Cuidar das finanças pessoais requer autocontrole e empenho. Mas como fazer isso da maneira correta? Aprenda a cuidar da sua vida financeira com 3 cursos on-line e gratuitos sobre o assunto.
A grande maioria das pessoas confessa ter dificuldades em controlar o orçamento e conseguir deixar as contas no azul, no final do mês. No entanto, também existem aquelas pessoas que gostam de controlar as finanças, não fazer dívidas e ainda investir. E aí, em qual descrição dessas você se encaixa?
Cuidar das finanças pessoais requer autocontrole e empenho.
De qualquer forma, seja qual for o seu perfil, controlar o orçamento é fundamental para garantir a sua saúde financeira. Ou seja, para conquistar os seus objetivos e metas, além de fugir das situações de aperto e endividamento, é necessário saber cuidar bem do seu dinheiro.
Por isso, o aconselhável é compreender que assim como acontece em uma empresa ou em bancos, você precisa ter controle da entrada e saída do seu dinheiro. Recebimento de salário, renda extra, aluguel, pensão, curso, parcelas, contas e outros gastos e ganhos, estão relacionados à entrada e saída. Desse modo, organizar, entender e controlar cada entrada e saída irá te ajudar a ter consciência dos seus gastos, investimentos e ganhos. E assim, você poderá, de forma mais organizada e consciente, economizar, ajustar orçamentos e ter uma vida financeira mais saudável, sem aquele sufoco todo no final do mês.
Por que entender sobre finanças pessoais?
Não temos como negar, o dinheiro é parte integrante e necessário dentro do nosso sistema e vidas. Isso significa que sem ele não podemos ter acesso a praticamente nada: de comida e moradia à ao lazer e bem-estar.
E, quem não entende de finanças pessoais acaba virando refém de um sistema criado para o consumo, gasto e endividamento. Portanto, para evitar esse caminho, do endividamento, é necessário compreender e aplicar os conceitos de controle das finanças pessoais.
Além disso, todos os bens materiais conquistados, bem como produtos e serviços comprados e usufruídos podem indicar duas possibilidades: endividamento com total inaptidão para finanças pessoais ou autocontrole, organização, economia e visão estratégica dos gastos e investimento.
Por isso, para não estacionar no primeiro cenário é preciso entender mais sobre finanças pessoais e se dedicar ao controle do dinheiro. Claro que cada realidade financeira pode ser encarada de maneiras diferentes. Contudo, a base e o conceito são os mesmos.
Dessa forma, pode-se dizer que o conhecimento de finanças pessoais lhe permitirá um cuidado com seu orçamento e autoconhecimento financeiro para, então, culminar em investimento e enriquecimento pessoal.
3 cursos na área de Finanças Pessoais
Como organizar o orçamento familiar – FGV
Este curso, oferecido pela FGV, tem como objetivo ajudar as pessoas a construir o planejamento financeiro e organizar o orçamento familiar de maneira correta.
Saiba mais sobre esse curso clicando aqui!
Finanças Pessoais e Investimentos em Ações – BM&F Bovespa
Oferecido pelo BM&F Bovespa, este curso tem como meta discutir sobre o planejamento financeiro e a importância de planejar os objetivos. Nele, os alunos podem analisar as melhores alternativas de investimento e conhecer mais de perto o funcionamento da Bolsa de valores, por exemplo.
Saiba mais sobre esse curso clicando aqui!
Gestão Financeira – SEBRAE
O curso de Gestão Financeira do SEBRAE é mais abrangente no quesito finanças pessoais porque nele também são abordados temas como fluxo de caixa, importância da gestão financeira e controle do giro de caixa – dicas para quem quer empreender.
Então, se além das suas finanças pessoais você também quer ter seu próprio negócio, esse curso pode ser bastante útil. Saiba mais sobre ele e bons estudos!
Até a próxima!