Muitos alunos do Ensino Médio tem dúvidas sobre o que fazer para melhorar o desempenho em vestibulares. Se você é um deles, então se liga nessas dicas que vão te ajudar a mandar bem na hora da prova!
Mais um ano chegando e nada melhor do que se preparar para as provas e exames com um bom planejamento e bastante antecedência. Então, se existe um momento para começar, esse momento é agora! Geralmente, muitos alunos do Ensino Médio tem dúvidas sobre o que fazer para melhorar o desempenho em vestibulares.
Sabemos que a preparação para essa etapa tão importante se dá por um conjunto de fatores que envolvem o bem-estar físico, a mente e a alimentação. No entanto, além de manter uma rotina saudável, é preciso também estar atento aos detalhes na hora de iniciar os estudos.
Dessa forma, preparamos algumas dicas importantes que te ajudarão no momento de abrir um livro, assistir uma vídeo aula ou até mesmo de ler as notícias do dia a dia. Confira!
Melhorando seu desempenho em vestibulares
Tipos de exames e suas peculiaridades
Não há outra alternativa, você precisará conhecer o tipo de prova que estará prestando e como ela funciona. A maioria das universidades, por exemplo, disponibiliza a lista de obras literárias que serão utilizadas em seus exames.
Outros vestibulares também dão destaque a matérias específicas como sociologia, filosofia ou língua estrangeira. Por essa razão, é fundamental se aprofundar nesses assuntos, principalmente se eles não fizerem parte do seu currículo escolar regular.
Identifique quais são suas dificuldades e foque nelas
É quase impossível encontrar alguém que não tenha dificuldade em nenhuma disciplina. Além disso, é normal querer estudar com mais afinco as matérias que você mais gosta.
Porém, na hora dos estudos, foque naquelas que você apresenta maior dificuldade em entender. Dedique mais tempo nos assuntos mais complicados e não os encerre até tirar todas as dúvidas.
Continue a leitura a seguir!
Crie o seu plano de estudos
Para a rotina de estudos funcionar, você precisa ter em mente o que estudar a cada dia e quantas horas dedicar para cada assunto. Assim, desenvolva seu planejamento personalizado e o adeque conforme o seu tempo disponível e as dificuldades que você apresente.
Contudo, se precisar readaptar horários e conteúdos, não fique preocupado. As adequações fazem parte da rotina e servem apenas para otimizar seu aprendizado.
Neste e-book especial, contamos todos os segredos para uma preparação digna de um vestibulando raiz.
Escreva, escreva, escreva
Segundo pesquisadores das universidades de Princeton, nos Estados Unidos, o cérebro tende a processar a escrita de forma mais superficial quando utilizamos um celular ou computador para escrever. Sendo assim, a melhor maneira de aprender é escrevendo à mão!
Uma dica é: leia, assista ou escute uma vez e, quando repetir – pela segunda vez – tome nota e guarde as informações que achar mais relevantes. Dessa forma, você terá memorizado o conteúdo e ainda guardado boa parte dele para revisar depois.
Faça simulados e provas dos anos anteriores
Como parte importante do processo, você precisa testar seus conhecimentos sob pressão, ou seja, colocar-se à prova como se já estivesse preparado para fazer o exame.
Cronometre o tempo em que você realiza os testes e, logo que terminar, analise quais foram as questões de maior dificuldade. É dessa forma que você conseguirá se conhecer melhor e se preparar para a tensão do grande dia.
Pratique redações dissertativas
Pode parecer não tão importante, mas as redações possuem um grande peso de nota na maioria dos vestibulares nacionais. Portanto, escolha praticar a escrita pelo menos uma vez por semana.
Escolha os assuntos de maior relevância atual e capriche no texto, sempre respeitando o desenrolar do tema e a distribuição dos parágrafos.
Mantenha-se atualizado
Às vezes pode parecer chato ficar sabendo de tudo o que acontece pelo mundo, mas nesse caso, é primordial para dominar bem as atualidades na hora da prova.
Você não precisa necessariamente assistir ao telejornal, mas pode optar por outras maneiras de se conectar com as notícias.
Indicamos aqui alguns podcasts para você ouvir e se atualizar enquanto faz outras atividades.
A hora da verdade
Talvez seja super difícil seguir todos esses passos com disciplina, mas a gente te garante: na prática, o hábito de separar um tempo exclusivo para os estudos faz toda a diferença.
Por isso, não esqueça de manter a mente tranquila e confiante. Além, é claro, de respeitar os seus próprios limites.
Aproveite sua jornada! Até mais. 😉