Prestar mais atenção nas ações diárias e estimular sempre o cérebro, são práticas que ajudam no desenvolvimento da concentração e da memória. Se você quer melhorar a sua memória, veja alguns exercícios práticos que podem ajudar.
O cérebro, assim como o corpo, precisa de cuidados especiais e estímulos eficazes para manter-se ativo e saudável. Entretanto, muitas pessoas ainda descuidam e ignoram os cuidados essenciais para o corpo e mente. Muitas vezes esquecemos que com o passar do tempo, o cérebro também vai perdendo a sua capacidade produtiva e, se não for treinado com exercícios, pode acabar falhando, além de acarretar em outras doenças. E você sabia que a memória acaba sendo uma das primeiras funções prejudicadas com a falta de cuidado?
Há diversas formas de aumentar a sua memória, desde de atividades, como jogos, leitura; como também cuidados com a alimentação, além de exercícios e o cuidado com o seu estilo de vida. Tudo precisa estar funcionando bem para conseguir enxergar as melhorias. Quer saber por onde começar? Veja a seguir.
Primeiro mude os seus hábitos
Alimentação
De acordo com especialistas, uma das razões pelas quais a nossa memória falha é porque os radicais livres desgastam o nosso DNA e a nossa estrutura celular, o que resulta na oxidação do cérebro. Ou seja, para evitar que isso aconteça, alimentos ótimos para a memória como frutas e verduras podem ajudar.
Exercício físico
Além da alimentação, outra grande aliada para a memória é a prática de atividades físicas. Dessa forma, movimentar-se colabora para a oxigenação do cérebro e ajuda a mantê-lo ativo. Alinhado à atividade de lazer como hobbies – culinária, artesanato e música, oxigenação pode ser ainda mais eficaz.
Rotina pela manhã
Se você acha que uma rotina não ajuda o cérebro, então, precisa rever isso. Criar rotinas e hábitos também desenvolvem a memória. Ou seja, ao invés de levantar da cama às pressas e não saber o que está fazendo, que tal estabelecer uma rotina para as suas manhãs? Logo, quanto mais entrelaçados estão os hábitos com a rotina, mais difícil esquecê-los.
Sono na medida certa
Não dá pra comprometer o descanso diário porque essa atitude pode prejudicar e muito o raciocínio, a atenção, o foco e a memória consequentemente. Por isso, dormir bem está paralelamente ligada ao desenvolvimento do cérebro e também influi na qualidade da memória.
6 exercícios para desenvolver a sua memória
1 – Riscar e rabiscar
Segundo pesquisadores, pessoas que riscam e rabiscam papéis e anotações, estão mais propensas a lembrar de aulas, diálogos, palestras e reuniões. Portanto, esse pode ser um bom exercício enquanto estão expondo algum assunto que você precisa prestar atenção, porque através dos elementos visuais do rabisco fica mais fácil memorizar.
2 – Games eletrônicos de memória
Além do diversão, claro que os jogos de memória eletrônicos trazem muitos benefícios, como o desenvolvimento do raciocínio rápido, e da memória fotográfica. Aplicativos e games ajudam a desenvolver ainda mais o cérebro. Aproveite o trânsito ou tempo livre para se dedicar a eles.
3 – Decorando objetos e cenas
Quer fortalecer a memória? Então, comece a decorar. Isso mesmo! Você pode fazer isso em qualquer lugar e ambiente. Ou seja, observe por alguns segundos uma sala, uma vitrine ou até uma loja e em seguida tente se lembrar dos detalhes e disposição dos móveis e objetos, bem como as cores e formas. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da memória fotográfica e da capacidade para decorar.
4 – Revistinhas
As famosas revistinhas das bancas de jornal são muito úteis quando o assunto é exercício para memória. Sendo assim, leituras, jogos e passatempos que exercitam o cérebro exigindo um momento de foco e raciocínio, como palavras cruzadas, quebra-cabeças e caça-palavras, são incríveis para isso.
5 – Brincadeiras de concentração
Os jogos ou brincadeiras de concentração são exercícios muito eficazes para fortalecer a memória. Certamente você já brincou com algum quando era criança ou ainda é fã desses jogos. Os mais famosos são os jogos de quebra-cabeça e jogo da memória porque colocam o cérebro pra funcionar. Dessa forma, brincar com esses jogos, assim como os de tabuleiros, são atividades que ajudam na concentração e aprimoramento da memória.
Outros exemplos de jogos são o sudoku, dominó e dama. Logo, com o tempo, você ganhará habilidade em memorizar peças, cores, formas, regras, localização e muito mais.
6 – Trocando as estratégias
Esse é um exercício pessoal. Então, se você está interessado em maneiras mais práticas e rápidas para impulsionar e desenvolver melhor sua memória, pense nessas possibilidades:
Crie metas de desafios: memorizar é lembrar do que é importante. Portanto, tente se desafiar todos os dias e ativamente se empenhar em memorizar informações que necessita. Tente ler e ir decorando as informações, por exemplo. Esqueça apenas ler passivamente.
Tempo ao tempo: Após o desafio, não volte leitura por um tempo e sim, foque nos seus pensamentos e tente lembrar de tudo o que leu, antes de reler ou visitar o material.
Fale com você mesmo: falar com você mesmo é um simples e eficaz ato de descrever um evento que precisa lembrar. Essa ação ajuda a fixá-lo na memória.Mude a rota: Numa leitura, por exemplo, às vezes pode ser mais benéfico misturar e fazer um rodízio dos assuntos, em vez de estudá-los em bloco.
Até a próxima!