É fácil confundir carreira e profissão, afinal, normalmente associamos como se elas fossem a mesma coisa. No entanto elas são diferentes entre si, e saber essa diferença ajuda muito no desenvolvimento profissional. Vamos conversar sobre o assunto?
Assim que ingressamos no ensino médio, durante e ao final da escola, somos bombardeados de informações sobre o mercado de trabalho, profissões, tendências e carreira. Afinal, o vestibular tá logo alí. É então, nesse período, que surgem questionamentos relacionadas à escolha do curso de graduação e ao estilo de vida que desejamos, bem como será a carreira e profissão.
Entretanto, muitas pessoas ainda confundem esses dois termos, profissão e carreira. Bem, até que isso é normal, porém não reconhecer a diferença entre elas pode acabar prejudicando algumas de suas escolhas. Isso quer dizer que é importante entender o conceito e as características de cada uma para traçar de forma mais consciente o seus planos de carreira.
E qual é a diferença?
Profissão é aquilo que nos formamos para ser. É o curso que você se dedicou anos para aprender sobre a área. A profissão de quem estou Publicidade é publicitário (a), por exemplo.
Já a carreira pode ser considerada a jornada pelo qual o profissional seguiu ou deseja seguir. É o estilo de vida, com base na profissão que se formou, e o tipo de atuação que se deseja ter. Ou seja, se vai utilizar a profissão para ser um pesquisador, professor, atuar em segmentos, nichos e etc. Ah, e inclusive, durante a carreira é possível mudar de profissão, fazer outra faculdade, ou outro curso, e optar por um caminho diferente.
A carreira é o macro, envolve tudo o que você faz em relação ao seu trabalho e vida profissional. Já a profissão é a sua área de atuação, que pode mudar.
Carreira e profissão, qual escolher primeiro?
Bem, carreira não se escolhe, carreira é o processo. Você faz escolhas dentro da carreira. Por isso, normalmente escolhe-se primeiro o curso de uma faculdade ou a profissão. Claro que a ideia inicial pode ser alterada e substituída por outra durante ou depois da faculdade. Afinal de contas, não somos ou estamos presos a nada, ainda mais profissionalmente falando. Se você não gostar de uma da área ou do um curso, nada mais justo que mudar. A sua carreira será esse processo de reconstrução.
Por exemplo, um aluno escolheu o curso de Música pensando em ser professor de musicalização na educação infantil, mas, durante a graduação conheceu a área de Preparação Vocal para Atores e acabou trilhando sua carreira no meio teatral. Ele mudou de profissão ou área, mas a carreira ainda está construção, afinal, ela é esse apanhado de escolhas.
Vídeo sobre o tema no canal
Que tal aprender um pouco mais sobre carreira e profissão? No canal do Unasp você encontra um vídeo completinho sobre o tema. Dá o play aí!
Até a próxima!