Quer aprender mais sobre Marketing e se profissionalizar na área? Fazer um tecnólogo é um ótimo começo para a sua carreira! Veja abaixo como funciona o curso, estudos e o mercado de trabalho.
Provavelmente você já deve saber que o Marketing é uma das áreas mais importantes e decisivas para o sucesso de uma empresa ou negócio, certo? Além disso, também é uma das áreas que mais necessitam de profissionais, sendo um ramo promissor como também uma profissão do futuro! Ou seja, a demanda é alta e existem muitas oportunidades para os profissionais que optarem pela área.
Então, se você está começando a sua carreira agora ou até mesmo já tem uma profissão, – mas está pensando em estudar Marketing como uma segunda graduação-, é preciso estar atento às informações do segmento e também entender sobre as modalidades de cursos oferecidos no mercado educacional.
Neste post vamos conversar um pouco sobre a modalidade de um curso tecnólogo. O que é, como funciona e como se aplica o Marketing na prática.
Vamos lá? 🙂
O que é um tecnólogo em Marketing?
A modalidade tecnólogo é um curso de graduação do ensino superior, no entanto a duração costuma ser menor do que a maioria das graduações. O formato possui duração média de dois anos e é ofertado tanto no regime presencial, como também à distância (EAD) e no formato flex; dependendo da instituição.
No curso você irá compreender mais sobre como o profissional formado em Marketing tem um papel estratégico nas organizações e empresas. Afinal, será você que irá identificar tendências do mercado e do consumidor, estudando e criando oportunidades para vendas e campanhas. Além disso, o objetivo principal da sua função, como profissional, é contribuir para que o cliente esteja satisfeito com o produto ou serviço, garantindo retorno positivo a marcas e empresas.
Ah! Vale lembrar que o tecnólogo em Marketing conta com disciplinas voltadas à criatividade, gestão de negócios, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado, por exemplo.
Por durar dois anos, de maneira diferente da formação em grau bacharelado, o formato tecnólogo concentra o estudo no desenvolvimento de aptidões práticas e voltadas a segmentos específicos do Marketing, seja para varejo, turismo ou institucional.
Mas e na prática como funciona?
Quais são os ramos de atuação e o mercado?
O Marketing na prática
O objetivo das marcas é vender, sejam produtos ou serviços, e é por isso que o mercado sempre procura antecipar e satisfazer os desejos de seus consumidores. No entanto, para que isso aconteça é preciso ter um profissional focado em estratégias. Logo, é o profissional de marketing que faz os estudos e elabora ações e planos para alcançar objetivos propostos pelas empresas.
O conhecimento e repertório é imprescindível para que você realize um bom trabalho. Afinal de contas, não é fácil estimular as vendas, criar identificação com o público-alvo e aproveitar as oportunidades do mercado, fortalecendo a imagem de marcas e ajudando a tomar decisões. Os cursos, especializações e atualizações na área costumam ser recorrentes. Então anota aí, no Marketing você sempre terá algo novo a aprender.
Os principais segmentos de atuação
Marketing Digital: área que utiliza a internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente, divulgar promoções e alavancar vendas.
Endomarketing: área que estimula o engajamento dos colaboradores de uma empresa aos objetivos da gestão na melhoria da performance e alinhamento do discurso.
Marketing de Relacionamento: essa área cuida da relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros.
Marketing Estratégico: área que envolve estudo de mercado, concepção do produto e plano de venda. Trabalhando diretamente com criatividade e estratégias.
Mercado de trabalho
Estudos indicam uma tendência de crescimento do setor de Marketing nos próximos anos devido ao avanço da tecnologia, novos hábitos de compra e surgimento de novos negócios e serviços. Portanto, um profissional com diploma de tecnólogo poderá facilmente encontrar oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Sendo um profissional estratégico dos mais diversos segmentos, como:
— Empresas privadas;
— Setores comerciais e de vendas;
— Desenvolvimento e inovação de produtos;
— Agências de publicidade e até mesmo órgãos públicos;
— Além de realizar trabalhos de consultoria para empresas de diversos segmentos.
Curso de Marketing do Unasp
No Unasp, o curso de Marketing capacita você a gerenciar o relacionamento das empresas com o mercado, proporcionando uma visão global da área de negócios. O curso ensina a aplicar métodos, técnicas e conceitos de tecnologia, marketing digital e inovação. O trabalho nesta área começa muito antes da divulgação de um produto ou serviço. A empresa precisa gerar valor para os clientes, construir um relacionamento estreito com eles para, finalmente, conseguir captar e lucrar. E aqui você vai aprender e entender cada um desses processos.
Gostou do que viu até aqui? Saiba mais sobre o curso tecnólogo em Marketing, corpo docente, investimento e mais no vídeo abaixo. É só dar play!
Bons estudos e até a próxima!