Aprenda a criar e montar um bom planejamento e cronograma de estudos para o Enem, levando em consideração os temas cobrados na avaliação.
Para alcançar um bom resultado no Enem é preciso estudar bastante e organizar a rotina para focar no estudos. Por isso que montar um planejamento de estudos eficiente é muito importante. Afinal, quanto mais organizada for a sua rotina e houver foco nos estudos, mais fácil será atingir metas e aprender.
Bem, não é segredo nenhum que muitas pessoas deixam para estudar em cima da hora. No entanto, essa prática não é das melhores. Afinal, para se sair bem em provas é preciso meses de dedicação e estudos. Não é de uma hora para a outra que se aprende e retêm conteúdos.
Portanto, é preciso organizar-se e estipular metas. Ao criar um planejamento de estudos logo no início do ano você poderá garantir mais tempo de estudos e consequentemente terá um melhor preparo.
Por isso, pensando em te ajudar, preparamos algumas dicas que irão te ajudar no planejamento. Veja só!
Planejamento de estudos para o Enem
Elaborando um guia de estudos
Primeiramente você precisa escrever uma lista de todos os tópicos, conteúdos e conceitos que precisam ser estudados. Além disso, antes de começar a estudar de fato, leia a lista novamente e a refaça, se necessário.
A partir daí sugerimos que você estude os temas a seguir.
Português
Acentuação Gráfica: regras gerais
Pontuação: período simples e composto
Fonologia e Fonética
Concordância verbal
Vozes verbais
Tipos de sujeito e predicado
Adjuntos x complementos
Obj. ind. x complem. nominal x agente da passiva
Reforma Ortográfica: novas regras
Aposto x vocativo
Objeto direto x objeto indireto
Regência Verbal e Nominal
Crase
Matemática
Porcentagem
Medidas de tendência central: moda, média e mediana
Medidas de dispersão: desvio padrão, desvio médio e variância
Razão e Proporção
Função afim: gráfico, coeficientes e raiz
Ângulos, paralelas e transversais
Teorema de Tales e semelhança de triângulos
Polígonos
Geometria plana: exercícios resolvidos
História
Organização sócio-econômica
Homem na América
Egito Antigo
Mesopotâmia
Fenícios e Persas
Revolução Industrial
Iluminismo
Revolução Francesa
Era Napoleônica e o Congresso de Viena
Independência da América Espanhola
1ª Guerra Mundial
Crise de 1929
Nazifascismo
2ª Guerra Mundial
Brasil dos Anos Dourados
Antecedentes do golpe de 1964
Características Gerais
Geografia
Estrutura Interna da Terra
Deriva Continental e Placas Tectônicas
Rochas
Geologia do Brasil
Relevo do Brasil
Solos
Poluição Atmosférica
Atividade humana e impactos ambientais
Urbanização
Problemas sociais urbanos
Globalização
Blocos econômicos
Conceitos e taxas demográficas
Estrutura Populacional e IDH
Migrações
População Brasileira – Estrutura Populacional e Indicadores Socioeconômicos
Criando um cronograma
Após separar os conteúdos a serem estudos chega o momento de decidir o que e quando estudar. Evite estudar somente as matérias que você tem mais dificuldade. Lembre-se, é preciso estudar a todos os conteúdos exigidos.
Além disso, uma boa dica é revisar os conteúdos que foram estudados no dia anterior, ao menos por 30 minutos antes de começar o novo dia, realizando também exercícios para fixar as informações na mente.
Portanto, procure ter equilíbrio e estabeleça um cronograma de estudos que seja eficaz e de acordo com a sua realidade. Dessa forma, coloque os horários de cada matéria que vai estudar durante o dia e tente sempre deixar um período reservado para isso.
Outra ponto importante: evite ficar muitas horas no mesmo assunto e na mesma disciplina, uma vez que é cansativo e improdutivo.
Sendo assim, crie o seu cronograma alternando matérias e assuntos que você gosta com aqueles que você menos gosta, mas que são necessários.
Lembre-se, também, que laborar uma rotina de semanas e meses de estudo é o caminho para o sucesso.
Descanso e pausas
Durante o estudo é muito importante dar algumas pequenas pausas para o descanso. Entretanto, quando se trata de vestibulares como o Enem, muitos candidatos sacrificam horas de sono, estudando até tarde da noite e sem intervalos. O que não é saudável e recomendável.
Portanto, para que as horas de estudos sejam produtivas, é preciso estar com a mente relaxada e seguir, de fato, o cronograma. Respeitando o seu corpo, cansaço e cuidando da sua saúde.
Você sabia que ficar estudando mais do que deveria, sacrificando bons hábitos, como o sono e o esporte, sobrecarrega o cérebro e prejudica a produtividade?
Além disso, o excesso de estudos causa nervosismo e ansiedade, o que reflete de forma negativa na hora das provas.
Portanto, quando for estudar, inclua uma pausa de 10-15 minutos a cada 45-50 minutos, por exemplo. Esse tempo serve para esticar as pernas, ir ao banheiro, beber água e dar uma pausa para a mente.
E para estimular a memória e o raciocínio, respeite o tempo de sono durante a noite. Durma de 6 a 8 horas por dia, a partir das 22h da noite.
Dúvidas sem esclarecimentos? Jamais!
Ninguém sabe de tudo e isso é normal. Por isso, não se cobre por não saber, por enquanto, sobre algum assunto. Todos sabemos que os vestibulares e Enem, possuem um grau de dificuldade elevado.
Então, se há algum assunto que você não entende ou domina, não deixe-o de lado. Quando houver dúvidas e dificuldade, peça ajuda aos professores, colegas ou participe de grupos de estudos.
Realizando auto-avaliações
Faça provas antigas do Enem, isso irá te ajudar a estudar e praticar. Muitas delas estão disponíveis na internet. Procure por simulados ou refaça as provas antigas da escola.
Estudar através de provas irá te ajuda a entender melhor como funciona o Enem. Além disso, também ajuda a assimilar os conteúdos exigidos e a identificar o que precisa ser melhorado.
Depois disso, você pode checar os acertos sozinhos, se forem provas antigas e que tenham cartões resposta, ou peça ajuda para um professor.
Bons estudos e até a próxima!