Tem dias que bate aquela bad, né? Quando isso acontece a melhor coisa a se fazer é pegar leve consigo mesmo e aproveitar para fazer algo que você gosta. Como por exemplo, assistir filmes!
Nem sempre é fácil lidar com tantas informações e compromissos. Organizar a rotina, ter bom rendimento nos estudos, entregar resultados no trabalho, se relacionar bem com família e amigos. Muitas vezes nos sentimentos esgotados, né? E esse é só o princípio de uma lista que parece interminável. Em meio a isso, encontrar equilíbrio emocional é um desafio. Mas, calma! Existem muitos fatores que influenciam no humor, como o conteúdo e informações que você consome. E você sabia que consumir materiais de entretenimento, como filmes, pode ajudar diretamente no seu bem-estar emocional?
Seja filmes, sérios ou livros, as escolhas quanto ao que se quer ver ou ouvir estão relacionadas ao estado de espírito. Nesse processo, as decisões precisam ser tomadas de forma que seu bem-estar esteja em primeiro lugar. A psicóloga Natila Thomaz esclarece que “todo tipo de informação que temos acesso reflete diretamente no nosso dia a dia, nos pensamentos e no humor”.
Entre o medo, indignação, felicidade, euforia, empatia e outros sentimentos que mudam com muita velocidade, em especial em 2020, a busca por aprender a entender essas mudanças se tornou necessária.
Por conta disso, Natila pondera que “ao absorver conteúdos ruins, é possível a pessoa passe a olhar o mundo de maneira negativa, podendo ficar triste, preocupada, aflita e ansiosa e desencadear depressão ou ansiedade, por exemplo”. Por outro lado, “boas notícias proporcionam o sentimento de alegria, otimismo, tranquilidade e realização”, finaliza.
Agora que você entendeu como é importante nutrir sua mente com conteúdos positivos, pega a pipoca, porque a lista de filmes fofos e felizes já está pronta, é só dar o play!
5 filmes que vão te ajudar a sorrir
Patch Adams – o amor é contagioso (1998)
O filme conta a história de Hunter “Patch” Adams (Robin Williams) que decide se tornar médico para atender com diálogo e humanização aos seus pacientes. Essa atitude é motivada pela percepção que tem quando, após uma tentativa de suicídio, ele decide se internar em um hospital psiquiátrico. Desanimado com a falta de atenção e cuidado,
Patch entende que pode ser diferente. É um filme para aquecer o coração e te fazer aprender lições preciosas.
Questão de tempo (2013)
Para quem curte romance, essa é uma ótima indicação. Enquanto Tim (Domhnall Gleeson) busca encontrar o amor descobre que tem o poder de viajar no tempo, herdado da sua família paterna. Entre as viagens, o personagem percebe que mudar o passado, pode trazer consequências desastrosas. Suas escolhas, idas e vindas, constroem uma trama leve e descontraída.
Um senhor estagiário (2015)
Ben, interpretado com Robert De Niro, é um executivo aposentado e viúvo. Com a ideia de reencontrar propósito de vida, ele decide participar de um programa de estágios para a terceira idade ofertado por uma startup no comando de Jules, interpretada por Anne Hathaway. O filme é construído com debates entre gerações, mulheres na liderança e outras problemáticas. Uma história para rir e se emocionar!
O rei do show (2017)
Com uma vida difícil, o personagem Phineas Taylor Barnum (Hugh Jackman) desde criança enfrenta um cenário sem regalias. Isso muda quando, após o banco em que trabalhava falir, ele decide investir em um museu com experiências extraordinárias que finalmente se torna um espetáculo com personalidades excêntricas. O filme mistura drama e música com maestria para te deixar impressionado.
Toy Story 4 (2019)
A franquia que parecia ter acabado no terceiro filme, conseguiu retomar a história de Woody, Buzz e seus amigos. No novo cenário, o cowboy perdeu seu espaço de brinquedo preferido, mas isso não impede suas aventuras para fazer uma criança feliz. Em sua nova jornada, ele e os outros companheiros lutam para convencer o Garfinho, novo brinquedo, que ele precisa ficar na vida de Bonnie.
Gostou das dicas? Que bom que você chegou aqui. Até a próxima!