Entenda mais sobre a área de Advocacia Privada. Definições, como funciona o mercado, a carreira do profissional e a especialização na área.
A advocacia é uma das profissões que mais expandiu nos últimos tempos. Isso significa um aumento de mercado e consequentemente de trabalho. Segundo especialistas, no Brasil atualmente encontram-se registrados na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, mais de 1.157,355 advogados. E com tantas áreas a seguir dentro do curso de Direito, uma em específico tem se destacado: Advocacia Privada.
A Advocacia Privada vai além dos conhecimentos em leis e procedimentos burocráticos. Em suma, o profissional Advogado Privado é aquele que exerce a advocacia como profissional liberal. Ou seja, que abre o seu escritório e ali atende seus clientes, assim como se insere em uma sociedade de advogados, por exemplo.
Dessa forma, o profissional tem ampla liberdade no seu trabalho, mas também suas obrigações.
Mas como destacar-se no mercado?
De fato, destacar-se no mercado de trabalho nem sempre é fácil, ainda mais em um cenário cada vez mais competitivo. No entanto, não é impossível. O profissional em advocacia privada deve lembrar de que ele mesmo é o seu próprio chefe. Isso quer dizer que não vai ter ninguém para coordenar, cobrar ou dar instruções e tudo isso deverá ser feito por ele mesmo.
Ser um bom chefe, profissional organizado e zeloso é o primeiro passo. Além disso, o profissional deve dedicar-se e estudar muito para profissionalizar-se em um ramo, para assim, tornar-se uma referência. E assim, oferecer o melhor serviço do mercado.
Outro ponto a ser considerado é que há necessidade de desenvolver habilidades laterais, ou seja, os “Soft Skills”. Então, foque no desenvolvimento das habilidades de comunicação, criatividade para buscar soluções inovadoras, apresentar um discurso jurídicos e desenvolver, habilidades de negociação.
Não tenho dinheiro para começar meu escritório do zero. O que fazer? Continue lendo que nós temos algumas dicas.
Associar-se a um escritório
O Advogado Associado é uma pessoa física contratada para prestar serviços ao escritório. Dessa forma, ele trabalha sem vínculo empregatício, sem subordinação nem controle de jornada nessa relação. Além disso, é importante frisar que é necessário averbar o contrato de associação com advogado sem vínculo empregatício.
Nessa modalidade há a ausência de verbas trabalhistas, isso significa que o Advogado Associado não tem responsabilidade com custo e nem prejuízo do escritório de advocacia em que trabalha. Sendo assim, ele também poderá participar de uma ou mais sociedade de advogados e ainda ter a sua própria clientela, mantendo a sua autonomia profissional.
Entretanto, a desvantagem em comparação ao advogado contratado é geralmente de não receber um valor fixo mensal, como salário e benefícios, porém há a “desvantagem” da subordinação e dever de cumprir jornada, por exemplo.
Curso para fazer carreira
Quem pensa em fazer carreira na área de Advocacia Privada já encontra especializações neste ramo. Mesmo quem ainda não pensou nisso é bom saber que houveram modificações da legislação trabalhista e o Código de Processo Civil de 2015 modificaram o cenário jurídico exigindo dos advogados e bacharéis em direito uma atualização em formato interdisciplinar.
Ou seja, hoje existem algumas especializações com o objetivo de preparar o profissional para o mercado de trabalho em diversos nichos de atuação, estando prontos para uma nova realidade jurídica.
Geralmente, o curso habilita os advogados e bacharéis em direito a compreender os principais aspectos teórico-práticos que dizem respeito ao código civil, processo civil, direito do trabalho, processo do trabalho, direito tributário e mais.
Pós-graduação em Advocacia Privada
O Unasp oferece a Pós-graduação em Advocacia Privada que tem como objetivo principal aprimorar as técnicas advocatícias privada. Além disso, o aluno ainda pode escolher se prefere aulas presenciais ou ao vivo online.
Durante o curso o aluno irá deparar-se com disciplinas como:
1. Proteção de Dados
2. Aspectos Prático-legais do Desenvolvimento da Tecnologia
3. Contratos Imobiliários
4. Empreendimentos Imobiliários
5. Contencioso Imobiliário
6. Fundamentos do direito societário: LTDA e EIRELI
7. Direito Concursal – Recuperação Judicial e Extrajudicial de
8. Empresas e Falência
9. Empresários e as relações de consumo
10. Sucessão empresarial e seus reflexos tributários e trabalhistas
11. Direito de Família aplicado, dentre outros.
Tem interesse em seguir a área de Advocacia Privada? Então, saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!
Até a próxima!