Blog do UNASP

Qual o perfil do estudante de administração?

É normal ficar em dúvida na hora de escolher o curso de graduação ou achar que não encontrou o que procura. Mesmo assim, é possível testar o que se encaixa melhor pra você se baseando em suas melhores características. Por isso, vem com a gente para descobrir qual o perfil do estudante de Administração e porque ele serve pra você!

Você é daqueles que acha que se não tem planejamento não tem como executar? Prefere organizar tudo antes de fazer alguma coisa? Ou gosta de acompanhar processos e lidar com pessoas? Se suas respostas foram “SIM” então talvez você se encaixe no perfil do estudante de Administração.

O curso de Administração tem como objetivo preparar o profissional para cuidar de recursos e liderar times dentro das empresas. Sendo assim, com uma variedade de empresas por aí, oportunidades de trabalho é que não vão faltar, não é?

Dessa forma, separamos uma listinha para você dar “check” em tudo o que achar a sua cara e, assim, ter certeza que você tem o perfil do estudante de Administração. Bora lá?

1 – Proatividade

O curso de Administração se enquadra no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Por essa razão, é preciso disposição para absorver uma diversidade de áreas e temas que envolvem estes estudos. 

Dentro disso, pensar e agir são duas ações que se enquadram perfeitamente no ato de ser proativo. Saber onde buscar informações e, principalmente, como usá-las a seu favor pode ser um diferencial para o estudante e futuro profissional de Administração.

2 – Organização

Um dos principais itens para quem está na dúvida se deve ou não cursar Administração é ser organizado.

Claro, essa é uma característica que favorece profissionais das mais diversas áreas. No entanto, aqui a organização lhe dá equilíbrio para cuidar da jornada de estudo/trabalho e conciliar os compromissos.

Dar conta das disciplinas e cuidar para não reprovar podem ser itens importantes na hora de se classificar como alguém organizado. Além disso, saber gerir bem o tempo pode te ajudar a aproveitar muito mais as atividades acadêmicas que a sua faculdade oferece. Fica a dica!

3 – Liderança

Na área de Administração, muitos dos cargos oferecidos necessitam de uma capacidade de liderança.

A principal característica de um líder é saber se relacionar com diferentes grupos e, no caso do perfil do estudante de Administração, ter capacidade para fazer pontes entre diversos setores. Além do mais, um aspirante a liderança pode transmitir confiança ainda que seja no ambiente acadêmico.

4 – Gestão de pessoas

Como se aprende no curso de Administração, um ambiente empresarial possui pessoas muito diferentes umas das outras. Dessa forma, se não houver cooperação e integração entre elas, a organização não funciona.

Ainda que seja uma característica muito importante para o aluno e futuro profissional, é possível desenvolver um espírito mais colaborativo através das atividades da faculdade. A sinergia entre o grupo de trabalho pode preparar o aluno para o tão almejado cargo profissional de Administração. 

5 – Gosto por tecnologia

No ambiente corporativo, absorver as novidades da tecnologia não é nenhum tabu. Dessa forma, o profissional que atuar nessa área precisa estar sempre de olho nas tendências.

Fique ligado: para ter um diferencial como estudante de Administração é preciso observar as inovações e tirar delas benefícios competitivos ao negócio em crescimento.

6 – Comunicação assertiva

Uma habilidade muito importante para o estudante de Administração é conseguir se expressar com facilidade e qualidade. Ser comunicativo é conseguir apresentar conceitos, argumentar claramente e poder debater sem ofender.

A comunicação pode trazer confiança para o profissional. No entanto, esse tipo de característica precisa ser praticada desde a faculdade.

7 – Não parar de aprender

Essa característica é mais abrangente, mas se encaixa perfeitamente para o perfil do estudante de Administração, já que a profissão exige ótimo raciocínio e pensamento rápido.

O principal ponto é se manter sempre atualizado, colocar a mão na massa e praticar ao máximo. Explorar novas ideias e fazer networking ainda na faculdade podem ser grandes diferenciais para esta área.

Hora de dar o seu “check”!

Chegou o momento de conferir se você se encaixa no perfil do estudante de Administração. A partir de tudo o que você leu, confira quantos pontos você fez:

1 Sou proativo

2 Sou organizado

3 Tenho perfil de liderança

4 Gosto de lidar com pessoas

5 Gosto de tecnologia

6 Tenho uma comunicação eficiente

7 Gosto de aprender

Se você deu “check” em 5 itens ou mais, não precisa ter dúvidas, você se encaixa no perfil do estudante de Administração!

Agora, o passo mais importante: escolher a faculdade. Bora? 🧐

Deixe um comentário

Veja também