Utilize sua especialidade como forma de empreender, ganhar dinheiro e ainda causar um impacto social positivo através da educação. Como e onde começar? Veja a seguir.
Com a missão de diminuir a desigualdade entre o ensino praticado nas escolas públicas, privadas e outras instituições, os profissionais da área da educação e os empreendedores estão animados com os novos formatos e possibilidades de aulas. Afinal, não é segredo para ninguém que a tecnologia tem tornado o processo de aprendizagem mais democrático e acessível. Permitindo que qualquer pessoa seja capaz de colher os benefícios do conhecimento, dependendo cada vez menos de uma estrutura física. A escola já está a um clique de distância
Hoje, já existe no mercado diversas iniciativas de sucesso, como plataformas on-line de cursos livres, especializações, aulas particulares e muito mais.
Esses negócios incentivam a educação, a cultura e a disseminação de ideias, e os empresários digitais na área da educação tem grande força e responsabilidade nisso.
Ou seja, além de ajudar a disseminar os mais variados tipos de conhecimento em grande escala, através da internet, a automação da educação abre uma infinidade de oportunidades para startups dispostas a sanar as necessidades de alunos, professores, escolas e pais, por exemplo.
Dessa forma, os conteúdos de qualidade que são compartilhados e vendidos na web, gratuitos ou não, possuem grande influência na vida das pessoas. É um momento de aprendizagem e preparação para os estudos e para a vida. São informações valiosas que saem de especialistas que podem fazer a diferença na vida do aluno. Há um mercado gigante à espera de inovadores dispostos a explorar a área da educação.
Educação no século XXI
A internet, bem como as novas tecnologias, transformaram o universo da educação. Agora, plataformas e ferramentas on-line de ensino e aprendizado são cada dia mais importantes e valiosas. Cursos, ideias, materiais didáticos, tutoriais, aulas, como fazer e muitos outros conteúdos de educação estão disponíveis em plataformas como o YouTube e aplicativos on-line, transformando assim, o ambiente de consumo de novas informações e saberes.
Claro, que os espaços físicos de ensino, como escolas são de extrema importância por diversos fatores. No entanto, a cada dia percebe-se uma mudança na cultura do século XXI quando o assunto é educação. Não diminuindo o valor das escolas mas atribuindo também valor ao EAD.
Estamos vivendo um momento de instabilidade por conta do novo coronavírus e isso é um fato. Por isso, n o Brasil, o Ministério da Educação publicou, no dia 18 de março de 2020, a Portaria nº 343, autorizando a substituição temporária de aulas presenciais pelo ensino a distância. Ou seja, se a educação estava ganhando força na internet, agora ainda mais.
Então, se você possui formação em educação (professor) em alguma área, como Pedagogia, Matemática, Música e tantos outras, pense e analise estar no ambiente on-line porque a internet internet pode ser o futuro próximo. Sendo assim, você pode utilizar sua especialidade como forma de empreender, ganhar dinheiro e ainda causar um impacto social positivo através da educação. Mas por onde começar? Veja a seguir.
Empresário digital na área da educação, por onde começar?
O que vou oferecer
Se você já é da área de educação e possui alguma especialidade fica mais fácil. Agora é só empreender.
Logo, o primeiro passo é pensar no que você vai oferecer. O que você é expert, que possa transformar em cursos, aulas e dinheiro? Depois de responder a essas perguntas é hora de pensar quais são os seus objetivos no mundo da educação digital, e o que você quer e pode oferecer.
Dessa forma, tenha em mente o que você quer que as pessoas aprendam. Se você já dá aulas presenciais pode adaptar o seu ensino para o mundo virtual e alcançar mais alunos. Ensinar não é só para as disciplinas comuns da escola. Você também pode ser especialista nos mais variados assuntos, como marketing digital e fotografia, por exemplo, e ensinar esses temas.
Traçando um bom planejamento
Para começar qualquer negócio é preciso montar um bom planejamento. É preciso passar para o papel ou planilha a ideia do seu negócio, o tamanho, assuntos abordados, equipe, os pontos fortes e fracos da sua empresa e da concorrência, além das oportunidades de mercado.
Esse mapa é enriquecedor e pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento do empreendimento.
Persistir é o caminho
Se você sabe o que vai oferecer e planejou bem, não mude seu modelo de negócios de seis em seis meses. O negócio precisa criar bases e raízes e leva tempo a ter ser reconhecido. Nessa área em específico é preciso ter um pouco de persistência e visão de longo prazo para provar suas ideias. Portanto, se está fazendo tudo certo, tenha calma, os resultados virão.
Especialistas de educação por perto
Não dá pra começar um negócio se você não tem nenhum especialista da área como inspiração. Todo mundo acha que entende de educação só porque já foi aluno um dia, e claro, não é bem assim.
Logo, se você não é da área, contrate pedagogos e especialistas com conhecimentos profundos para desenvolver um produto relevante, que gere impacto e também demanda no setor.
Dominando as ferramentas
Se você não nasceu na era digital, provavelmente está aprendendo a dominá-las e este é o caminho certo. Ou seja, você precisa conhecer o básico e melhor ainda se dominar tudo para poder oferecer seu produto.
Por isso, quando você propõe o uso de recursos digitais, saiba exatamente o que você quer que os alunos aprendam. A tecnologia é a ferramenta, não o objetivo. A expectativa é que ela ajude os alunos e nos ajudem. Afinal de contas é através dela que você vai empreender. APRENDA A CRIAR CURSOS ON-LINE
Gestão em EAD e Tutoria Online
A Educação a Distância é o presente e o futuro! Com o advento das tecnologias digitais passou-se a considerar o uso dela como ferramenta que contribua para o processo de ensino e aprendizagem, permeando seus usos e aplicações nas teorias e práticas profissionais.
O resultado da fórmula tem sido positivo. A Educação a Distância ganhou o mercado e atingiu milhões de alunos ao redor do mundo. É uma revolução que mudou o meio educacional e que ainda promete grandes mudanças para os próximos anos.
Deste modo, alguns dos principais objetivos do curso em Gestão de EAD e Tutoria Online são:
1. Preparar profissionais para atuarem na gestão e mediação de projetos educacionais contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos, ferramentas, planejamento e gerenciamentos de cursos na modalidade EAD.
2. Formar tutores online, preparando-os para o desempenho de funções na modalidade a distância, o que envolve o desenvolvimento de competências relacionadas às dimensões pedagógicas, gerencias e técnicas das atividades.
3. Desenvolver projetos inovadores que tenham como princípio inserir, no âmbito da EAD, novas possibilidades educacionais, tecnológicas e de gestão.
Além disso, você vai encontrar durante o curso algumas disciplinas como:
— Design thinking na Educação
— Tecnologias e Recursos Pedagógicos
— Estudos Aplicados e Práticas Profissionais
— Formação de Tutores
— Docência Online
— Gerenciamento do Tempo e Produtividade
— Gestão e Produção de Cursos Online
— Direito Educacional com foco em EAD
Saiba mais sobre o curso de Gestão em EAD e Tutoria Online e venha para o Unasp!
Até a próxima!