O curso de “Aperfeiçoamento Profissional Desvendando o BIM” tem por objetivo apresentar a metodologia, sua influência, requisitos e benefícios para áreas de Engenharia e Arquitetura.
Se você ainda não conhece a tecnologia BIM não se preocupe. Em outro post, aqui no blog, apresentamos o que é essa tecnologia e como ela pode alavancar a sua carreira. De qualquer forma vamos dar um panorama geral: é importante saber que o BIM nada mais é que uma maneira eficiente de reunir todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada. Na prática, ela armazena todos os conjuntos de informações da construção, desde o modelo da edificação até seu orçamento e finalização, por exemplo.
Além disso, a tecnologia BIM integra todos os dados em um único local, como um HD, facilitando assim, o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção. Com o BIM, é possível trabalhar ao mesmo tempo no projeto com os arquitetos, engenheiros, projetistas, fornecedores de materiais, gerentes ambientais e clientes. Logo, todos podem interagir com o projeto de um edifício, por exemplo, gerando maior valor e agilizando cada atividade e função.
Entretanto, trabalhar em conjunto pode ser, de fato, um aspecto complicado em um projeto. De acordo com especialistas, as construções custam mais do que deveriam para serem projetadas, construídas e sustentadas, e demoram muito para serem entregues. Isso porque não eram/são praticadas um trabalho de colaboração melhor entre os vários participantes envolvidos no processo de construção.
Deste modo, o BIM – Building Information Modeling – que é um método de trabalho que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de um edifício, pode ajudar nesse quesito de trabalho em equipe e boa performance.
Benefícios da tecnologia BIM
Há alguns anos a tecnologia BIM vem sendo testada por diversos setores do mercado da construção e a partir daí, as empresas que usam essa ferramenta têm relatado os benefícios no cronograma, na estimativa e análise de risco, nos processos colaborativos e um melhor gerenciamento de instalações.
Outro ponto importante, que vale ressaltar, é que a tecnologia BIM também oferece a oportunidade de tentar soluções previamente e antes da construção da estrutura no local. Ou seja, como uma estrutura que pode ser prototipada virtualmente. Além disso, durante uma construção, as partes do projeto podem compreender e revisar o trabalho mais facilmente, o que ajuda a garantir sua precisão e integridade, e visualizar e avaliar alternativas em termos de custo e outros parâmetros do projeto.
No continente europeu, onde a tecnologia BIM é mais usada, podemos encontrar essa ferramenta em diversas áreas de atuação, como por exemplo no setor ferroviário, industrial, na construção civil, além de empresas de aviação. Contudo, vale salientar que no Brasil o grande foco do BIM está construção civil edificações
Uma das grandes funções do uso dessa tecnologia é a diminuição dos custos de uma construção, bem como a melhoria da performance. Entretanto, para que isso aconteça, algumas decisões quanto à racionalização precisam ser feitas no início do processo. Ou seja, os esforços devem estar concentrados na concepção do projeto, nas pesquisas e desenvolvimentos de soluções construtivas.
Sendo assim, na hora de implantar a ferramenta de tecnologia BIM, em uma situação ideal, a obra iniciará com a maioria das interferências já resolvidas dentro do escritório, na parte de concepção do projeto. Logo, as energias estarão agora focadas na gestão de suprimentos, prazos de cronograma, gestão de canteiro de obras e outros.
Cursos sobre a tecnologia BIM
A seguir, você irá conhecer dois cursos sobre a tecnologia BIM. O primeiro é gratuito e oferecido pelo SENAI. O segundo é uma especialização na área (oferecida pelo UNASP) – uma pós graduação para quem quer crescer no ramo e alavancar a carreira.
1 – Desvendando o BIM
O Curso de Aperfeiçoamento Profissional Desvendando o BIM tem por objetivo apresentar a metodologia BIM, sua influência, requisitos e benefícios para cadeia de construção civil. O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade. Além disso, o aluno também deverá ter completado a 4ª série do Nível Fundamental, tendo conhecimentos básicos em informática e navegação na internet.
O curso é gratuito e com 20 horas de duração. O cronograma das aulas está baseado nos seguintes conteúdos:
– Definições de BIM
– Histórico do uso do BIM
– Usos do BIM
– Modelagem parametrizada
– Ciclo de vida da Construção
– Softwares
– Tendências para futuro do BIM
Saiba mais sobre esse curso aqui.
2 – Pós em Tecnologia BIM para Projeto de Edificações
Como dito acima, BIM é uma expressão que tem sido utilizada para descrever ferramentas, processos e tecnologias que são facilitadas pela documentação digital e legível pelo computador, sobre uma edificação. Além disso, também é uma tecnologia que acompanha o desempenho, planejamento, construção e, posteriormente, a operação de uma obra.
Dessa forma, o curso Tecnologia BIM para Projeto de Edificações tenciona oferecer a uma gama de profissionais da construção, inclusive, docentes, os conhecimentos e o aprofundamento para o domínio dos conceitos e do ferramental associado ao BIM.
O curso é destinado à profissionais da área da construção civil capazes de lidar com os conceitos e com o ferramental inerente à utilização do BIM. Você tem interesse nessa área promissora?
Saiba mais sobre o curso, como são as aulas, o corpo docente, investimento e venha para o Unasp!
Até a próxima!