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No ambiente virtual é trabalho do professor ensinar seu aluno a pensar, a comunicar-se, a interagir, a buscar o conhecimento, a ter raciocínio coerente, a ser organizado, a ser responsável e a ter a capacidade de articular a teoria aprendida com a prática exercida. Mas na prática, como o professor consegue motivar nas atividades online?
A sistematização das experiências é uma maneira de ampliar os resultados satisfatórios. É importante que os professores acompanhem os alunos no ambiente virtual com perguntas sobre a satisfação deles em relação ao curso. Mas, também, é importante ouvir críticas e sugestões e reporta-las aos gestores. De acordo com Snyders (2005) é necessária a cultura da satisfação, e gestores podem obter as respostas dos alunos em relação ao contentamento ou não. O feedback no ambiente virtual é muito importante!
Cabe aos professores, gestores e alunos reinventarem o pensar e o agir dentro das aulas e fóruns online no ambiente virtual. No sentido estratégico é preciso compreender os conflitos e ações que ocorrem dentro do ambiente virtual, para que as informações fornecidas através dessas experiências possam resultar em mudanças positivas e diferenciais no curso.
Não se consegue verificar, com facilidade, a fluidez do saber, entretanto, é possível conhecer os resultados.
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A autoavaliação docente deve ser presente no processo, assim como o incentivo da avaliação mútua e da metacognição que, nesse contexto, é entendida como o modo de saber como ocorre o próprio conhecimento. Mas, tais esforços avaliativos têm como mote o conscientizar e o analisar o que de fato é aprendido e ensinado. Por isso, repensar sobre o processo de modo individual e coletivo é essencial para que o aprendizado seja mensurado.
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