O Fies, para o segundo semestre de 2020, abrirá as inscrições. Confira o cronograma, regras e entenda melhor sobre o programa de financiamento.
O Fundo de Financiamento Estudantil, do Ministério da Educação, é um programa de financiamento destinado aos estudantes de graduação de instituições privadas. Através do Fies os estudantes que não podem arcar com os custos da sua formação ingressam em cursos superiores, contando com o auxílio financeiro do governo.
O Fies é dividido em modalidades, possibilitando, em alguns casos, juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Para não confundir o Fies é um programa de financiamento, portanto haverá a necessidade de pagar o valor dos custos de estudos. No entanto, esse pagamento é feito de forma facilitada e com benefícios.
De regra geral, durante o curso o estudante financiado deve pagar mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada.
Dessa forma, após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda. E em casos onde o estudante não possui uma renda, será cobrado apenas o pagamento mínimo.
Unasp e Fies
Aqui no Unasp o Fies é válido para os cursos de acordo com o edital das vagas disponíveis em termo aditivo. Tanto para os cursos de bacharelado como também para os de licenciatura.
Portanto, se você está preocupado(a) em como pagar o seu curso, o Fies é um dos melhores meios para conseguir conquistar o seu sonho de uma forma segura. Afinal, sabemos que lidar com dinheiro pode ser uma dor de cabeça. No entanto, com o Fies o processo pode ser bem menos complicado.
Então, anota aí: no Unasp o Fies vale! Faça o seu financiamento e venha estudar em uma das melhores instituições do Brasil, de acordo com a avaliação do Mec.
Como fazer a inscrição para o Fies
O processo de inscrição no Fies é fácil. O passo a passo você pode conferir no tutorial abaixo. É só dar play!
Ah, é importante lembrar que esse programa abre vagas duas vezes por ano. Uma no primeiro semestre e outra no início do segundo. Portanto, estamos indo para a segunda e última, abertura de vagas de 2020. Não perca tempo, a chance é agora!
Cronograma Fies 2020
Confira as datas do calendário do programa de financiamento.
15 a 17 de julho de 2020 – Complementação da inscrição postergada
Complementação da inscrição postergada para o segundo semestre de 2020.
21 a 24 de julho 2020 – Inscrições
Período de inscrições para o Fies.
28 de julho de 2020 – Resultado Fies
Caso você tenha sido pré-selecionado(a), complemente sua inscrição no período de 28 a 30 de julho.
28 a 30 de julho de 2020 – Complementação das informações da inscrição
Complementação das informações da inscrição para candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies.
28 de julho a 31 de agosto de 2020 – Lista de espera
Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição em até 3 (três) dias úteis.
Quem pode se inscrever no Fies?
Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.
Certifique–se que você cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no Edital do processo seletivo vigente.
Existe uma renda mínima para participar do Fies?
O candidato ou o grupo familiar deverá comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual ou superior a um salário mínimo nacional vigente.
Caso o candidato ou grupo familiar apresente renda familiar bruta mensal, por pessoa, inferior a um salário mínimo ou que a renda mensal bruta exceda os 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar não poderá realizar a inscrição para o processo seletivo do Fies.
Bolsista Prouni pode participar do Fies?
O bolsista parcial do Prouni poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no Edital do processo seletivo vigente.
É vedado ao bolsista parcial do Prouni usufruir simultaneamente, em cursos ou instituições de ensino diferentes, a bolsa concedida pelo Prouni e o financiamento concedido no âmbito do Fies. No caso do bolsista integral do Prouni, só poderá obter o Fies, caso tenha a bolsa encerrada.