Blog do UNASP

Confira essas 10 dicas para ser um aluno acima da média.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Um aluno acima da média é aquele que busca aproveitar ao máximo o que a escola ou faculdade tem a oferecer. Que aprimora os seus conhecimentos constantemente e busca sempre ampliar os seus horizontes. Veja no post abaixo algumas dicas de como tornar-se um aluno nota 10!

Durante a faculdade, um curso e até na educação básica, o que se espera é que o aluno não apenas tenha bom desempenho durante as provas e trabalhos, mas que também mostre um alto grau de comprometimento, interesse e vontade de evoluir.

Algumas vezes isso pode até soar como uma pressão social. Nós sabemos que sempre uma rola extra para sermos melhores. Isso às vezes soa de uma maneira negativa, mas se você encarar de outra maneira buscar ser o melhor também pode ser muito positivo.

Quando buscamos dar o melhor de nós mesmos aprendemos muito mais e descobrimos coisas novas sobre o mundo e até sobre nós mesmos. Então não encare a busca pelo melhor como uma pressão, mas sim como uma oportunidade de aperfeiçoamento saudável.

Quer saber, afinal, como se tornar um aluno acima da média no seu curso? Então confira as 10 dicas que selecionamos para você.

1. Participe das aulas ativamente

Durante as aula se esforce para participar ativamente da matéria. Aproveite as oportunidades nas aulas para fazer perguntas e debater com seus colegas. Você irá aprender muito mais se expor a sua opinião e também se ouvir a opinião dos outros. Essa atitude aprofundará seus conhecimentos, demonstrará ao professor e à turma que você tem interesse e melhorará sua compreensão dos conteúdos.

Não precisa ter vergonha, você está na faculdade para aprender. Não precisa colocar uma auto pressão de já saber tudo. Ao conversar e fazer perguntas para outras as pessoas você aumentará a sua capacidade de compreensão.

2. Estude para as provas com antecedência

Para ser um aluno acima da média é preciso estar preparado. Isso significa que você não pode estudar apenas no período das provas, mas sim todos os dias. Estudar com regularidade te terá certeza de que você realmente está aprendendo os conteúdos das matérias, e não apenas se enganando.

O melhor modo para aprender de verdade é estudar as matérias à medida que elas vão sendo apresentadas em sala de aula. Ao chegar em casa, vale a pena fazer uma revisão do que foi visto e tentar criar conexões com seus conhecimentos prévios.

Lembre-se: quanto mais profundamente você entende um assunto, e não simplesmente o decora, mais sólido se torna um saber em sua mente e mais difícil será esquecê-lo.

Veja essas 7 dicas para você se sair bem nas provas da faculdade.

3. Tire as suas dúvidas durante as aulas

O conhecimento necessita de bases para se desenvolver. Por esse motivo, não dá para entender assuntos mais complexos se você não tiver pleno domínio de tópicos mais simples. Então, não tenha vergonha de perguntar. Não saia da sala até ter clareado as suas dúvidas![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

4. Aprimore a sua organização

Alunos que se destacam academicamente certamente são muito bem organizados. Afinal, é preciso ser um bocado organizado para dar conta de estudar os conteúdos das aulas, fazer os trabalhos acadêmicos, revisar as matérias para os dias de prova, entre outras atividades.

Um cronograma de estudos bem definido, que traga clareza quanto ao que deve ser estudado a cada dia, também ajuda muito em seu desempenho. Crie o seu e mantenha a bagunça longe dos estudos.

5. Realize atividades extracurriculares

Além das aulas das disciplinas que você terá na faculdade é possível aumentar seus conhecimentos e sua reputação acadêmica realizando atividades extracurriculares, como projetos de iniciação científica, monitorias ou estágios. Clique aqui e veja a importância de participar de um grupo de pesquisa.

Caso você tenha vontade e condições, uma ótima alternativa para construir seus diferenciais e destacar-se é realizar intercâmbios, participar em programas de voluntariado e cursos complementares, como de idiomas.

Quanto mais rica (no sentido de ampla) for a sua formação, mais valor você agregará a si. Também maiores serão as chances de ser reconhecido por seus talentos, tanto dentro como também fora da faculdade.

6. Utilize as redes sociais a seu favor

É claro que as redes sociais podem te ajudar. Apesar de muita gente as utilizarem apenas como forma de divertimento também é possível usar as redes para alavancar o seu perfil profissional.

Por isso, tome cuidado com as suas postagens. Vamos concordar que certas coisas não precisam ser ditas né? Evite certos comentários e compartilhamentos. Antes de clicar no botão publicar pense duas vezes. Para te ajudar, nós temos algumas dicas para você não queimar a sua imagem nas redes sociais.

Aprenda a utilizar as redes sociais para se aprimorar e passar informações úteis aos seus contatos. Acompanhe perfis interessantes e relevantes. Também exponha coisas novas que você aprendeu. Ah, e aproveite para criar uma rede de contatos com futuros profissionais que podem te ajudar durante a sua carreira. Veja aqui algumas dicas para você criar uma rede de contatos. 

7. Não leia apenas o que é pedido pelo professor

O destaque acadêmico depende muito de um requisito: ler além do que aquilo que está na relação bibliográfica da matéria. Leitura extra é muito importante para ampliar os seus conhecimentos. Um aluno acima da média sempre anda uma milha a mais. E falando francamente, pode acontecer de que algumas leituras suplementares serem melhores para a sua formação do que as indicadas na ementa da disciplina.

Portanto, desperte o seu lado curioso. Leia mais, veja mais filmes e documentários, ouça palestras, apaixone-se por aprender sempre mais e mais!

8. Seja proativo

Como você já deve ter notado a maior qualidade de um aluno acima da média é a sua proatividade. Assim, ele se habitua a fazer suas próprias pesquisas, ler textos que vão além dos pedidos em sala de aula e se acostuma a sempre procurar os melhor resultados.

Não faça apenas aquilo que os seus professores pedem, acostuma-se a fazer certas coisas por si mesmo. E para te dar uma força clique aqui para conferir algumas dicas de como ser autodidata. 

9. Use jogos para aprimorar a sua memória

Desafie o seu cérebro; faça exercícios divertidos de lógica, palavras-cruzadas e sudoku e divirta-se. Eles são simples e podem ser praticados por qualquer pessoa, de qualquer idade. Jogar te ajudará a ter um raciocínio mais ágil. Também irá melhorar a sua concentração e memória. Veja só esses três jogos que a nossa equipe do blog selecionou para você.

10. Não tente competir com os outros

Todas essas dicas que demos até agora são para te ajudar e estimular a ser uma melhor versão de si mesmo. Porém não é legal ser um bom aluno pisando nos outros. Ninguém precisa disso para ser um destaque. Lembre-se que cada pessoa tem um objetivo diferente na vida, então não existe uma pessoa melhor ou pior do que a outra.

Esforce-se para alcançar o seu sucesso de forma limpa e justa. Trabalhe por você e não perca tempo tentando ser melhor do que um colega. Além disso, todos nós precisamos uns dos outros. Quanto mais cedo aceitarmos que a vida é uma grande rede de ajuda e crescimento mútuo, melhor será![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Aprenda a criar um cronograma de estudos para o seu curso EAD.

• Aprenda mais! Conheça o método de estudo Robinson.

• Como ser autodidata. Veja essas técnicas para aprender mais e sozinho.

•  8 dicas para criar uma rotina de estudos fazendo uma faculdade a distância.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também