Blog do UNASP

Engenharia de Computação: quais são as principais áreas de atuação?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A Engenharia de Computação é uma profissão que vem conquistando mais espaço no mercado. Principalmente por causa da grande busca em soluções de tecnologia. Quer saber mais? Leia o post abaixo e descubra o porquê de a Engenharia da Computação ser uma das profissões mais requisitadas do momento.

Antes de começar, precisamos esclarecer uma dúvida recorrente. É importante lembrar que Engenharia de Computação é diferente de Ciência da Computação. A primeira lida com a parte que envolve a realização de projetos e construção de computadores e de sistemas. Já a segunda é a ciência que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, que automatiza processos e desenvolve soluções baseadas no uso do processamento digital. Agora ficou mais fácil de diferenciar, né?

Se você tem um interesse profundo sobre como funciona os equipamentos eletrônicos, e se a sua vontade vai além, você também deseja construir os equipamentos então Engenharia de Computação tem tudo a ver com o seu perfil. Para quem tem afinidade com tecnologia, este é o curso que abrange todas os segmentos e também permite ter conhecimentos sólidos e profundos sobre computadores e seus usos.

O profissional em Engenharia de Computação área pode projetar e construir computadores com os sistemas de hardware e de software ou planejar e programar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos. Também pode produzir novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores. Outra importante área de atuação é como projetista, por exemplo, de robôs, de equipamentos de informática e de sistemas de computação em aeronave.

Dando um ‘Google’ no curso.

Para se formar em Engenharia de Computação, é necessário fazer um bacharelado de 5 anos para a conquista do diploma. Assim como as outras Engenharias, é um curso muito prático onde se faz necessário o estudo com laboratórios e equipamentos adequados.

O curso de graduação requer bastante criatividade, lógica e foco. As disciplinas possuem conteúdos diversificados nas áreas da Computação, Eletrônica Digital, Tecnologia de Programação, Engenharia de Software, Organização do Hardware e Inteligência Artificial.

Perfil do engenheiro da computação.

De acordo com o site Guia da Carreira, “um bom engenheiro da computação deve ter afinidade com matemática, gostar de tecnologia e linguagens de programação. Como qualquer profissional da área de tecnologia, este engenheiro precisa acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da área em que atua. Estar atualizado sobre as novidades é essencial para se manter competitivo no mercado de trabalho.”[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando desse post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Quais são as áreas de atuação?

O engenheiro dessa área encontra boas oportunidades de emprego em bancos, instituições financeiras, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica, por exemplo, devido ao aquecimento do mercado e avanço das tecnologias e sistemas. Essas são algumas das áreas onde os profissionais de Engenharia de Computação podem atuar:

• Desenvolvimento e produção de equipamentos (Hardware).

O profissional será responsável por projetar e construir computadores, periféricos, peças e outras ferramentas de trabalho.

• Desenvolvimento de programas (Softwares).

Planejamento e criação de sistemas, aplicativos, programas e ambientes virtuais.

• Controle e automação.

Gerenciar ferramentas e sistemas para grandes indústrias e fábricas, por exemplo, criando aparelhos, robôs e automatizar processos.

• Suporte técnico.

Dará suporte e manutenção nos aparelhos digitais de empresas, como computadores e máquinas eletrônicas. O profissional também será responsável pela montagem, instalação e atualizações de aparelhos eletrônicos.

• Empreendedorismo.

O profissional pode também abrir seu próprio negócio de manutenção de computadores, criação de softwares e hardware e até vendas.

E qual é a média salarial?

A Engenharia de Computação é uma das 10 áreas da engenharia com salários iniciais mais altos, de acordo com esta matéria da revista Exame. De acordo com o site Love Mondays a média salarial do profissional é de R$5.565 reais, podendo chegar até R$22.000,00 de acordo com a experiência do engenheiro.

Já imaginou você sendo o próximo criador, desenvolvedor de sistemas e apps como a Netflix e o Instagram? Pois é, as áreas de atuação de um Engenheiro da Computação são amplas, então não se preocupe, em alguma delas você pode se encaixar.

Quer saber um pouco mais sobre o curso, as aulas, estrutura e outras informações? Acesse o site do Unasp e conheça o curso no campus Hortolândia e também no campus São Paulo.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Engenharia agronômica: Quais são as principais áreas de atuação? 

• Engenharia Civil: Quais são as principais áreas de atuação?

• Descubra qual curso de engenharia mais combina com você.

• Descubra as 10 profissões que estarão em alta em 2018.

• Ainda não escolheu um curso de graduação? Saiba por onde começar.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também