Blog do UNASP

Filmes brasileiros que podem ajudar no vestibular

Na hora de fazer o vestibular, toda referência é válida. Assim, você que está se preparando, precisa aproveitar para buscar ideias em todos os lugares, inclusive em filmes e séries. Desta forma, você irá descobrir que o cinema brasileiro é rico de materiais para você conhecer. 

Há uma lista enorme de filmes brasileiros que retratam histórias reais ou obras literárias, com isso é possível associar cenas com temas e questões da prova. Do mesmo modo, é sempre um alívio ler uma questão de história e lembrar do enredo de um longa.  

Por isso, trouxemos títulos que podem ser bem úteis para os seus estudos ou descanso. Então pegue a sua pipoca e aproveite o final de semana para estudar.

Vamos ao catálogo de filmes

Vidas Secas 

Produzido em 1964, o filme é baseado na obra de Graciliano Ramos, dirigido por Nelson Pereira e inspirado nas secas nordestinas. 

É uma obra impactante contando a história de Fabiano, Sinhá Vitória, os dois filhos e a cadela Baleia, uma família que luta pela sobrevivência e pelo pouco de esperança que ainda resta. É para se emocionar até com a atuação do cachorro. 

O Dia que Durou 21 anos 

Dirigido por Camilo Tavares, esse documentário observa o papel do governo dos Estados Unidos durante o Golpe de Estado no Brasil em 1964. 

O documentário foi produzido em 2012 e surpreende na estética. Sobretudo, com um tema político, ele explica sobre o envolvimento de órgãos norte-americanos, como a CIA, para tirar o presidente João Goulart e iniciar uma época que durou 21 anos. É uma aula de história completa.

Que horas ela volta? 

Filme dirigido e roteirizado por Anna Muylaert (2015), retrata a divisão social entre as famílias brasileiras com a história da empregada Val e sua filha Jéssica. 

Val trabalha para uma família mais rica e mora com eles em São Paulo por 13 anos, até que Jéssica viaja para a mesma cidade para fazer um vestibular e se acomoda na casa, sendo muito bem recebida. No entanto, o problema aparece quando a filha de Val começa a se desentender com os patrões e não aceitar algumas regras. Portanto, lembre-se desse filme durante sua redação!

É um catálogo de filmes sem fim?

Como dito anteriormente, a lista é grande. Ainda temos Eles Não Usam Black-tie (1981), Central do Brasil (1998), O Auto da Compadecida (2000) e muitos outros para analisar. 

Sugerimos que você aproveite o tempo livre para consumir mais filmes brasileiros e divirta-se durante o processo de estudos. Mesmo que muitos deles sejam dramáticos ou tristes, valem muito a pena e irão fazer a diferença no seu vestibular. Boa sorte!

Deixe um comentário

Veja também