Listamos alguns vídeos do canal TED-Ed para descobrirmos as melhores técnicas e desenvolver a escrita criativa.
Muita gente quer aprender a escrever um texto criativo e inovador, de forma profissional e inusitada, para transmitir tudo aquilo o que se deseja. No entanto, conseguir escrever com essas características requer conhecimento, prática e técnicas capazes de facilitar esse processo. Pode parecer simples, mas desenvolver a escrita criativa para criar um bom artigo, história ou contos, por exemplo, não é tão simples. Ou seja, o autor precisa de bom poder de argumentação e convencimento e assim estimular o olhar mais detalhado para o mundo através de suas palavras. E dessa forma, conseguir captar a atenção do outro pela inteligência do texto.
Em uma leitura, é incrível se envolver com a história, com os dramas e o mundo dos personagens. É uma possibilidade de absorver todo o texto e aprender com o que nele existe. Além disso, conseguimos nos conectar a trama com os nossos próprios pensamentos e isso pode ser muito proveitoso e gratificante.
De fato, todo ser humano nasce com a capacidade de imaginar e criar maravilhosas obras. Deste modo, se lembrarmos de quando éramos crianças ou se observarmos as crianças de hoje, fica claro que a imaginação não tem limite. Contudo, na hora de escrever, as pessoas esquecem de utilizar desse talento nato e ficam se sentindo presas a padrões.
Logo, estar amarrado aos velhos hábitos prejudica a natureza do fluxo imaginativo porque o nosso cérebro fica “viciado” em trabalhar nesse formato. A criatividade para escrever não é uma característica exclusiva de algumas pessoas e sim, de todos nós. Isso significa que podemos desenvolver esse lado, mesmo sendo adultos. Porém, para desenvolver uma escrita criativa é preciso ter sede de conhecimento, ser curioso, ler bastante e não parar de escrever. Portanto, nesse momento também é importante pensar fora da caixa e manter a mente aberta para o novo.
Pensando nisso, listamos alguns vídeos do canal TED-Ed para descobrirmos as melhores técnicas e desenvolver a escrita criativa. Vamos ver?
Aprenda a desenvolver a escrita criativa
1 – Transforme-se num poeta slam em 5 passos – Gayle Danley
Com bastante paixão e prática, você pode se tornar um poeta slam. Então, ponha no papel uma memória distante, depois leia o texto em voz alta. Revise. Em seguida, tente ler em voz alta novamente e imprima seu toque final. Gayle Danley ensina em cinco passos como se tornar um slam poet, de uma forma profundamente poética.
2 – Como escrever descritivamente – Nalo Hopkinson
O objetivo da ficção é lançar um feitiço, uma ilusão momentânea de que você está vivendo no mundo da história. Mas, como escritor, como você atrai seus leitores para suas histórias dessa maneira? Por isso, Nalo Hopkinson compartilha algumas dicas sobre como usar a linguagem para dar vida à sua ficção. Assista!
3 – Três habilidades anti-sociais para melhorar sua escrita – Nadia Kalman
Você precisa de habilidade sociais para ter uma conversa na vida real — mas elas são bem diferentes das habilidades que você precisa para escrever um bom diálogo. Dessa forma, a educadora Nadia Kalman sugere algumas “habilidades anti-sociais”, como espionagem de conversas e murmurar para si mesmo, podem ajuda-lo a escrever um diálogo eficaz para sua próxima história. Assista!
4 – Como tornar sua escrita mais engraçada – Cheri Steinkellner
Você já percebeu quantas piadas começam com “Você já percebeu?” E qual é o problema com “Qual é o problema?” Há muita coisa engraçada a ser encontrada simplesmente observando as coisas comuns do dia a dia que você normalmente não percebe todos os dias. Por isso, a escritora de comédia vencedora do Emmy, Cheri Steinkellner, oferece algumas dicas e truques para descobrir o que é engraçado em sua escrita. Assista!
5 – Como tornar sua escrita cheia de suspense – Victoria Smith
O que faz uma boa história de terror? Monstros horríveis e fontes de sangue podem parecer um bom lugar para começar, mas como o autor de terror H.P. Lovecraft escreveu: “O tipo de medo mais antigo e forte é o medo do desconhecido”. Sendo assim, os escritores controlam esse medo não revelando horrores, mas deixando o público em estado de suspense. Victoria Smith dá algumas dicas para adicionar suspense à sua escrita. Assista!
6 – Como construir um mundo ficcional – Kate Messner
Por que a trilogia O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, é tão atraente? E quanto a Matrix ou Harry Potter? O que faz com que esses mundos díspares ganhem vida são regras claras e consistentes sobre como pessoas, sociedades e até as leis da física funcionam nesses universos ficcionais. Deste modo, a autora Kate Messner oferece alguns truques para você também criar um mundo digno de exploração usando suas próprias palavras. Assista!
7 – O que faz um herói? – Matthew Winkler
Quais provas unem não apenas Harry Potter ou Frodo Baggins mas também muitos dos heróis mais interessantes da literatura? E o que pessoas normais têm em comum com esses heróis literários? Logo, Matthew Winkler nos leva passo a passo através dos eventos cruciais que constroem ou destroem um herói. Assista!
8 – A arte da metáfora – Jane Hirshfield
Como a metáfora nos ajuda a entender melhor o mundo? E o que faz uma boa metáfora? Explore estas questões com escritores tais como Langston Hughes e Carl Sandburg, que dominaram a arte de criar uma cena ou trazer emoção para a vida. Assista!
9 – O poder de uma grande introdução – Carolyn Mohr
Nunca menospreze o poder de um início intrigante. Analisando mestres da literatura como Charles Dickens e Kurt Vonnegut, inspire-se no ofício deles e aprenda como escrever uma introdução irresistível e uma tese consistente. Lição de Carolyn Mohr, com animação de Judy Korin. Assista!
10 – O que faz com que um poema… seja um poema? — Melissa Kovacs
O que faz com que um poema… seja um poema? Os poetas têm-se debatido com esta pergunta, usando frequentemente metáforas para arranjarem uma definição. Um poema será uma maquineta? Fogo de artifício? Um eco? Um sonho? Por isso, a Melissa Kovacs mostra-nos três características reconhecíveis da maior parte da poesia. Assista!
11 – Primeira pessoa vs. Segunda pessoa vs. Terceira pessoa – Rebekah Bergman
Quem está contando uma história e de que perspectiva são algumas das escolhas mais importantes que um autor faz. Contada de um ponto de vista diferente, uma história pode se transformar completamente. Ou seja, cada uma das perspectivas da terceira, primeira e segunda pessoa tem possibilidades e restrições únicas. Então, como você escolhe um ponto de vista para sua história? Rebekah Bergman explora as diferentes maneiras de enfocar uma história. Assista!
Até a próxima!