Blog do UNASP

Dúvidas mais comuns para quem quer estudar Psicologia

Você se considera altruísta, sonhador e cheio de propósito? Se você quer estudar Psicologia talvez esse curso seja perfeito. Os alunos desta área se tornam grandes mentores e impactam significativamente na vida de milhares de pessoas, ajudando elas a lidarem com suas questões emocionais.

É normal ter dúvidas antes de começar uma faculdade, afinal, essa área de estudo vai acompanhar a pessoa por anos. Por isso, vale a pena pesquisar bastante sobre o curso, suas possibilidades de atuação e as características necessárias para a profissão.

Pensando nisso, preparamos esse texto para quem quer estudar Psicologia. Confira as respostas para as perguntas mais comuns!

1 – Quais as características de um psicólogo?

Um psicólogo é alguém com características essenciais que vão ajudar pessoas a lidar com questões emocionais, comportamentais e mentais. Um psicólogo precisa ter empatia, comunicação eficaz, conhecimento teórico e prático, flexibilidade, respeito e ética profissional. Essas habilidades são fundamentais para compreender, ajudar e estabelecer uma ligação com os pacientes.

2 – O que um estudante de Psicologia estuda?

O estudante do curso se aprofunda em uma ampla variedade de tópicos relacionados aos processos mentais, comportamento humano e outros aspectos da mente. O curso aborda disciplinas como Fundamentos da Psicologia, Desenvolvimento Humano, Psicologia Comportamental, Social, Cognitiva, Psicopatologia, Neuropsicologia, Clínica e Terapia. Além disso, aborda aspectos práticos durante os estágios.

3 – O que faz um psicólogo?

O psicólogo ajuda indivíduos a lidar com as suas questões emocionais, comportamentais e mentais. Suas funções e responsabilidades podem variar dependendo da especialidade ou cargo exercido.

Entretanto, as atividades principais que um psicólogo pode realizar são as terapias de aconselhamento, mentorias, planos de tratamento, aconselhamento vocacional e educacional, consultorias, treinamentos e avaliação psicológica.

4 – É uma carreira com boa empregabilidade?

O profissional de psicologia tem uma boa taxa de empregabilidade, pois a profissão é reconhecida e valorizada. Os psicólogos têm oportunidades de emprego em várias áreas e setores, como a área da saúde, educacional, social e também na área acadêmica.

5 – O que eu preciso fazer para começar os estudos? 

É preciso escolher uma instituição com boa reputação no mercado e que ofereça a estrutura necessária para começar os estudos de maneira eficiente. Portanto, procure saber sobre a infraestrutura, sobre o preparo do corpo docente e sobre as atividades práticas oferecidas pelo curso, pois todos esses aspectos interferem em uma boa formação.

Neste artigo, respondemos algumas perguntas comuns para quem quer estudar Psicologia. Essa é uma decisão muito importante e deve ser tomada com toda a calma. É fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado, entender quais são as suas necessidades e buscar o melhor local para a sua formação.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler outro texto que mostra o que se estuda na faculdade de Psicologia!

Os comentários estão desativados.

Veja também