Blog do UNASP

7 dicas práticas para você manter o foco nos estudos

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Bóra focar nos estudos? Veja algumas dicas para você ter foco e render muito mais nas atividades escolares.

Você é daquelas pessoas que tenta, mas que infelizmente não consegue manter o foco nos estudos, e acaba se prejudicando por conta disso? Fique tranquilo(a), há maneiras bem práticas de melhorar o foco e cair de cara nos estudos, no melhor sentido. Para atingir esse objetivo é preciso adotar algumas estratégias. Pensando nisso separamos 7 maneiras para você conseguir manter o foco nos estudos e conseguir mandar bem nas matérias.

1. Se desligue de tudo

Na hora de estudar, desligue o telefone, a televisão e outras formas de distrações. Procure um espaço calmo, silencioso e que tenha todos os materiais que você vai precisar. Não importa se é no quarto, na sala ou até mesmo em uma biblioteca: os ambientes silenciosos são os mais propícios para estudar.

2. Faça o caminho inverso

Muitas vezes, o estudante gosta de uma disciplina e passa horas estudando a teoria, sem praticar exercícios. O ideal é resolver as questões, verificar o erro e depois consultar a teoria. Você sabia que uma das maneiras mais eficazes de praticar o que foi estudado é fazendo simulados? Tente aplicar provas e exercícios para si mesmo(a).

3. Desenvolva a cultura do estudo

Para melhorar o foco estudar deve ser um hábito. Com horários fixos, de preferência. Anote em uma agenda o seu plano de estudos e tudo o que fez ao longo do dia. Em poucas semanas, você saberá o que funciona ou não com a sua rotina. Se auto questione sobre em quais horários você é mais produtivo, assim como os dias em que está mais cansado. Sabendo disso você poderá estabelecer horários e dias para focar totalmente nos estudos.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

4. Lembrem-se de ter uma pausa para relaxar

Estudar por horas a fio sem pausa para o descanso é um erro. Seu cérebro ficará estressado e as informações estudadas não serão gravadas corretamente.

Não conseguimos manter o foco máximo por muito tempo. Sendo assim, pequenas pausas a cada 20, 30 minutos são importantes. Você pode beber uma água (que deve estar próxima), se alongar, e voltar a se concentrar. Porém, lembre-se de não perder muito tempo nessas pausas, aí o efeito será o contrário.

5. Escreva à mão ao invés de digitar

Se você quer ter sucesso e conseguir manter o foco nos estudos é interessante escrever à mão ao invés de digitar no computador. Escrever à mão nos ajuda a focar no essencial e reter conceitos com mais facilidade. Isso significa que nem sempre o jeito mais fácil é o que traz os melhores resultados para o seu aprendizado.

Então, quando você for passar a matéria a limpo opte pela velha e clássica caneta e não pelas teclas do notebook ou computador. Pode ter certeza que o seu foco será maior e os resultados extremamente recompensadores.

6. Pratique atividades esportivas

O esporte é uma ótima maneira de descarregar a tensão que toma conta da gente. Muitas pessoas, inclusive, só conseguem relaxar gastando energia. Inclua atividades físicas na sua rotina para poder dar uma tempo das tarefas. O efeito é o mesmo para quem prefere algo mais leve, como meditar, passear com animais de estimação ou curtir junto com a família e amigos. Veja aqui 7 aplicativos que podem te ajudar a praticar mais atividades físicas.

7. Evite atividades que atrapalhem o seu sono

Ter uma boa noite de sono é fundamental para quem precisa focar nos estudos. Afinal, o cérebro também precisa desligar e relaxar. Por mais que seja tentador dormir tarde é sempre uma boa opção optar dormir cedo. Evite ficar a madrugada toda assistindo TV ou navegando na internet. Essas atividades atrapalham não só o sono, como os estudos no dia seguinte.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Música: Playlists no Spotify que prometem aumentar a sua concentração durante os estudos.

• Descubra como potencializar seus estudos em 8 passos simples.

• 5 livros para turbinar seus estudos e acelerar o aprendizado.

• Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também