De um jeito informal e com linguagem descontraída, o podcast caiu na graça popular. Rápido, dinâmico e de fácil acesso, esse recurso tem se difundido cada vez mais. E se você quer saber mais sobre e ainda aprender a como criar o seu, então se liga nessas dicas.
Os programas em formato de podcast são únicos em sua produção, público e abordagem. Diferente dos programas convencionais de rádio, esse novo formato pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar. E você nem precisa estar conectado à internet para isso. Além dos episódios serem gravados, os programas ficam hospedados em plataformas que permitem o download dos conteúdos. Ou seja, você pode baixar os que mais te interessam e deixar para ouvir depois, mesmo que não esteja on-line.
Em suma, podcast, é um produto em forma de áudio que atende a uma demanda e a um público determinado. A sua produção é realizada sob pautas que variam de acordo com os interesses do público e assuntos do momento. Sendo assim, você pode criar um podcast sobre pets e dentro disso, ter vários episódios que falem sobre esse universo, por exemplo.
No entanto, esse formato não se limita apenas a nichos exclusivos. Afinal, é possível encontrar, por exemplo, podcasts mais genéricos que falam sobre atualidades.
Em outras palavras, um podcast aborda pautas diversas relacionadas a assuntos específicos. Sua abordagem, de maneira geral, lembra uma conversa entre amigos e pode conter, dependendo dos casos, profissionais e pessoas de referências no assunto a ser discutido.
Para que serve e quais as vantagens de um podcast?
Basicamente, um podcast serve para que você crie conteúdos relevantes de forma mais espontânea e difunda esse material de maneira mais fácil e acessível para o seu público. Esse formato permite que você discuta assuntos mais complexos em tons menos densos e pesados, sem perder a qualidade e a seriedade da informação. Sendo assim, a produção de um podcast consiste em tratar temas delicados, ou não, mais profundamente.
Quem opta trabalhar utilizando esse recurso, encontra uma série de benefícios ao entregar o seu conteúdo. Por ser um material em formato de áudio, seu consumo pode ser feito de maneira mais rápida e simples, sem que haja a necessidade de você parar o que está fazendo para focar no que está na tela, como é o casos dos vídeos, por exemplo. Além disso, um podcast consome menos espaço de armazenamento e menos dados de internet.
Diante disso, uma das maiores facilidades do podcast, é a oportunidade de ouvir sos eus programas favoritos em qualquer lugar. Seja no trânsito, no trabalho, no ponto de ônibus ou em casa; você pode dar play no episódio e continuar com as suas atividades normalmente.
Outra vantagem para quem consome esse tipo de conteúdo é que você não paga nada. Para a alegria de todos, a maioria dos podcasts são disponibilizados gratuitamente! Além de ser bom para o público, o formato também é bom para quem faz. Isso porque a produção de um podcast é algo que não demanda muitos recursos ou formação específica. Inclusive, você mesmo pode começar um podcast em casa, utilizando algumas ferramentas on-line e gratuitas.
Crie o seu podcast em 4 passos
De acordo com o último levantamento realizado pela Deezer, o consumo de podcast aumentou em 67% no ano passado. Ainda segundo a pesquisa, 25% dos brasileiros que ouvem esse tipo de conteúdo, o fazem por mais de uma hora por dia. Isso representa uma grande oportunidade para quem deseja se lançar nessa área.
E para começar, você não precisa ter softwares de áudio, programas sofisticados e nem ser o mestre das edições e efeitos sonoros. Com passos simples, porém, eficazes, você poderá começar suas criações aí mesmo, na sua casa.
1 – Planejamento
Antes de mais nada você precisa sentar e planejar o seu podcast. E por mais que seja uma tarefa simples, ela não é simplória. Ou seja, você precisa dedicar tempo e esforço ao organizar a sua programação.
É nessa etapa em que você irá definir o seu público, temas, estilo e conteúdos. Saber quais informações são fundamentais para o sucesso do podcast, uma vez que esses pontos são responsáveis por definir sua linguagem, vocabulário e pautas a serem tratadas nos episódios.
Sendo assim, o planejamento é a parte principal na criação do conteúdo, pois é esse plano que define os seus objetivos e ações.
Portanto, antes de apertar o REC do gravador, pense e planeje com cuidado a sua produção.
2 – Gravação
Além de organizar a estrutura do programa como um todo, também é importante que você crie um roteiro para cada episódio antes das gravações.
Embora um podcast seja descontraído e informal, ter um roteiro em mãos te ajuda a não perder o foco da conversa e do assunto abordado.
Ao gravar, certifique-se de que o ambiente esteja silencioso ou com poucos ruídos. A acústica do local é até mais importante que os equipamentos utilizados para a captação do áudio. Escolhendo um bom lugar, você economiza tempo de edição, uma vez que não terá tantos ruídos para limpar.
Com o planejamento e roteiro em mãos, para gravar você pode utilizar programas gratuitos de edição de áudio. O mais conhecido deles é o Audacity, mas você também pode optar pelo MP3 Skype Recorder, Adobe Audition ou MP3 Cut. Todos eles oferecem performances intuitivas e de qualidade para que você consiga gravar e editar o seu podcast.
3 – Edição
Lembra que uma das vantagens do podcast é não ser ao vivo? Pois bem! A edição é o momento de deixar o seu programa com a cara do seu público. Aqui você pode ousar na criatividade e usar recursos que vão melhorar ainda mais o seu conteúdo. Com alguns efeitos, vinhetas e fundos musicais, você consegue entregar um produto de qualidade e profissional para os seus ouvintes.
Assim como qualquer trabalho de refinamento, a edição ideal é aquela que passa a mensagem de maneira clara, objetiva e certeira para o seu público. Desse modo, não existe o certo ou errado, mas sim maneiras que atendem às necessidades dos seus ouvintes ou não.
No Audacity, por exemplo, você pode utilizar recursos para melhorar a voz dos participantes, eliminar ruídos e ainda criar experiências sensoriais por meio de efeitos sonoros e trilhas especiais.
Ao terminar a edição, lembre-se de exportar o arquivo em MP3 e com qualidade de 96KBps; este formato é o mais recomendável para produtos em formato de podcast.
4 – Publicação
Com tudo gravado e editado, agora é só publicar em alguma plataforma de streaming como Spotify e Soundcloud. Ao contrário do Soundcloud, que oferece um pacote de hospedagem gratuito para armazenamento de até 3 horas, o Spotify possui apenas um serviço pago. No entanto, é possível subir arquivos MP3, de modo gratuito, em sites e blogs, por exemplo.
Tenha em mente que ao escolher onde hospedar seu podcast, o local deve ser de fácil acesso para o seu público. Sendo assim, criar estratégias de divulgação em suas redes sociais digitais, contribui para que mais pessoas conheçam seu trabalho.
Outro ponto a ser observado quanto a publicação, se refere a frequência. Definir a periodicidade de seu programa, te ajuda a fidelizar e a atrair novos ouvintes.
Podcast e você
Seja como projeto pessoal ou profissional, começar um podcast irá fazer com que você cresça e aprenda mais sobre diversos conteúdos. Além de você falar sobre assuntos que gosta e tem domínio, um podcast coloca você em contato com outras áreas do saber, aumentando assim, seu próprio conhecimento e bagagem cultural.
Boa sorte!