Blog do UNASP

Como funciona, e quais são as vantagens de uma faculdade a distância?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está pensando em fazer uma faculdade a distância, mas ainda está em dúvida sobre como funciona o processo do ensino EAD? Nesse post vamos sanar algumas das principais dúvidas.

Fazer uma faculdade a distância é uma ótima opção para quem precisa estudar, mas não tem tempo para seguir o ritmo engessado das faculdades presenciais. Com horários flexíveis, sem limitações geográficas e acesso irrestrito ao conteúdo, o sistema em EAD tornar-se a melhor solução. Entretanto, assim como o presencial, o curso a distância tem provas, exercícios, trabalhos, notas mínimas e repetência. É errado pensar que uma faculdade a distância não exige comprometimento e foco. De maneira geral o EAD possui características bem próprias, mas outras são bem semelhantes ao curso presencial.  Vixi, deu um nó na cabeça? Tudo bem! Nós vamos explicar como funciona esse universo tão amplo e cheio de possibilidades. Vamos mostrar como funciona uma faculdade a distância, como são as aulas, as provas, etc. Bóra?

Para começar. O que é o ensino a distância?

De acordo com a Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância) a Educação a Distância caracteriza-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.” No resumo, fazem parte do EAD os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo e atividades não exijam a presença simultânea do aluno e professor no mesmo local ou hora. O material chega até o aluno através de outros meios, o mais recorrente é através da internet.

Há restrições para quem quer fazer uma faculdade a distância?

Não! A educação a distância é bem aberta e democrática, qualquer pessoa pode fazer. Porém, há alguns pontos que são obrigatórios. Por exemplo, a infraestrutura mínima. Como, acesso à internet, ter um computador ou outro dispositivo que possibilidade o acompanhamento das aulas. Também é necessário que o aluno tenha concluído o ensino médio. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando deste post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Como funciona o processo seletivo?

Assim como nas faculdades presenciais, na faculdade a distância é preciso passar por um processo seletivo para ingressar no curso. O processo seletivo varia de instituição para instituição, mas normalmente são provas de múltipla escolha e uma redação. E em muitas instituições de ensino superior também é possível usar a nota do ENEM para o vestibular. Legal né?

Como as instituições possuem autonomia para estabelecer seu próprio sistema de processo seletivo o ideal é que você tire todas as suas dúvidas e entenda bem como funciona o sistema, antes de fazer a inscrição para o vestibular.

Como é a “sala de aula” em uma faculdade a distância?

Basicamente a aula acontece dentro de um ambiente de aprendizagem, também conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não existem uma “sala de aula”, como normalmente conhecemos, mas um espaço virtual onde você acompanha os conteúdos disponibilizados pelos professores. Você pode acessar esse ambiente a hora que desejar e de onde você estiver, basta ter um computador. No AVA o aluno tem acesso ilimitado às aulas, conteúdos, material didático, fóruns e contato com os professores. O acesso é feito através de um login e senha.

E como é o relacionamento com os professores e colegas?

Essa é uma das grandes dúvidas da maioria das pessoas. Por conta da falta da presença física muitas pessoas ficam em dúvida se vale à pena fazer uma faculdade a distância. Bem, se você for uma pessoa extremamente social e que necessita de pessoas à sua volta, a faculdade a distância não irá te conceder esse relacionamento mais íntimo. Mas, nem por isso o aluno em EAD fica para trás aos demais alunos de graduação presencial. Há fóruns e espaço para trocar dúvidas e ideias no AVA. Você pode conversar com seus colegas e professores normalmente, só que tudo virtualmente. Não há uma restrição de relacionamento, apenas é um tipo diferente de interação. Que também pode ser muito produtiva se você estiver disposto a participar. E não há nada que impeça de você marcar um encontro presencial com os seus colegas, para conhecê-los melhor e estreitar os laços de amizade.

Como é o material didático?

O material didático dos alunos de uma faculdade a distância consiste, basicamente, em um livro-apostila que é usado para a condução do curso. Esse material é geralmente oferecido de forma digital. Além do livro-apostila, há materiais complementares que podem ser videoaulas, palestras, exercícios e lista de leituras extra.

Como funciona a avaliação de uma faculdade a distância?

Todas as atividades que você realizar no AVA (ambiente virtual de aprendizagem) ficam registrados e são usadas para avaliar o seu desempenho. Tudo o que você fizer conta como nota. A quantidade e duração dos acessos, a qualidade das tarefas realizadas, a participação nos fóruns de discussão e os testes concluídos. Além disso, também são avaliadas as provas realizadas presencialmente no polo.

O que são os polos presenciais?

Os polos são como um posto avançado da faculdade, são o ponto de apoio para o encontro presencial dos alunos a distância. No polo acontecem algumas atividades presenciais, que podem ser, entre outras:

  • Aula inaugural;
  • Provas de final de bimestre ou semestre;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Reunião com os tutores;
  • Aulas práticas de laboratório.

Esses encontros presenciais dependem muito do curso e da instituição de ensino. Então quer dizer que na faculdade a distância são exigidos encontros presenciais? Sim. Uma portaria do MEC determina, que mesmo no ensino a distância, ao menos 20% da carga horária do curso seja feita de modo presencial.

E o diploma do curso EAD?

O diploma de EAD tem o mesmo valor de um curso presencial. Essa é uma exigência estabelecida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). E como o diploma obtido em uma faculdade a distância tem o mesmo valor do presencial no documento não há nada que especifique que você fez, ou não, uma faculdade a distância. É o mesmo diploma, tanto na modalidade EAD quanto na presencial.

Quais são as principais vantagens de fazer uma faculdade a distância?

São diversas as vantagens de fazer uma faculdade a distância. Algumas delas são:

  • Flexibilidade de horários;
  • O aluno é responsável pelo o seu ritmo de estudos;
  • O aluno aprende a ter disciplina e auto gestão;
  • A possibilidade de estudar em qualquer lugar;
  • Menor custo que o ensino presencial.

Como você pôde perceber, a educação a distância é uma modalidade de ensino que está em alta. Além disso, ela faz parte do nosso contexto atual, com a forte presença da tecnologia e a necessidade de mais flexibilidade para realizar as atividades diárias. Fazer uma faculdade a distância já é tão comum quanto fazer uma faculdade presencial. O aluno que opta pelo EAD não perderá em nada na qualidade.

E você, o que acha do ensino a distância? Você já fez ou está querendo fazer uma faculdade a distância? Deixe um comentário e compartilhe com o Unasp quais são as suas ideias, dúvidas e experiências sobre o assunto. Vamos gostar da sua participação![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora antes de assinar a newsletter.” subtitle=”Receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 8 dicas para criar uma rotina de estudos fazendo uma faculdade a distância.

• Saiba quais são as melhores técnicas para estudar sozinho em casa.

• Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo?

• 7 maneiras eficazes de revisar os conteúdos das aulas.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também