Você está sempre com a atenção voltada para as tendências, gosta de inovar em tudo o que faz e ama criar coisas novas? Sim? Então, tudo indica que você tem o perfil de um profissional criativo. Conheça algumas profissões que estão intimamente ligadas com a criatividade.
Às vezes a criatividade parece algo inerente, que nasce com algumas pessoa, não é mesmo? Bem, em partes pode até ser. Algumas pessoas nascem com esse talento especial. No entanto, há formas de desenvolvê-la e estimulá-la. Portanto, qualquer pessoa pode ser mais criativa. Não só pode pode, como deve, diga-se de passagem. Afinal, o mercado atual requer profissionais capazes não apenas de acompanhar o dinamismo e mudanças, como também entender, criar e desenvolver soluções de forma eficiente; em suma, os profissionais criativos são necessários.
Em todas as profissões é possível ser criativo, no entanto, existem algumas que trabalham de forma muito direta com a criatividade.
Dessa forma, as profissões criativas oferecem grandes oportunidades de emprego. O crescimento da indústria criativa vem crescendo cada vez mais no país. Oferecendo maior número de empregos para profissionais que desejam ingressar na área.
Ainda sim, reforçando, ser criativo é uma característica desejável em diversas profissões. Ou seja, quem possui esta qualidade pode se destacar dos demais por enxergar algo que a maioria das pessoas não vê. É possível exercitar a criatividade em diversos ambientes profissionais, criando novas soluções para problemas antigos, transmitindo ideias e provocando boas emoções com o seu trabalho.
No entanto, se você quer trabalhar diretamente com isso, listamos 4 profissões em alta no mercado criativo para você conhecer. Veja só!
Criatividade: 4 profissões para quem é mais criativo
1. Arquitetura e Urbanismo
Primeiramente, é bom saber que os arquitetos criam a estética e edificam ambientes residenciais, empresariais e urbanos, assim como outras estruturas. Sendo assim, um bom arquiteto precisa ter noções de estética para criar ambientes que sejam bonitos e ao mesmo tempo confortáveis e funcionais.
Além disso, o principal objetivo dessa profissão é planejar espaços de forma criativa. Portanto, a arquitetura precisa aliar design, arte e construção. Dessa forma, os arquitetos precisam de criatividade para planejar espaços que, por sua beleza ou forma inovadora, se tornam verdadeiros marcos.
Para obter conhecimentos e habilidades na área, o profissional deverá cursar um bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, além de buscar cursos de aperfeiçoamento durante e após sua formação.
2. Fotografia
O fotógrafo precisa ser bastante criativo em suas produções, seja qual for a área de atuação: fotojornalismo, publicidade, cobertura de eventos, paisagens, etc. Portanto, a criatividade é parte essencial do cotidiano desse profissional.
Com o avanço da tecnologia e a migração da mídia para a web, o alcance do trabalho do fotógrafo ganhou mais destaque. Como existe cada vez mais espaço para divulgação de seus trabalhos, esses profissionais precisam focar na qualidade e impressionar e diferenciar seu estilo. Sendo assim, a criatividade é um ótimo diferencial.
Para obter conhecimentos e habilidades na área, o profissional deverá cursar um bacharelado, técnico ou cursos livres em fotografia, além de buscar cursos de aperfeiçoamento durante e após sua formação.
3. Publicidade e propaganda
O publicitário, de forma resumida, é responsável por desenvolver campanhas e projetos para divulgar uma marca, produto ou serviço. Sendo assim, é através de pesquisas de campo que ele conhece o público-alvo e a partir de então, trabalha em cima das informações recolhidas para desenvolver uma campanha. Claro que para fazer isso tudo é preciso muita criatividade e dinamismo.
Vale lembrar que o publicitário cria e defende a identidade da marca, promovendo não apenas os produtos, mas os valores, ideias e conceitos do cliente também. Além disso, os publicitários são atualizados, comunicativos e estratégicos.
Para obter conhecimentos e habilidades na área, o profissional deverá cursar um bacharelado em publicidade e propaganda, além de buscar cursos de aperfeiçoamento durante e após sua formação.
4. Rádio e TV
O profissional de Rádio e TV atua em áreas com foco criativo. Ou seja, é preciso estar a todo momento encontrando soluções, tendo ideias inovadoras e criando a melhor forma de atender a necessidade do cliente. De fato, para desempenhar funções como direção, edição, produção, roteiro e gestão é preciso arregaçar as mangas.
Para obter conhecimentos e habilidades na área, o profissional deverá cursar um bacharelado em Rádio e TV, além de buscar cursos de aperfeiçoamento durante e após sua formação.
Até a próxima!