A pandemia tem forçado as empresas a adotarem novos hábitos. Além disso, está sendo necessário repensar as atividades durante e pós crise. E aí, como será a dinâmica e o futuro do seu trabalho?
A pandemia provocada pelo Coronavírus pegou todo mundo de surpresa. Empresas, colaboradores, fábricas, indústrias, governo; ninguém esperava por isso. Com ela também surgiu a necessidade de repensar as nossas atividades, até então rotineiras, durante e depois crise. Daí surgiu a dúvida: como será a dinâmica e o futuro do seu trabalho?
Mesmo com todas as ações no mundo dos negócios que visam conter a propagação do novo coronavírus – como home office, freelancer, férias, turnos alternados e outros – você ainda sente-se perdido, não é mesmo? Não se preocupe porque você não está sozinho nessa. Muitos donos de empresas e gestores estão tendo que gerenciar essa crise com novas ideias, planejamento estratégico e cautela.
Além disso, podemos considerar que em meio a um mar de incertezas, há uma percepção que parece unânime: o isolamento social está provocando a criação de novos hábitos e comportamentos no universo corporativo, com revisão das reais necessidades de se manter processos e estruturas.
Como será o futuro do seu trabalho?
No contexto atual, de pandemia e isolamento social, muitas ideias têm surgido. Junto à elas, novas maneiras de lidar com crise e novas formas de determinar prioridades, funções e práticas. Sendo assim, muitas empresas estão percebendo o que, de certo, deve ser feito e que atitudes devem ser tomadas para melhorias e controle.
Pode parecer ousado dizer, no entanto, essas novas percepções de mercado irão nortear o futuro do seu trabalho daqui pra frente, como: transparência, imprevisibilidade e tecnologia.
Transparência
As empresas não terão medo de ser transparentes, tanto para o mercado em si quanto para os colaboradores. Isso pode ser bom, mas por outro lado também pode causar insegurança e medo para alguns. Ou seja, devido a essa transparência as empresas não terão medo de dizer que seu trabalho não é mais necessário ou que cortes terão que ser feitos, por exemplo.
Além disso, será transparência também aplicada à condução do trabalho em si. Estar trabalhando a distância, por conta do coronavírus, têm mostrado as empresas a necessidade do dinamismo na condução de processos. Porque, claro, é mais difícil controlar as ações de funcionários, o que exige um alinhamento maior entre as equipes e a própria empresa. A ideia é que cada colaborador entenda as ambições da companhia e seja capaz de tomar atitudes para caminhar em direção a um norte comum.
Imprevisibilidade
Depois do coronavírus, o mundo vai ser diferente, e algumas coisas estão claras: lidar com a imprevisibilidade é o ponto mais difícil. É como se a imprevisibilidade exigisse a queda do sistema de comando e controle de uma empresa. Isso a deixa vulnerável e nesse momento, precisa unir forças e ser criativo.
Isso quer dizer que, geralmente, o sistema funciona quando há previsibilidade no mercado, mas perde o sentido em um contexto instável, e com clientes e consumidores cada vez mais poderosos.
Então, para uma empresa ou negócio tomar decisões corretas e assertivas durante um imprevisto, como agora na época do coronavírus, todo o time precisa estar preparado e ter um espírito empreendedor. Ou seja, um time que tenha noção e veja tudo o que está acontecendo, entendendo os desafios e objetivos da empresa. Além disso, é necessário que os funcionários tenham mais capacidade de reagir às dificuldades que se apresentam.
Por isso, essa mudança não se restringe apenas ao aumento da transparência na comunicação da alta liderança com os funcionários, mas abarca uma transformação mais radical das dinâmicas da empresa, dos processos e no investimento em conhecimento do próprio colaborador e por parte da empresa.
Tecnologia
Muitas empresas, quando a pandemia começou, não souberam o que fazer e quais caminhos seguir para poder continuar o trabalho. A grande maioria delas se espelhou nas decisões das fintechs: usar a tecnologia e a autonomia dos colaboradores para continuar trabalhando.
Muitas dessas empresas de inovação não demoraram nem três dias para 100% da operação já ser executada em home office. A ação de emergência foi certeira. Porém, as empresas mais antigas sofreram para decidir o que fazer e as que optaram pela inovação tiveram que investir agora, num momento de crise, em tecnologia.
Por isso, acredita-se que um dos legados da pandemia para o mundo dos negócios será uma nova visão sobre o home office. Que deixará de ser uma possibilidade e se tornará realidade.
Esteja preparado para o futuro do seu trabalho
Especialistas afirmam que os megaescritórios que temos hoje já fazem menos sentido do que fizeram no passado. Logo, será mais comum o trabalho a distância e poucos encontros presenciais. No entanto, as estruturas físicas não devem desaparecer. Ou seja, como o contato humano é fundamental para construir relações de confiança, pode ser que num futuro próximo. Portanto, a norma passa a ser trabalhar em casa e o escritório vira uma alternativa, onde as equipes se encontram algumas vezes por semana para alinhamentos, reuniões e treinamentos, por exemplo.
Confiança e colaboração serão as bases da nova cultura das empresas, inclusive startups. Isso significa um modelo de autogestão, de liderança autônoma onde o chefe não supervisiona se o funcionário trabalha de manhã, à tarde ou à noite, ele apenas quer resultado e boa performance.
Sendo assim, o pensamento colaborativo também é uma das chaves para resolver a crise como um time. Por isso, é preciso considerar que vivemos em uma humanidade frágil, que sofre um impacto em função de uma variável. É preciso reaprender e replanejar e, para isso, devemos ser, sobretudo, humildes e trabalhar como equipe ajudando um ao outro.
Você está preparado para o futuro do seu trabalho?
Até a próxima!