Blog do UNASP

Escolha profissional na adolescência: dicas para encontrar uma vocação.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Encontrar uma vocação não é o processo mais fácil do mundo, mas ele pode ser mais simples se você souber onde buscar as respostas. Veja a seguir algumas dicas que irão te ajudar a descobrir a sua vocação, e quem sabe até a sua futura profissão!

Escolher uma profissão que esteja alinhada à sua vocoção nem sempre é um processo fácil. Os desejos e medos, anseios e fantasias se misturam internamente e se confrontam com as expectativas externas. Ainda há fatores como o investimento no curso, o resultado da escolha no futuro e a influência de amigos e familiares. Mergulhar nesse campo vasto de possíveis escolhas demanda tempo, apoio e auto conhecimento.

Escolher um curso de graduação e uma profissão requer conhecimento de si mesmo, de seus interesses, aptidões e estilo de vida desejado.

A adolescência é uma fase cheia de dúvidas e angústias. Não se preocupe, isso é normal. Sentir-se indeciso e preocupado com o futuro é algo inerente a todos os períodos da vida, mas na adolescência esses sentimentos constumam ficar mais acentuados. Por ser um período de transição, entre a infância e a fase adulta, os adolescentes passam por momentos de mudanças físicas, cognitivas, afetivas e nos papeis sociais. Exigir muito de si mesmo nessa fase pode causar mais conflitos do que ajudar. Estar meio “perdidão” é algo comum, então relaxe.

Se você é adolescente e está buscando a sua vocação e futura profissão, entenda que esse processo de escolha não é repentino. Buscar informações e adquirir maturidade é essencial. Para os pais ou responsáveis vale o mesmo, apoiar um adolescente nessa fase é fundamental. A escolha profissional é um processo contínuo que conta com a contribuição de diversos fatores motivadores, que começam ainda na infância. Mesmo que você não perceba, a influência de pessoas, situações e experiências constroem as preferências e a busca por determinada carreira.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]Em seu livro “A escolha profissional: do jovem ao adulto”, Dulce Helena Penna Soares cita um estudo de psicólogos americanos, que a partir de entrevistas com adolescentes indicou que o processo de escolha de uma carreira passa por três estágios: primeiro, de fantasia; segundo, de tentativa e terceiro, realista.

“A fase realista ocorre entre 17 a 21 anos, implicando a escolha de uma profissão, de um curso superior, e caracteriza-se por alguns momentos distintos. Inicialmente, você deve ter um conhecimento mais detalhado, se possível, de todas as profissões para começar a distinguir as que você quer ou das quais gosta. Essa fase é de exploração. Na próxima fase você se compromete com o objetivos escolhido.” (SOARES, 2009).

Então, o que eu devo fazer para encontrar a minha vocação?

Bem, há algumas atitudes que podem te ajudar a encontrar o seu caminho e a sua verdadeira vocação.

• Busque informações: escolher uma profissão e construir uma carreira requer motivação. Para fazer as melhores escolhas é necessário buscar informaçõe que te ajudem a entender suas paixões e talentos. Com base nisso será mais fácil detectar as profissões que possuem características que combinam com a sua personalidade.

Seja disciplinado(a) nos estudos, aprofunde-se nas pesquisas sobre as áreas que você se interessa, converse com pessoas que trabalham na área e pequise opções de universidades.

• Respeite as suas escolhas pessoais: ser feliz em uma carreira vai muito além de ganhar dinheiro, fama ou corresponder as expectativas alheias. Não delegue o seu futuro a outras pessoas. Claro que é importante ouvir quem te ama e quer o seu bem, mas não esqueça que será você que levará o peso das suas escolhas.

Toda ação tem uma reação. Toda escolha resultará em uma consequência. Suas escolhas são sua responsabilidade. Se não escolhemos, deixamos que outos façam isso por nós. O que não é bom, concorda?

• Converse com os seus pais ou responsáveis: no item acima eu disse que as suas escolhas são muito pessoais e que você deve respeitar os seus sentimentos e motivações. Por outro lado também é muito importante manter um bom nível de relacionamento com pessoas que você confia. E não falo de apenas de amigos. Sim, os amigos são importantes, mas ouvir pessoas mais experientes é ainda melhor!

Não se isole. Abra o seu coração e busque ajuda. Eu sei que às vezes os pais podem colocar um pouco de pressão em relação ao futuro, o que pode ser meio irritante, mas dê um desconto. Ouvir as pessoas que te amam e que querem o teu melhor é sempre uma boa escolha.

• Preste atenção nos seus hobbies: o que você gosta de fazer no seu tempo livre? Quais são as suas paixões pessoais? Os seus hobbies são uma boa pista para encontrar a sua vocação. Não há nada melhor do que estudar e trabalhar em uma área que te agrada e trás não só o retorno financeiro, mas também a satisfação pessoal.

• Mantenha o foco: Por mais difícil que possa parecer, tente manter o foco. Livre-se de hábitos improdutivos e foque no que realmente importa. Se caso for necessário busque a ajuda de amigos e familiares.

• Seja resiliente: a resiliência não é um super poder, mas bem que parece, ela é a capacidade de uma pessoa de adaptar-se às mudanças e situações adversas – superar obstáculos, resistir à pressão, dar um novo significado aos eventos traumáticos, etc – sem entrar em parafuso, evitando surtos psicológicos, emocionais e até físicos.

Basicamente a resiliência é olhar para um problema e dizer: “vou passar por cima desse problema e não importa se me ferir, eu irei sarar e sair dessa situação inteiro(a).” Quer saber mais? Veja aqui 6 dicas para aumentar a sua resiliência.

• Saia da sua zona de conforto: a melhor maneira de conhecer a si mesmo é buscar ir além, fazer o melhor e buscar experiências que você ainda viveu. Sair da zona de conforto pode te ajudar a descobrir alguns lados pessoais que você nem mesmo sabia que existiam.

Antes de iniciar a faculdade pense em fazer um intercâmbio, engajar-se em uma missão de voluntariado, fazer um curso e até mesmo conseguir um emprego durante as férias. A ideia é experimentar e descobrir a sua vocação através das experiências.

• Busque ajuda profissional: você já ouviu falar em coaching? O coach é um profissional que atua como um orientador/profissional que auxilia no processo de auto conhecimento de uma pessoa. Nessa mentoria o coach irá te ajudar a identificar o seu potencial e desenvolver as suas habilidades. Ele também irá te estimular a explorar seus pontos fortes, reconhecer os fracos e propor melhorias. Que tal experimentar?

• Busque uma missão e propósito de vida: você ainda é muito jovem, ainda irá descobrir muitas coisas e mudará algumas ideias. Lembre que você está em um momento de transformação. Porém, o quanto antes você descobrir a sua missão e propósito de vida, melhor.

A missão é sua razão de ser e o seu papel no mundo. Por exemplo, você pode descobrir que a sua missão é inspirar pessoas através da arte, ou ajudar as pessoas através de ações pontuais. Enfim, eu não sei dizer qual é a sua missão, mas tenho certeza que ela está aí, dentro de você.

Já o propósito é o porquê de fazer algo. Qual é a sua intenção tomar uma ação e qual é o resultado que você desejar causar. Propósito é saber o que você gosta de fazer, fazer bem e sentir-se bem fazendo aquilo.

Acredite, encontrar uma carreira que tenha a ver com a sua vocação e missão de vida é algo transformador.

Espero que essas dicas sejam úteis e que você encontre sua verdadeira paixão! Um grande abraço e até a próxima.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Ainda não escolheu um curso de graduação? Saiba por onde começar.

• Vale a pena começar a faculdade no segundo semestre?

• 11 frases inspiradoras para você que quer ter uma carreira de sucesso.

• Descubra as 10 profissões que estarão em alta em 2018.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também