperdício de até 90 litros de água.
Ao escovar os dentes:
Mantenha a torneira fechada durante a escovação e utilize um pequeno copo d`água para enxaguar a boca.
Na cozinha:
Portanto, ao lavar a louça, retire o excesso de sujeira dos pratos e panelas, passe a esponja e detergente em toda a louça acumulada e só então abra a torneira para enxaguar. Dessa forma, a média de gastos ao lavar a louça com a torneira aberta em um período de 15 minutos, ultrapassa os 100 litros d´água. Se a louça for lavada da maneira aconselhada, o gasto cai para 20 litros.
Ao lavar a calçada e o carro:
Criar o costume de utilizar apenas a vassoura ou reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para a limpar a calçada. Por essa razão, para lavar o carro, um balde pode ser utilizado na hora de enxaguá-lo.
[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Na descarga:
Assim, verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e evite jogar lixo e restos de comida no vaso sanitário. Em muitos casos de racionamento, um balde pode ser colocado dentro da pia do próprio banheiro e a cada lavada de mãos o recipiente irá enchendo. Por isso, quando estiver totalmente cheio, pode ser usado para substituir a água da descarga.
Dica extra
Aproveitar a chuva:
Este é um investimento um pouco caro mas que vale a pena. Sendo assim, armazenar a água da chuva é muito fácil, basta ter os equipamentos adequados. Por exemplo: comprar uma bombona (cisterna) com capacidade para 200 litros e criar um sistema que conecte-a com a calha. Mas é uma maneira eficiente de captação e armazenamento. E essa água pode ser utilizada para suprir diversas necessidades, como lavar a calçada, lavar o carro e até na hora de dar a descarga. Porém, não se esqueça de manter o seu sistema de armazenamento fora do alcance da luz solar e deixá-lo muito bem fechado, para evitar a evaporação da água e a proliferação do mosquito da dengue.
Você sabia?
De acordo com a apuração feita pelo site Exame.com, no ano de 2013 o governo federal investiu 18,4 bilhões de reais no tratamento de água e esgoto. Ainda, segundo o site, se as perdas de água tratada fossem reduzidas pela metade, o país lucraria mais de 35 bilhões de reais, o que seria o dobro do valor destinado para o setor.
Desse modo, as principais causas dessa perda foram vazamentos e instalações irregulares no sistema, o famoso “gato”, resultando em exatos 36,95% de água tratada perdida. Nas lista de estados mais prejudicados com a perda d`água, Acre, Sergipe e Roraima aparecem entre 55 à 60%, aproximadamente, liderados pelo Amapá, que registrou mais de 76% de perda. Assim, mesmo com os problemas estruturais do Brasil nesse setor, a população deve aderir as iniciativas de economia de água e o ECOUNASP apoia essa causa.
Leia também:
- 5 Documentários sobre sustentabilidade e meio ambiente que você precisa assistir!
- Conheça o EcoUNASP, um projeto voltado para ações a favor do meio ambiente
- Aprenda a fazer arranjos florais criativos reaproveitando materiais reciclados
- 06 documentários para quem ama a natureza, disponíveis na Netflix
[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]