O Minecraft é perfeito para a diversão e entretenimento, mas também pode ajudar no desenvolvimento das crianças. Se você quer conhecer melhor um pouco do que o jogo oferece para o aprendizado, acompanhe aqui algumas de suas funcionalidades.
Com as novas tecnologias, fica cada vez mais fácil ensinar de um jeito diferente. Por isso, as metodologias de ensino que trabalham o lúdico têm se tornado tão relevantes entre pais e professores. O Minecraft é um grande exemplo de como algo divertido pode influenciar na construção do aprendizado da criança.
Inicialmente, o jogo foi produzido de forma independente, já que não teve investimento de grandes produtoras. No entanto, foi tornando-se querido pelo público e, atualmente, é um dos jogos mais populares do mundo.
O que é o Minecraft?
O Minecraft nada mais é do que um mundo aberto, no qual os jogadores possuem total liberdade para criar cenários, construir suas casas, plantar seus alimentos etc. E tudo isso com blocos. O famoso faça você mesmo!
Nele, o jogador precisa encontrar recursos de sobrevivência, como metal e madeira, para que consiga produzir seu sustento. Além disso, ele precisa criar estratégias para lidar com alguns desafios que lhe são impostos durante toda a história.
É por essa razão que listamos algumas abordagens educativas que o Minecraft pode oferecer. Veja só!
Auxilia na capacidade de planejar e tomar decisões
O mundo de Minecraft permite que o jogador faça escolhas em cada aspecto do jogo. Ou seja, que ele transforme o seu mundo conforme aquilo que ele julga necessário.
Por exemplo, ao destruir algo que você construiu, é possível reutilizar os materiais e torná-los novos objetos. Além disso, pode-se criar estratégias para deixar o ambiente mais seguro dos ataques dos “monstros”.
Esse tipo de raciocínio ajuda a desenvolver na criança a construção lógica de pensamento, na qual ela sempre precisará organizar suas ideias e torná-las úteis e práticas.
Ensina história na prática
Ao montar cenários, você pode optar por reproduzir diversas construções históricas. Monumentos, castelos e grandes casarões são alguns exemplos do ilimitado mundo virtual do jogo.
Assim, uma dica é usar essa ferramenta nas atividades em grupo, ou seja, entregar para cada um deles um período histórico para reproduzir no jogo. Dessa forma, é possível abrir discussões sobre o contexto e a linha do tempo desses períodos.
Continue a leitura a seguir.
Aprendendo mais com o Minecraft
Desenvolve a habilidade de resolver problemas
É através dos obstáculos do jogo que se exercita a capacidade de solucionar problemas. Logo, a maneira como coletar recursos ou como construir o mundo tornam-se desafios não tão fáceis de se resolver.
É por isso que esta é uma ótima ferramenta para treinar nos pequenos a resolução de situações inesperadas, a paciência e também o foco. Eles adoram!
Trabalha a relação social e o cuidado emocional
Dentre as situações mais diversas encontradas no jogo, os estudantes ainda podem se deparar com a sobrevivência em grupo. Desse modo, é possível fortalecer o aprendizado social e emocional através do trabalho em equipe, da organização, da criatividade e da autoconsciência.
Contudo, é preciso saber gerenciar bem as emoções e o comportamento para cumprir os objetivos do jogo, o que reflete perfeitamente nas características dos cidadãos do futuro.
Incentiva a proatividade e a autonomia
Para sobreviver no ambiente virtual de Minecraft, é preciso ter iniciativa na hora de tomar as decisões. Por isso, o jogador precisa ter total autonomia para escolher o que ele acha que será melhor. Faça suas próprias escolhas!
Dessa forma, a criança poderá aprender a dar os primeiros passos sozinha e ainda lidar melhor com suas responsabilidades sem medo.
Brincar juntos faz bem
O jogo é uma excelente ferramenta para a criança aprender ainda mais. No entanto, nada melhor do que fortalecer os laços e trabalhar a curiosidade jogando em família.
Além disso, é fundamental que os pais aprendam como o Minecraft funciona, para que consigam colocar determinados limites e, até mesmo, controlar melhor o tempo que os pequenos passarão jogando.
E você ainda pode conhecer mais formas de ensinar brincando com os pequenos. 😊