Do carismático ao visionário, conheça os diferentes tipos de perfis de empreendedores. Descubra qual é o seu e aprenda a usar os seus talentos para alavancar seus negócios.
O mercado de trabalho conta com diversos tipos e personalidades de profissionais. Isso significa que cada indivíduo possui suas características e particularidades, independente se ocupam a mesma posição ou não. O mesmo acontece com empreendedores. E sabia que todos nós nos encaixamos em algum tipo de perfil empreendedor?
Portanto, entender o seu perfil pode te ajudar a desempenhar melhor uma função, já que cada profissional possui os seus próprios objetivos pessoais e de carreira. Como cada um tem seus motivos para empreender, as variações sobre cada perfil são grandes. Há dois grandes grupos: os empreendedores por necessidade, que só empreendem para sobreviver, e os empreendedores por oportunidade, que identificam um nicho com potencial de crescimento.
Portanto, seja qual for o grupo em que você se encontra, enxergar melhor o seu perfil irá te ajudar a alavancar os negócios e aprender mais sobre você.
5 diferentes tipos de perfil do empreendedor
1 – Carismático
Você se considera uma pessoa carismática? As pessoas carismáticas são boas companhias, influenciam pessoas de maneira positiva e sempre fazem com que os outros se sintam atraídos por suas palavras e histórias.
Um bom exemplo desse perfil é o apresentador Silvio Santos, dono do canal de televisão SBT. Além de possuir todas as características de um empreendedor, Silvio Santos foi capaz de aliar o seu carisma natural ao ramo dos negócios. Dessa forma, sempre soube contagiar o público, construindo em paralelo aos seus shows televisivos um de seus mega investimentos, o Carnê do Baú.
Carisma é uma habilidade que pode ser trabalhada. Por isso, se atente a essas dicas para desenvolvê-la:
1. Converse com pessoas que tenham ideias contrárias às suas.
2. Não aponte ou discuta erros alheios.
3. Tenha empatia.
4. Trabalhe a boa autoestima.
5. Use o sorriso a seu favor.
6. Enxergue o lado bom das coisas.
7. Admita suas próprias falhas.
8. Valorize as pessoas.
Assim, um empreendedor que detenha essas características, sempre será capaz de fazer com que o seu público-alvo se interesse por seus empreendimentos.
2 – Corporativo
O empreendedor com perfil corporativo sempre aplica as características empreendedoras no cargo em que atua, ou na sua própria empresa. No intuito de melhorar cada vez mais e refinar a sua atividade, o profissional com este perfil sempre busca melhorar as suas habilidades.
Além disso, esse tipo de empreendedor possui um visão ampla e estratégica do negócio, quebrando paradigmas tradicionais em busca de aprimorar a produtividade e de apresentar bons resultados. Portanto, ele não hesita em arriscar, tem vontade de aprender e sabe como alavancar sua equipe.
Grandes empresas como a Nestlé têm fortes programas de recrutamento de empreendedores corporativos. No entanto, é no mercado de Startups que esses profissionais se destacam justamente por sua origem inovadora e versátil.
3 – Inovador
O inovador é o perfil do profissional capaz de identificar novas necessidades e oportunidades no mercado. Ou seja, boas ideias, uso de ferramentas e recursos facilitadores em prol do negócio. Entretanto, não basta só boas ideias, o empreendedor inovador é aquele capaz de torná-las financeiramente rentáveis.
De fato, as startups são um bom ambiente para esse tipo de empreendedor. Um dos maiores exemplos de empreendedor inovador é Steven Jobs, ex-CEO e um dos fundadores da companhia Apple, que idealizou um negócio único em meio a um mercado competitivo e rígido que era o Vale do Silício dos anos 70. Transformando-a em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Você é ou quer ser um empreendedor inovador? Se atente as principais características a serem desenvolvidas:
1. Compreender o processo criativo.
2. Clareza e objetividade.
3. Rapidez e qualidade.
4. Mensuração de riscos.
5. Autoconfiança.
4 – Social
Você se considera um empreendedor engajado com alguma mudança social? Seu projetos giram em torno da construção e desenvolvimento da sociedade ou melhorias no ambiente? Então, você possui um perfil de empreendedor social.
Esse também é um perfil bastante comum no mercado. Seja interesse em causas humanitárias ou o foco na resolução de problemas comuns, profissionais com essa visão estão ganhando cada vez mais espaço. Contudo, não se deixe enganar, apesar de não ter a geração de lucro como seu objetivo principal, o empreendedor social também ganha dinheiro.
De fato, atingir metas sociais alcançando sustentabilidade financeira pode ser um dos maiores desafios no empreendimento social. Porém, essa prática vem se tornando um fenômeno global, principalmente em países emergentes como o Brasil, onde existe uma grande demanda de questões sociais não atendidas pela Administração Pública.
5 – Visionário
Pensar no futuro, enxergar lá na frente. O empreendedor visionário tem a capacidade de prever a evolução de um mercado ou tendências de consumo, mais rápido que a maioria das outras pessoas. Uma das principais características é que ele não avalia apenas as consequências presentes, mas projeta os riscos e resultados com base em uma mensuração do comércio.
A junção de habilidades, assim e uma boa administração, constroem a personalidade desse tipo de empreendedor. Mark Zuckerberg, por exemplo, é um dos empreendedores que possuí essa característica. Em um quarto na faculdade e Harvard com a ideia de uma pequena equipe, surgiu uma das redes sociais (Facebook) com maior número de usuários no mundo, elevando um nível acima todo o mercado da comunicação digital.
Contudo, tirar uma ideia de negócios do papel e torná-la executável pode ser um dos maiores desafios para esse tipo de empreendedor. Isso significa que é necessário muito planejamento e estratégia para que boas ideias não entrem pelo cano.
MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo
O MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades em Finanças, Marketing, Pessoas, Projetos, Inovação, Sustentabilidade e Administração Estratégica.
Além disso, um dos objetivos do curso é formar profissionais especializados que sejam capazes de desenvolverem inovação, escolher estratégias, técnicas, ferramentas apropriadas a cada tomada de decisão.
Portanto, profissionais graduados em qualquer área das ciências exatas, sociais, humanas, tecnológicas, ou afins que necessitam adquirir ou aprofundar conhecimento estratégicos de negócios para assumir posições de comando em suas empresas ou desenvolver o seu próprio negócio, são o público esperado para este curso.
Durante as aulas o aluno irá se deparar com disciplinas, como:
— Liderança Contemporânea
— Planejamento Estratégico
— Gestão Estratégica de Negócios
— Liderança, Criatividade e Mudanças
— Gestão de Operação, Processos e Qualidade
— Negócios Internacionais
— Gestão Financeira
— Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios
— Inovação e Sustentabilidade e outras.
Saiba mais sobre a área, o curso, investimento e corpo docente clicando aqui. Venha para o Unasp!
Até a próxima!