Disciplina, foco e organização são atitudes que devem ser mantidas mesmo em tempo de quarentena. Os candidatos ao vestibular e Enem 2020 ainda têm muito o que fazer pela frente. E aí, o que muda na preparação para a prova?
Com a quarentena a rotina dos candidatos do Enem 2020 precisa estar pautada na disciplina, no foco e na organização. Ou seja, mesmo em tempos de pandemia, o compromisso com os preparativos devem ser mantidos.
Devido ao COVID-19 o Exame Nacional do Ensino Médio terá novas regras, que já foram anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep. Entre as mudanças, está a aplicação da prova nas versões impressa e digital.
Além disso, o Inep também dobrou o número de candidatos que poderão participar da versão digital da prova – agora, serão 100 mil participantes. No entanto, a escolha é voluntária e deve ser feita no ato da inscrição. As inscrições para as provas impressa e digital ocorrem de 11 a 22 de maio. O edital mantém a data de aplicação da prova impressa divulgada anteriormente: 1º e 8 de novembro. A data do Enem digital também está mantida: será em 11 e 18 de outubro.
O que muda para o vestibulando do Enem 2020?
De acordo com especialistas é preciso aproveitar este período de quarentena para pensar e se preparar para o futuro, fazendo as escolhas certas. Sendo assim, é preciso criar horários de estudo, fazer revisão e ter momentos de descanso. Entretanto, sem o planejamento adequado, seu esforço será vão.
De fato, a internet facilita muito o estudo, mas é importante não deixar a produtividade cair. A procrastinação, tão citada nas salas dos pré-vestibulares, está mais próxima de nós do que nunca. Ainda mais em tempo de isolamento social. Portanto, neste momento, é imprescindível que o candidato seja organizado e faça uma boa rotina de estudo.
Muitos estudantes estão dividindo o dia em 3 partes: momento com de estudo, lazer e momento com a família. Pode ser que esse método te ajude. Portanto, para além das ansiedades atuais, das preocupações cotidianas e das dúvidas atuais sobre a quarentena e a economia, o candidato deve colocar junto dessas preocupações a necessidade de estudar todos os dias ou sempre que possível para o vestibular.
Mais rotina do que nunca
Já que as escolas não estão abrindo, muito menos os cursinhos, os alunos devem criar um calendário de estudos. Assim, ficará mais fácil visualizar os conteúdos a serem estudados e quais são as metas que você está cumprindo. É importante criar uma rotina de estudos de segunda até sexta-feira. Deste modo, sábado e domingo, ficam sendo dias exclusivos para a família e para o lazer.
Além disso, para os dias de estudo, é recomendado reservar de 4 a 6 horas, que devem ser dividas entre as disciplinas que são obrigatórias no Enem 2020. Professores sugerem que cada disciplina tenha 1 hora de estudo e 10 minutos de intervalo, sem esquecer os horários de almoço, lanche, jantar e também dos alongamentos.
Quer um exemplo de rotina? Se na segunda pela manhã você tinha aulas de matemática e inglês no colégio ou cursinho e à tarde estudava o que aprendeu, vale repetir e fazer a mesma coisa durante a quarentena.
Bons estudos!
Você já sabe que o momento é delicado e mesmo para escolas e cursinho que já disponibilizam aulas e conteúdos online, este período é desafiador. Portanto, cabe a você fazer a sua parte.
Contudo, a palavra de ‘ordem’ para todo mundo é a mesma: adaptação. Adaptar para desenvolver novas formas de estudar, aprender, praticar e se preparar para o Enem 2020.
Até a próxima!