Blog do UNASP

8 dicas para criar uma rotina de estudos fazendo uma faculdade a distância.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Estudar a distância pode ser uma ótima opção para quem não possuí recursos de tempo, e até dinheiro, mas é necessário ter disciplina e proatividade para se dar bem. Estudar por conta própria é uma tarefa recorrente na vida de um aluno EAD. Quer algumas dicas para criar um rotina de estudos? Veja só!

Estudar a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no mundo, até porque o estudo presencial nem sempre é de fácil acesso a todos: as aulas muitas vezes não se encaixam no cotidiano das pessoas, seja pela dificuldade de chegar ao curso, de conciliar aulas, trabalho e vida pessoal etc.

Levando dados como este em consideração, a cada dia surgem oportunidades de estudar a distância com soluções adaptadas aos alunos, para que possam montar sua própria rotina de forma prática e produtiva para terem bons resultados. Estudar a distância oferece flexibilidade e por causa disso muitas pessoas estão tendo resultados positivos. Mas para atingir os objetivos, é preciso organização.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a preparar sua rotina para estudar a distância e melhorar sua concentração e rendimento:

1. Organize seu tempo.

Apesar de ter horários flexíveis, é recomendável estabelecer hora certa para o estudo, criando uma rotina. É bom usar uma agenda para não perder compromissos e manter-se focado.

2. Crie um ambiente.

Se você pretende cumprir a maior parte do cronograma do curso em casa, crie um ambiente de estudo. Essa pode ser a solução para evitar distrações cotidianas. Evite estudar na cama ou assistindo televisão. Escolha um local confortável, bem iluminado e razoavelmente silencioso. Assim, será muito mais fácil manter o foco nas tarefas.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Assine a newsletter do blog.” subtitle=” E receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email! ” newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Persevere.

Estudar por conta própria pode ser desafiador em diversos momentos. Não deixe que a rotina cansativa tire a sua motivação. Interaja sempre com os tutores e trace metas diárias de estudo.

4. Pergunte sempre.

Uma das vantagens da educação à distância é que você pode tirar suas dúvidas sem ficar com receio do que os outros alunos vão pensar de você. Em caso de dúvida, não hesite, recorra ao seu tutor no ambiente online.

5. Não deixe para amanhã.

Deixar os trabalhos para a última hora é uma péssima estratégia nos cursos à distância. Além de ter grandes chances de você produzir um trabalho de menor qualidade, nunca se sabe quando sua internet vai cair ou seu computador vai dar aquela travada. Para não perder o prazo, é melhor se adiantar.

6. Use as novas tecnologias para aprender mais.

Atualmente existe uma série de ferramentas online que nos aproximam do conhecimento. Alguns exemplos são “podcasts”, videocasts, chats, aplicativos mobile, enciclopédias, bancos de dados e dicionários online, fóruns e até mesmo as redes sociais. Use-as para se comunicar com professores e outros estudantes e para encontrar novos materiais e abordagens sobre os temas estudados.

7. Amplie os conhecimentos.

Desperte em você a inquietude pela descoberta de novos conhecimentos e não se limite apenas ao conteúdo das aulas. Consulte fontes complementares para favorecer a expansão dos aprendizados.

8. Recompensa.

Depois de alcançar alguma meta importante, como atingir uma boa nota em uma prova, ou terminar um longo trabalho no prazo definido, dê uma recompensa a si mesmo. Pode ser algumas horas de descanso, uma guloseima que você estava evitando ou até mesmo um presente. Isso ajuda a manter a motivação.

 

Essas dicas são muito úteis para gerenciar o tempo e a qualidade do seu estudo, mas o mais importante depende de você: sua força de vontade e persistência para colocar seus planos em prática, estudar a distância e conquistar o que você deseja.

Bom estudos![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Saiba quais são as melhores técnicas para estudar sozinho em casa.

• 7 maneiras eficazes de revisar os conteúdos das aulas.

• Política: Senado Federal oferece cursos on-line e gratuitos.

• Música: Playlists no Spotify que prometem aumentar a sua concentração durante os estudos.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também