Infelizmente o desemprego faz parte da vida de muitos recém-formados. Há diversos desafios para conseguir uma vaga na área de formação. Descubra como driblar essas situações e superar as dificuldades para conquistar uma boa vaga de emprego.
Depois de ingressar na faculdade, provavelmente o próximo momento que passa a ser o mais esperado na vida do estudante é o da formatura; depois dela, o primeiro emprego. No entanto, muitos dos recém-formados que chegam até a fase o mercado enfrentam dificuldades diversas, e o desemprego é uma delas.
Nesse momento, o que mais vem à cabeça são inúmeras dúvidas, incertezas e questionamentos. É como se tivéssemos perdido tempo e feitos a escolha errada. Há também quem enfrente momentos de angústia, tristeza e ansiedade. Um sentimento de fracasso e insuficiência. De fato, é um momento que ninguém gostaria de passar, no entanto não é incomum. Portanto, é preciso aprender a lidar com ela e superar com entusiasmo.
Então, se você está passando por um momento assim, acalme-se. Você não está sozinho nessa. Claro que mediante a incerteza do futuro tentamos encontrar alternativas e algumas pessoas conseguem mais rapidamente do que outras. Entretanto, devemos evitar fazer comparações e focar em nossas realidades e possibilidades. Esse momento não é igual para todos. As situações, circunstâncias e contextos são diferentes.
O importante, e primeiro passo, é não se entregar ao desespero da situação. Ou seja, fazer uma análise de tudo o que está acontecendo é fundamental. Sim, talvez você tenha que mudar os planos, criar novas estratégias e avaliar possibilidades, mas não encare como algo negativo. É um treino, mas vale a pena focar de forma positiva nas mudanças.
Desemprego: como superar essa fase?
Pensando em ajudar os recém-formados desempregados, separamos uma lista com atitudes e ações que podem contribuir para a superação dessa fase.
Portanto, o objetivo da lista é fazer com que você compreenda que é possível fazer outras coisas enquanto o primeiro emprego não chega. É uma forma de se preparar melhor. Vamos ver?
Planejando a sua carreira
Aproveite esse período para começar a fazer o planejamento da sua carreira. Ou seja, busque entender quais são os seus objetivos, o que você pode fazer para alcançá-los e defina também as suas metas. Mesmo que demore um pouco para conseguir o tão sonhado primeiro emprego, pelo menos você vai ter claro o que você quer e o que precisa fazer para chegar lá.
Faça cursos e especializações
Durante esse período de recém-formado desempregado, você pode aproveitar o tempo para fazer cursos livres e especializações na área de formação. O que não falta na internet, hoje em dia, são cursos gratuitos e materiais para você estudar. Por isso, aproveite este momento para se dedicar também no crescimento do seu conhecimento. Além disso, desenvolva novas habilidades que poderão agregar mais valor ao seu currículo.
Produtividade em alta
Não se renda a tristeza e ao ócio. Ao invés de utilizar seu tempo somente com atividades de lazer, crie uma agenda e uma rotina.
Portanto, estabeleça horários para o que é realmente importante, como atividade física, estudos, entrevistas e aprendizados. Busque motivação e inspiração em outros profissionais. A produtividade precisa de estímulo e estando estimulado você fará mais e de uma melhor forma as suas funções, inclusive no primeiro emprego.
Ampliando conexões e fazendo freelas
Este também é o momento de avisar aos amigos que você está procurando uma oportunidade de emprego. Mantenha o seu currículo atualizado, bem como o seu perfil nas plataformas de emprego. Muitas das oportunidades do mercado são preenchidas através de indicações. Então, alimente suas conexões com as pessoas e estreite laços.
Outra possibilidade é fazer, se sua área de atuação permitir, alguns trabalhos freelancer. Assim, você já vai se acostumando com o mercado e com a demanda antes de assumir o “primeiro emprego”. Essas atividades também ajudam a desenvolver o seu lado profissional.
Depois de ler a lista, chegou a hora de colocar em prática. Busque não se sentir diminuído por ainda não ter um emprego. O mundo vive em uma época de crise e mudanças. Estamos nos adaptando aos poucos, e isso também vale para os recém-formados. Aproveite para usar a criatividade neste momento e criar soluções inovadoras para encontrar o seu caminho no mercado de trabalho.
Até a próxima!