Neste post você vai encontrar uma lista de documentários para entender mais sobre o racismo e a luta contra a discriminação social. Afinal, para haver mudanças na sociedade, o primeiro passo é buscar informações. E isso começa em cada um de nós. Vamos dar o play?
Infelizmente, mesmo estando no século XXI, ainda precisamos falar e entender melhor sobre descriminação, racismo e a luta diária pelos direitos iguais.
O racismo é uma forma de discriminação social baseada no conceito de que existem diferenças hierárquicas entre seres humanos e que uma raça é superior às outras. Portanto, pessoas estabelecem uma hierarquia entre as raças e entre as etnias. Ou seja, esta ação, deplorável, tem base em diferentes motivações, mas em especial as características físicas e outros traços do comportamento das pessoas. E apesar de já termos avançado em algumas frentes, se analisarmos o passado, ainda precisamos mudar muito no presente.
De fato, o debate acerca do antirracismo se enriqueceu ao longo dos anos com diversos teóricos, pesquisadores e figuras públicas que contribuíram com conteúdos e informações sobre o tema. No entanto, ainda precisamos esclarecer questões óbvias há muito tempo. Caso ainda não saiba, o racismo no Brasil é crime previsto na Lei n. 7.716/1989, inafiançável e não prescreve, ou seja, quem cometeu o ato racista pode ser condenado mesmo anos depois do crime.
No entanto, mesmo com leis e debates sendo levantados, por que ainda precisamos falar e entender mais sobre o racismo? Porque aparentemente ainda não entendemos a gravidade do ato e a importância das mudanças?
Racismo no mundo
Temos visto, com mais frequência, manifestações anti-racistas ao redor do mundo, seja na rua ou nas redes sociais. Alguns meses atrás o estopim que ocasionou uma onda de protestos no mundo foi o assassinato de George Floyd – americano preto – por um policial branco. Aqui no Brasil também foi noticiada a morte de João Pedro, jovem carioca de 14 anos, preto, vítima de bala perdida em ação policial.
Analisando esses casos e outros similares, fica nítida a necessidade de nos opormos contra ideias que desfavorecem grupos que sofrem qualquer tipo de preconceito e dificuldades. É preciso debater o preconceito racial que também está relacionado com outros conceitos como homofobia, xenofobia e bullying, por exemplo.
Mesmo não vivendo em sociedades escravocratas e entendo a importância dos direitos iguais entre as pessoas, ainda o racismo resiste. E isso deve ser combatido! Portanto, a importância do debate sobre problemas sociais e questões raciais é imprescindível.
É preciso analisar, criticar e efetivamente enxergar a questão para que algo seja feito. As produções audiovisuais, como documentários, são um bom meio de obter informações e entender melhor sobre o assunto. Dê uma olhada na lista abaixo.
Documentários para entender o racismo
História do Racismo
O documentário apresenta a história do racismo e suas consequências no mundo. O objetivo é mostrar como a humanidade, em diversos momentos, usou e ainda usa, a ideia de que existem raças superiores e inferiores como justificativa para permitir preconceitos e atrocidades.
Além disso, o doc também aborda momentos históricos. O legado do escravismo ao longo dos séculos e como a crença dessa suposta inferioridade também serviu como forma de dominação e manipulação.
Você Faz a Diferença
Um documentário sobre racismo e preconceito presentes no Brasil. A produção está baseada na relevância e nos impactos de se discutir essas questões. Além disso, a obra apresenta depoimentos de alunos, professores e outras pessoas, com diferentes pontos de vistas, que já sofreram com humilhações ou foram coagidas de alguma forma por causa de suas etnias ou condições socioeconômicas. Disponível em Vimeo.
Minha História
Baseado no livro biográfico de Michelle Obama, o documentário conta um pouco da história da ex-Primeira Dama dos EUA. Com por exemplo, quando, na infância, a vizinhança branca começou a se mudar do bairro porque pretos começaram a se instalar na área. O doc tem um tom inspirador e busca incentivar jovens a buscarem suas vozes no mundo.
Cidade De Deus 10 Anos Depois
Esse doc é baseado no filme Cidade De Deus, que mostra o dia a dia das favelas brasileiras e também a realidade de jovens que vivem em um universo de muita violência. A produção acompanha como estão os atores que atuaram no longa (indicado a quatro Oscars) e se a vida deles mudou, ou não, com o sucesso comercial da trama. “Tem que ter mais negro contando as histórias de negros”.
A 13ª Emenda
A produção audiovisual A 13ª Emenda mostra a realidade das superlotações nos presídios americanos e todo o sistema que rege a vida dos presidiários. Para quem não sabe, a 13ª emenda da Constituição americana aboliu oficialmente a escravidão no país e até hoje garante a proibição da prática, assim como trabalhos forçados, exceto como punição para um crime.
Entretanto, o documentário busca mostrar a relação entre o sistema penitenciário e a cultura racista, fruto do período da escravidão, que permeia a sociedade. Além disso, a diretora também apresenta fatos importantes sobre os direitos das pessoas de cor preta nos EUA, analisando assim, emendas da Constituição Americana.
Até a próxima!