Blog do UNASP

Aprenda a fazer uma carta de apresentação para vaga de emprego

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabia que contar um pouco sobre você e as suas experiências de forma personalizada, através de uma carta de apresentação, multiplica suas chances de conseguir emprego? Aprenda a fazer uma carta digna de um profissional de sucesso.

Uma carta de apresentação bem escrita pode fazer com que o recrutador de talentos ou quem esteja oferecendo a vaga, se interesse pelo seu currículo. Ela é um diferencial competitivo em relação aos demais concorrentes. E caso você saiba fazê-la da forma correta, uma carta de apresentação pode abrir portas.

No entanto, você não deve escrever um livro sobre sua vida ou colocar apenas duas linhas de conteúdo. Uma carta de apresentação dever conter informações valiosas e verdadeiras, de forma personalizada a cada destinatário. Desse modo esse meio se torna uma ferramenta eficaz capaz de aumentar suas chances na hora de conseguir emprego.

O que é a carta de apresentação?

Durante muito tempo o currículo era enviado às empresas ou mesmo entregues em mãos, no intuito de se conseguir um emprego. Porém, o currículo, nada mais é, que a discrição dos nossos dados e formação.

Sendo assim, como descobrir no meio de tantos currículos qual o melhor candidato ou em quem se encaixa melhor na vaga? Foi então, que algo a mais começou a fazer a diferença na hora de escolher um novo colaborador.

Surgiu então a ideia de entregar um extra, um reforço ao currículo. As empresas passaram a se interessar em saber um pouco mais sobre a sua personalidade, quais são as suas atribuições, experiências e visão de negócio, antes de chamar para uma conversa ou entrevista.

Dessa forma, a carta de apresentação passou a ser um diferencial quando o assunto é currículo e contratação.

O que devo escrever?

Essa parte assusta muita gente. Porém não tem muito segredo. O conteúdo deve conter a verdade sobre você e seu interesse na vaga de emprego.

Numa carta de apresentação você deve apresentar-se de forma rápida, demonstrar interesse na vaga em questão, mostrar que tem o perfil adequado e que consegue cumprir os requisitos pedidos para a vaga, e também como pode contribuir com a empresa.

Como nesses trechos, por exemplo:

“Prezado Fulano, me chamo Kaike,  sou formado em Publicidade e Propaganda, e gostaria de me candidatar à vaga de Planejamento da sua agência”

“Tenho quatro anos de experiência no segmento, falo inglês fluentemente para criar e planejar projetos para clientes internacionais.”

“Acredito que minha experiência internacional de dois anos possa ser útil aos planos de expansão da empresa.”

“Posso ajudar em áreas como redação e fotografia se a agência precisar.”

É claro que para cada negócio e candidato é necessário saber o que focar na carta. Afinal, as empresas são diferentes e você precisa mostrar aquilo que pode ser mais interessante para cada perfil de empresa. De certa forma, deixar claro o que você sabe fazer bem é extremamente necessário. No entanto mostre o que você pode fazer pela empresa, não seja generalista.

Além disso, é interessante saber o nome do responsável pela área que você enviará o currículo e a carta de apresentação. Isso demonstra cuidado, pesquisa e estreita relações. Faça algo personalizado. Buscar informações sobre a empresa e vaga, é uma boa forma de demonstrar interesse.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

E se alguém me indicou?

Melhor ainda! Se alguém te indicou uma vaga de emprego é porque essa pessoa acredita e confia no seu trabalho. É uma ótima pauta para começar a sua carta de apresentação.

“Prezado Fulano, me chamo Kaike, sou formado em Publicidade e Propaganda. Conversei com Fulano, e ele me recomendou conversar com você e por isso estou entrando em contato para propor um bate papo sobre a vaga de Planejamento da sua agência”

E mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você foi indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente terá a consideração de, pelo menos, guardar seu currículo.

Quando e como enviar?

Com a facilidade que a internet nos trouxe um dos caminhos mais eficazes hoje, é o envio do currículo e da carta de apresentação por e-mail.

Então a dica é: faça a apresentação logo no corpo da mensagem e anexe somente o currículo em PDF, por exemplo. É mais prático e chama muito mais a atenção de quem vai receber.

Essa é uma maneira informal de fazer uma carta de apresentação que acaba sendo mais eficiente já que ninguém precisa abrir o documento em Word, para começar a ler.

Não existe uma hora certa de enviar. Se você sabe que a empresa está procurando novos colaboradores e está com vagas abertas, oba, esse é um ótimo momento. Mas se ela não estiver procurando, você também pode enviar.

Assim, seu currículo e carta de apresentação não chegarão junto com outros tantos currículos (como no período que a empresa tivesse com vagas abertas).

Entretanto, uma vantagem de enviar fora do período de vagas abertas, é que eles podem ver com mais carinho o seu currículo, guardar por um tempo, e se caso forem abrir vagas, lembrarão que você já é um forte candidato e que talvez nem precisem abrir processos seletivos para novas contratações.

Emprego, aí vou eu!

Esperamos que com essas dicas você possa elaborar uma boa carta de apresentação e consiga um emprego. Busque atualizações diárias e descubra o que as empresas buscam e o que você precisa ter para se encaixar na vaga.

E lembre-se, se não der certo na primeira entrevista, não desista, o mercado é amplo e sempre há novas oportunidades para aprender e tentar. Então, se você tiver alguma experiência que queira compartilhar com a gente ou alguma dúvida, é só escrever aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também

• Trabalho em equipe na empresa: quais habilidades devo ter?

• As profissões do futuro já existem: veja quais são e escolha a sua!

• Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.

• Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também