Parece uma “missão impossível”, mas conciliar pós-graduação e trabalho pode dar certo. Veja dicas do que você pode fazer!
De fato, conciliar pós-graduação e trabalho não é uma tarefa simples e pode parecer até uma “missão impossível”. No entanto, com algumas dicas e atitudes tudo pode ser diferente. Acredite! Essa nova jornada, de conciliação, tem tudo para ser uma atividade compreendida e aceitável tanto no ambiente acadêmico, quanto no empresarial.
Então, atenção para a primeira dica: se comprometa em ser transparente na situação com todos os envolvidos. Ou seja, falar sobre projeto de vida com seu chefe do trabalho e também com seu orientador/ professor na pós. Ele devem estar cientes da manutenção do seu tempo na projeção dos seus sonhos.
Sendo assim, primeiramente e antes demais nada, até antes mesmo de começar sua trajetória, seja sincero com seu professor sobre a importância do exercício de seu trabalho e seus horários. Afinal, muitos professores valorizam a experiência profissional do aluno na área pesquisada.
Existem empresas, entidades, órgãos públicos e escritórios de todos os tipos que valorizam e respeitam as atividades acadêmicas de seus colaboradores também. Uma vez que podem agregar valor às questões práticas de sua função.
Quer mais dicas? Continue lendo esse post.
Conciliar pós-graduação e trabalho
No trabalho, verifique se você poderá fazer uso das ferramentas de flexibilidade oferecidas no escritório, como notebooks, celular, sala de reunião e etc, para finalização de suas tarefas da pós.
Além disso, não culpe seu chefe ou colegas caso a atividade da empresa não seja compatível com seus interesses acadêmicos. Caberá a você a tomada de decisão de buscar um trabalho que tenha relação maior com seus objetivos.
Busque não fazer comparações entre realidades de vida diferentes. A experiência colaborará para que você administre seu tempo de forma efetiva. Portanto, nunca observe quem “só trabalha” ou “só estuda”. Você optou em manter “duas atividades paralelas”. Logo, terá que realizar certas escolhas de um lado que resultarão em renúncias de outro.
É muito importante entender seu contexto e manter a calma. Isso porque em muitas ocasiões você será impedido de comparecer aos encontros dos amigos do trabalho porque precisa estudar ou mesmo quando tiver que resolver coisas do trabalho durante uma aula, por exemplo.
Deste modo, você precisará estabelecer prioridades em determinados períodos pois é certo que existirão momentos que seu foco maior deverá estar em seu trabalho ou em seus estudos.
Tudo passa
Lembre-se que essa situação é passageira e que talvez você demore um pouco mais para realizar seus trabalhos escolares ou obter aquela tão sonhada promoção. Entretanto, foque no fato de que você tem grandes sonhos a realizar.
A gente sabe que conciliar pós-graduação e trabalho não é fácil, mas a educação continuada pode trazer muitos benefícios para sua vida profissional. Nas férias do trabalho, por exemplo, você pode aproveitar para dar um foco maior nos estudos, adiantar pesquisas e tarefas.
Toda essa experiência é uma troca de conhecimento e amadurecimento. Além disso, no trabalho, você poderá comentar sobre seu aprendizado na pós e na universidade dar exemplos práticos do trabalho. Sem falar nos dois grupos distintos de networking.
Ah! Saiba que o UNASP quer fazer parte do seu sucesso. São diversas opções de cursos de pós-graduação. Escolha um que faça sentindo na carreira que você quer construir. Bom mesmo é ter você por aqui! 🙂