Blog do UNASP

Copa do Mundo: como abordar o mundial em sala de aula

Hey professor! Sabia que bordar a copa do mundo nas escolas pode ser uma boa forma de unir entretenimento e conhecimento para engajar os alunos? Descubra como.

Estamos a poucos meses do maior campeonato existente, e no mundo afora já podemos perceber rumores sobre o assunto.  No país do futebol não poderia ser diferente: seja nas ruas ou na internet o verde e amarelo, assim como álbuns de figurinha, ratificam direta ou indiretamente a importância do evento como um fenômeno cultural e político da sociedade.

Isso ocorre porque de 1930 para cá muitas foram as contribuições da copa do mundo para a História, de modo que hoje é quase impossível falar sobre a competição sem mencionar a sua influência diante de diversas pautas. 

Mas o que fazer para abordar a copa do mundo de forma interativa em sala de aula? Confira agora quatro filmes que podem te ajudar nessa!

O ano em que meus pais saíram de férias: 

Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele.

Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro. 

Veja mais sobre essa história aqui.

Invictus:

Invictus, nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, François Pienaar, para trazer união ao seu país. O recém-eleito presidente Mandela sabia que sua nação permanecia dividida racial e economicamente logo após o fim do apartheid. Convicto de que poderia unir o povo por intermédio da linguagem universal do esporte, Mandela apoia a desacreditada equipe de rúgbi da África do Sul na Copa Mundial de 1995, que o país sediou e da qual saiu campeão.

Confira um pouco mais sobre essa história aqui.

A bola da Vez

No verão de 1966, a Inglaterra está prestes a ser consumida pela febre da Copa do Mundo. Mas para o garoto Bernie de 12 anos de idade, o maior dia da sua vida está chegando – o seu Bar Mitzvah, o dia em que ele se tornará um homem.

Entretanto, a família de Bernie está completamente distraída pela ameaça de perder o seu negócio e com seu inconstante filho mais velho. Enquanto isso, as confirmações para o Bar Mitzvah de Bernie diminuem diariamente. E o pior de tudo – a final da Copa está programada para acontecer no mesmo dia do Bar Mitzvah e quando a Inglaterra se classifica entre os finalistas, o dia tão esperado por Bernie está para se transformar em um desastre.

Saiba mais aqui.

Paixões Unidas

 Um grupo de pioneiros europeus decide se unir em torno de um projeto: a criação de uma Federação Internacional de Futebol, a FIFA.  Apesar da desconfiança dos ingleses, eles superaram obstáculos e escândalos para fazer da FIFA e da Copa do Mundo, uma realidade. Atravessando todo o século XX, a saga para unir o mundo através do futebol.  

História completa aqui.

Agora é hora de usar toda a sua criatividade para montar a aula inesquecível!

E aí? Gostou das dicas? Aqui no Blog do UNASP você encontra muito mais!

Deixe um comentário

Veja também