Uma boa liderança envolve a gestão de pessoas, como também a gestão das suas expectativas e motivações. Quer aprender mais sobre o assunto? Veja 6 cursos on-line que irão te ajudar a ser um gestor e líder de excelência.
Provavelmente você não deve ter parado para analisar, mas quando ouvimos a palavra “liderança” ou “líder”, é comum logo imaginar alguém dando ordens e coordenando equipes. No entanto, liderar vai além de dar ordens e comandar equipes; liderar também envolve empatia e a gestão de pessoas. Ou seja, a gestão das expectativas, tomadas de decisões, motivação do coletivo e cuidado com o time.
Gestores que saibam exercer a liderança de forma empática e otimizada são essenciais, pois eles são o elo entre a equipe e a empresa.
Dessa forma, em um mercado cada vez mais competitivo é muito importante uma formação qualificada de profissionais que sejam especialistas em gestão de pessoas, captação individual, desenvolvimento e retenção de talentos. Profissionais da área de Recursos Humanos e Administradores são alguns dos mais indicados para essa função.
Hoje em dia, as atividades da área de Recursos Humanos não se restringem apenas às burocracias envolvidas na contratação e no desligamento de funcionários de uma empresa, como era antigamente. Sendo assim, os profissionais desse departamento ajudam a definir onde a empresas quer chegar e também são responsáveis por traçar o perfil ideal dos colaboradores, bem como fazer uma gestão de pessoas por competências.
Portanto, a gestão de pessoas faz parte da área administrativa das organizações e se dedica a encontrar, desenvolver e potencializar talentos profissionais em benefício da empresa. Isso significa que para compor equipes mais eficazes, leva-se em consideração não só as competências técnicas, mas também as aptidões pessoais dos trabalhadores, como a capacidade de comunicação e de relacionamento, por exemplo.
Gestão de pessoas: 6 cursos on-line e gratuitos
Listamos 6 cursos on-line e gratuitos, oferecidos pela FGV, para que você possa se desenvolver como um bom profissional gestor.
De fato, a gestão de pessoas vai além de organizar a equipe e dar ordens. Por isso, estar preparado para esse modelo de gestão vai abrir uma vantagem competitiva interessante para a sua carreira. Quando mais qualificado você for, melhor!
1 – Bases Conceituais dos Modelos de Gestão
Analisando de forma geral, o curso Bases Conceituais dos Modelos de Gestão apresenta ao aluno diferentes modos de criar uma empresa, além da importância de fazer uma adequada leitura dos cenários.
Além disso, o curso também destaca a evolução dos modelos de gestão ao longo dos anos na busca da eficácia organizacional e apresenta a inter-relação entre a proposta de um novo negócio para uma empresa e a necessidade de elaboração de um novo modelo de gestão de pessoas e afins.
2 – Definições e objetivos da gestão de projetos
O curso Definições e objetivos da gestão de projetos apresenta ao aluno o histórico e a evolução das metodologias e práticas gerenciais em projetos. Sendo assim, permite a análise das definições, como a inserção dos projetos na dimensão estratégica e seu papel como implementador das mudanças.
Você irá adquirir:
- entendimento sobre o papel dos stakeholders;
- competência para analisar as demandas gerenciais em projetos e suas dimensões de incerteza e complexidade;
- ampla visão sobre os elementos que compõe a gerencia e seus aspectos característicos.
3 – Gestão e Liderança – Conceitos Básicos da Função Gerencial
O curso de Gestão e Liderança – Conceitos Básicos da Função Gerencial têm a intenção de discutir a função gerencial no mundo atual e seu impacto em grandes organizações.
Para isso são estudadas as funções produtivas e análises à visão tradicional de gerência, bem como a natureza ambivalente do processo de gerenciamento – ao mesmo tempo, lógico e imprevisível -, considerando os prós e os contras da interferência do conhecimento técnico na formação gerencial.
4 – Introdução à Gestão de Recursos Humanos
O curso Introdução à Gestão de Recursos Humanos apresenta a você uma reflexão sobre a gestão estratégica de recursos humanos na organização. Permitindo, então, entender como as crenças e os pressupostos existentes na empresa podem alavancar ou depreciar os processos de escolha e mudança.
Logo, você irá adquirir:
- Entendimento acerca dos quatro papéis do parceiro empresarial e o impacto no resultado dos negócios;
- Ampla visão sobre o estilo brasileiro de administração;
- Conhecimento sobre formas de comportamentos, símbolos e sistemas.
5 – Motivação nas Organizações
Manter os colaboradores satisfeitos e motivados impacta diretamente nos resultados de uma empresa. O curso Motivação nas Organizações analisa e discute desafios recorrentes no mundo corporativo e teorias sobre motivação, frustração e mecanismos de defesa.
Sendo assim, você irá adquirir:
- Entendimento de conceitos e aspectos relacionados a forças e funções motivadoras, autodesenvolvimento e poder nas organizações
- Conhecimento sobre técnicas motivacionais utilizadas em ambientes corporativos.
6 – Planejamento do Gerenciamento e Identificação de Riscos em Projetos
Gerenciar riscos é fundamental para aprender a lidar com as incertezas que ocorrem em qualquer projeto. O curso Planejamento do Gerenciamento e Identificação de Riscos em Projetos apresenta a você os fundamentos do plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) como componente do Plano do Projeto. Assim, formalizando regras definidas para identificar, analisar, responder e controlar os riscos do projeto.
Você irá adquirir conhecimento para:
- Reconhecer o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) como componente do Plano do Projeto, formalizando as regras definidas para identificar, analisar, responder e controlar os seus riscos; e
- Identificar e categorizar os riscos em um projeto por meio da apresentação de técnicas de coleta de informações e da orientação sobre fontes de risco em projetos.
Bons estudos e até a próxima!